A contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Tania Márcia da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194570
Resumo: Este artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considera-da adequada aos objetivos da investigação.
id UFRGS-2_695b5b8adfabe82bf6956280b6ca2197
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194570
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Becker, Maria Luiza RheingantzRodrigues, Tania Márcia da Cunha2019-05-24T02:36:54Z20181984-1655http://hdl.handle.net/10183/194570001088145Este artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considera-da adequada aos objetivos da investigação.This article questions whether a preschool teacher with years of practice can identify certain thought patterns in children which are present in Jean Piaget’s work even if this teacher has never read, heard or known anything about Ge-netic Epistemology. Based on the current relevance of Piaget’s theory for child-hood education, the article analyzes the relationship between theory and prac-tice in the professional development of preschool teachers. It presents a case study of a teacher who works with children aged 0 to 5 years, which was car-ried out in May 2018 as a pilot study for a master’s thesis. The method used and deemed suitable for the purposes of this research was a semi-structured inter-view based on Jean Piaget’s clinical method. The results show that some obser-vations made by the teacher about the children are in line with Piaget’s contri-butions to the study of child development.application/pdfporSchème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 10, n.2 (ago./dez. 2018), p. 159-187Formação de professoresEducação infantilPiaget, Jean, 1896-1980Genetic epistemologyProfessional development of preschool teachersChild developmentA contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantilThe contribution of Piaget and practical experi-ence : a case study on the formation of the teacher of early childhood educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088145.pdf.txt001088145.pdf.txtExtracted Texttext/plain56043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194570/2/001088145.pdf.txt5755809c77369ba2717b58d506fd7ba5MD52ORIGINAL001088145.pdfTexto completoapplication/pdf206481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194570/1/001088145.pdfa3d6d9c8ad0d99a2c8688762e8b6298aMD5110183/1945702020-10-03 04:11:14.418755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194570Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-03T07:11:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The contribution of Piaget and practical experi-ence : a case study on the formation of the teacher of early childhood education
title A contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantil
spellingShingle A contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantil
Becker, Maria Luiza Rheingantz
Formação de professores
Educação infantil
Piaget, Jean, 1896-1980
Genetic epistemology
Professional development of preschool teachers
Child development
title_short A contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantil
title_full A contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantil
title_fullStr A contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantil
title_full_unstemmed A contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantil
title_sort A contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantil
author Becker, Maria Luiza Rheingantz
author_facet Becker, Maria Luiza Rheingantz
Rodrigues, Tania Márcia da Cunha
author_role author
author2 Rodrigues, Tania Márcia da Cunha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Maria Luiza Rheingantz
Rodrigues, Tania Márcia da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação infantil
Piaget, Jean, 1896-1980
topic Formação de professores
Educação infantil
Piaget, Jean, 1896-1980
Genetic epistemology
Professional development of preschool teachers
Child development
dc.subject.eng.fl_str_mv Genetic epistemology
Professional development of preschool teachers
Child development
description Este artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considera-da adequada aos objetivos da investigação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-24T02:36:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194570
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-1655
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088145
identifier_str_mv 1984-1655
001088145
url http://hdl.handle.net/10183/194570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 10, n.2 (ago./dez. 2018), p. 159-187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194570/2/001088145.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194570/1/001088145.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5755809c77369ba2717b58d506fd7ba5
a3d6d9c8ad0d99a2c8688762e8b6298a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487401865150464