Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vazquez, Ana Claudia Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ruas, Roberto Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129116
Resumo: O propósito do estudo foi investigar a percepção de alunos de MBA acerca do processo de aprendizagem gerencial. Foi realizado um trabalho de natureza exploratória e qualitativa com 160 alunos de 6 programas de MBA no Brasil, no período de 2004 a 2008. Os dados foram coletados através de questionário aplicado em atividades de grupo, o qual foi construído com objetivo de conduzir os participantes a identificarem conteúdos e experiências de aprendizagem associados ao desenvolvimento de capacidades e competências. Foi discutida a indicação de uma miríade de tecnologias pedagógicas para educadores sem que fossem considerados os conhecimentos valorizados como importantes pelos alunos. Três aspectos foram identificados como os mais relevantes na experiência de aprendizagem dos alunos de MBA: (a) abertura para explorar novos modos de interpretar o mundo; (b) desenvolvimento de capacidades específicas; e (c) desenvolvimento de competência relacional. A principal contribuição deste artigo é elucidar o engajamento ativo dos alunos nas oportunidades de aprendizagem criadas pelos educadores de MBA e os resultados alcançados no desenvolvimento de capacidades e competências. Com base nas evidências, argumenta-se que o planejamento pedagógico elaborado por educadores deve considerar os alunos de MBA como protagonistas do processo de aprendizagem gerencial.
id UFRGS-2_67fd95e00fda0172af24b66d8b9521ac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129116
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vazquez, Ana Claudia SouzaRuas, Roberto Lima2015-11-09T16:26:02Z20121415-6555http://hdl.handle.net/10183/129116000873498O propósito do estudo foi investigar a percepção de alunos de MBA acerca do processo de aprendizagem gerencial. Foi realizado um trabalho de natureza exploratória e qualitativa com 160 alunos de 6 programas de MBA no Brasil, no período de 2004 a 2008. Os dados foram coletados através de questionário aplicado em atividades de grupo, o qual foi construído com objetivo de conduzir os participantes a identificarem conteúdos e experiências de aprendizagem associados ao desenvolvimento de capacidades e competências. Foi discutida a indicação de uma miríade de tecnologias pedagógicas para educadores sem que fossem considerados os conhecimentos valorizados como importantes pelos alunos. Três aspectos foram identificados como os mais relevantes na experiência de aprendizagem dos alunos de MBA: (a) abertura para explorar novos modos de interpretar o mundo; (b) desenvolvimento de capacidades específicas; e (c) desenvolvimento de competência relacional. A principal contribuição deste artigo é elucidar o engajamento ativo dos alunos nas oportunidades de aprendizagem criadas pelos educadores de MBA e os resultados alcançados no desenvolvimento de capacidades e competências. Com base nas evidências, argumenta-se que o planejamento pedagógico elaborado por educadores deve considerar os alunos de MBA como protagonistas do processo de aprendizagem gerencial.This paper explores MBA students’ perceptions about their learning process and the outcomes of development of capabilities and competences. A qualitative exploratory study was conducted between 2004 and 2008 with 160 students enrolled in 6 different MBA programs in Brazil. The data were collected at group activities using a questionnaire to lead the participants to identify the contents and experiences from their MBA’s that were associated with the development of capabilities and competences relevant to practice. Examining the current literature and its indications of a myriad of pedagogical approaches, we discuss the MBA educators’ pedagogical planning for developing capacities and competences without considering which knowledge is valued as relevant by students. Our results identified three aspects as the most relevant in MBA students’ learning experiences: (a) openness to exploit new ways of interpreting the world; (b) development of specific capabilities; and (c) development of relational competence. The main contribution of our study is to highlight the students’ active engagement in the learning opportunities created by MBA educators and their outcomes. Based on the evidence, we argue that the pedagogical planning developed by educators should consider MBA students as the protagonist of their management education process.application/pdfengRevista de Administracao Contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 16, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 308-326CompetênciasMBA : Master in Business AdministrationAprendizagemGerênciaCompetenceMBAManagement learningManagement educationExecutive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873498.pdf000873498.pdfTexto completo (inglês)application/pdf334951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/1/000873498.pdfc022bfa5befa3b78f15675847f684527MD51TEXT000873498.pdf.txt000873498.pdf.txtExtracted Texttext/plain69875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/2/000873498.pdf.txte80efd16c781dccac8532d5b050d2c23MD52THUMBNAIL000873498.pdf.jpg000873498.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/3/000873498.pdf.jpg77816cfd7619e5f135372fbea34c30b2MD5310183/1291162018-10-24 09:12:51.527oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129116Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?
title Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?
spellingShingle Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?
Vazquez, Ana Claudia Souza
Competências
MBA : Master in Business Administration
Aprendizagem
Gerência
Competence
MBA
Management learning
Management education
title_short Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?
title_full Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?
title_fullStr Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?
title_full_unstemmed Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?
title_sort Executive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?
author Vazquez, Ana Claudia Souza
author_facet Vazquez, Ana Claudia Souza
Ruas, Roberto Lima
author_role author
author2 Ruas, Roberto Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vazquez, Ana Claudia Souza
Ruas, Roberto Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
MBA : Master in Business Administration
Aprendizagem
Gerência
topic Competências
MBA : Master in Business Administration
Aprendizagem
Gerência
Competence
MBA
Management learning
Management education
dc.subject.eng.fl_str_mv Competence
MBA
Management learning
Management education
description O propósito do estudo foi investigar a percepção de alunos de MBA acerca do processo de aprendizagem gerencial. Foi realizado um trabalho de natureza exploratória e qualitativa com 160 alunos de 6 programas de MBA no Brasil, no período de 2004 a 2008. Os dados foram coletados através de questionário aplicado em atividades de grupo, o qual foi construído com objetivo de conduzir os participantes a identificarem conteúdos e experiências de aprendizagem associados ao desenvolvimento de capacidades e competências. Foi discutida a indicação de uma miríade de tecnologias pedagógicas para educadores sem que fossem considerados os conhecimentos valorizados como importantes pelos alunos. Três aspectos foram identificados como os mais relevantes na experiência de aprendizagem dos alunos de MBA: (a) abertura para explorar novos modos de interpretar o mundo; (b) desenvolvimento de capacidades específicas; e (c) desenvolvimento de competência relacional. A principal contribuição deste artigo é elucidar o engajamento ativo dos alunos nas oportunidades de aprendizagem criadas pelos educadores de MBA e os resultados alcançados no desenvolvimento de capacidades e competências. Com base nas evidências, argumenta-se que o planejamento pedagógico elaborado por educadores deve considerar os alunos de MBA como protagonistas do processo de aprendizagem gerencial.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:26:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129116
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-6555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873498
identifier_str_mv 1415-6555
000873498
url http://hdl.handle.net/10183/129116
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Administracao Contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 16, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 308-326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/1/000873498.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/2/000873498.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129116/3/000873498.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c022bfa5befa3b78f15675847f684527
e80efd16c781dccac8532d5b050d2c23
77816cfd7619e5f135372fbea34c30b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224888337301504