Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117529 |
Resumo: | O presente estudo propõe-se a constatar a relevância do trabalho pedagógico na supremação da curiosidade ingênua do estudante para a curiosidade epistemológica nos projetos de Iniciação Científica do ensino fundamental, na Ação Teórico Metodológica Trajetórias Criativas. O estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa que usou como metodologia a observação direta e entrevistas com duas professoras/orientadoras e quatro estudantes/pesquisadores. O referencial teórico adotado foi a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que assegura que sem curiosidade não existe conhecimento. Constatou-se que a conduta do professor/orientador respaldada na sustentação solidária e na pedagogia da pergunta são fundamentais para que o aluno transpasse o conhecimento ingênuo em direção ao conhecimento epistemológico. As estratégias de ação adotadas pelos professores a partir das reuniões de planejamento conjunto são fundamentais na condução do pensamento do aluno/pesquisador, e também na análise de cada orientando, tanto no desenvolvimento cognitivo e intelectual, quanto no processo de amadurecimento e, portanto pode-se perceber a autoria e a autonomia do adolescente na construção do seu conhecimento. |
id |
UFRGS-2_6a102e69424d2d78fa866b0c13d07ad8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117529 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Saucedo, Marilda Mena Barreto SilvaLacerda, Rosália Procasko2015-06-06T02:00:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/117529000966822O presente estudo propõe-se a constatar a relevância do trabalho pedagógico na supremação da curiosidade ingênua do estudante para a curiosidade epistemológica nos projetos de Iniciação Científica do ensino fundamental, na Ação Teórico Metodológica Trajetórias Criativas. O estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa que usou como metodologia a observação direta e entrevistas com duas professoras/orientadoras e quatro estudantes/pesquisadores. O referencial teórico adotado foi a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que assegura que sem curiosidade não existe conhecimento. Constatou-se que a conduta do professor/orientador respaldada na sustentação solidária e na pedagogia da pergunta são fundamentais para que o aluno transpasse o conhecimento ingênuo em direção ao conhecimento epistemológico. As estratégias de ação adotadas pelos professores a partir das reuniões de planejamento conjunto são fundamentais na condução do pensamento do aluno/pesquisador, e também na análise de cada orientando, tanto no desenvolvimento cognitivo e intelectual, quanto no processo de amadurecimento e, portanto pode-se perceber a autoria e a autonomia do adolescente na construção do seu conhecimento.application/pdfporEducação integralEnsino fundamentalIniciação científicaCuriosidadeAlunoCuriosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966822.pdf000966822.pdfTexto completoapplication/pdf164792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117529/1/000966822.pdfbbb7c09ff1358b8c83b1a9768d07059fMD51TEXT000966822.pdf.txt000966822.pdf.txtExtracted Texttext/plain45567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117529/2/000966822.pdf.txt0335715c7f4e9163095b052715dcefd3MD52THUMBNAIL000966822.pdf.jpg000966822.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117529/3/000966822.pdf.jpgceb04a90c2c6a6ee2a84b195a3e8667dMD5310183/1175292018-10-23 08:34:44.011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117529Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:34:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor |
title |
Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor |
spellingShingle |
Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor Saucedo, Marilda Mena Barreto Silva Educação integral Ensino fundamental Iniciação científica Curiosidade Aluno |
title_short |
Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor |
title_full |
Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor |
title_fullStr |
Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor |
title_full_unstemmed |
Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor |
title_sort |
Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor |
author |
Saucedo, Marilda Mena Barreto Silva |
author_facet |
Saucedo, Marilda Mena Barreto Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saucedo, Marilda Mena Barreto Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lacerda, Rosália Procasko |
contributor_str_mv |
Lacerda, Rosália Procasko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Ensino fundamental Iniciação científica Curiosidade Aluno |
topic |
Educação integral Ensino fundamental Iniciação científica Curiosidade Aluno |
description |
O presente estudo propõe-se a constatar a relevância do trabalho pedagógico na supremação da curiosidade ingênua do estudante para a curiosidade epistemológica nos projetos de Iniciação Científica do ensino fundamental, na Ação Teórico Metodológica Trajetórias Criativas. O estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa que usou como metodologia a observação direta e entrevistas com duas professoras/orientadoras e quatro estudantes/pesquisadores. O referencial teórico adotado foi a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que assegura que sem curiosidade não existe conhecimento. Constatou-se que a conduta do professor/orientador respaldada na sustentação solidária e na pedagogia da pergunta são fundamentais para que o aluno transpasse o conhecimento ingênuo em direção ao conhecimento epistemológico. As estratégias de ação adotadas pelos professores a partir das reuniões de planejamento conjunto são fundamentais na condução do pensamento do aluno/pesquisador, e também na análise de cada orientando, tanto no desenvolvimento cognitivo e intelectual, quanto no processo de amadurecimento e, portanto pode-se perceber a autoria e a autonomia do adolescente na construção do seu conhecimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-06T02:00:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117529 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000966822 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117529 |
identifier_str_mv |
000966822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117529/1/000966822.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117529/2/000966822.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117529/3/000966822.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbb7c09ff1358b8c83b1a9768d07059f 0335715c7f4e9163095b052715dcefd3 ceb04a90c2c6a6ee2a84b195a3e8667d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224486704381952 |