Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saucedo, Marilda Mena Barreto Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117529
Resumo: O presente estudo propõe-se a constatar a relevância do trabalho pedagógico na supremação da curiosidade ingênua do estudante para a curiosidade epistemológica nos projetos de Iniciação Científica do ensino fundamental, na Ação Teórico Metodológica Trajetórias Criativas. O estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa que usou como metodologia a observação direta e entrevistas com duas professoras/orientadoras e quatro estudantes/pesquisadores. O referencial teórico adotado foi a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que assegura que sem curiosidade não existe conhecimento. Constatou-se que a conduta do professor/orientador respaldada na sustentação solidária e na pedagogia da pergunta são fundamentais para que o aluno transpasse o conhecimento ingênuo em direção ao conhecimento epistemológico. As estratégias de ação adotadas pelos professores a partir das reuniões de planejamento conjunto são fundamentais na condução do pensamento do aluno/pesquisador, e também na análise de cada orientando, tanto no desenvolvimento cognitivo e intelectual, quanto no processo de amadurecimento e, portanto pode-se perceber a autoria e a autonomia do adolescente na construção do seu conhecimento.
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