Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102820 |
Resumo: | Utilizar uma ferramenta de apoio e complemento à aprendizagem, em aulas presenciais, é uma estratégia pedagógica para mediar as relações existentes entre professor, aluno e conhecimento. Esta pesquisa visa analisar dados do ponto de vista dos alunos e dos professores, a influência da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio e complemento à aprendizagem em aulas presenciais. Para isso, o objeto de estudo escolhido foi o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ferramenta de ensino que está sendo utilizada com os alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Ivoti, que vem conquistando novos participantes ao longo do ano letivo. Partindo de que a utilização do Moodle no Ensino Fundamental é possível, realizaram-se entrevistas orais e escritas, e observou-se a satisfação dos alunos, no que se trata de conhecimentos sobre as tecnologias digitais. No Moodle, os alunos encontram disponível materiais diversificados e desafios matemáticos que complementam a aprendizagem em sala de aula, despertando o interesse pelo uso das tecnologias. Alunos e professores podem interagir a qualquer hora do dia, mesmo estando ausentes da escola. |
id |
UFRGS-2_6c9279b2d4ffe3cd14d6c4c83588adc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102820 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jacoboski, Rosilaine IsabelMaria, Sandra Andrea Assumpção2014-09-11T02:09:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/102820000920721Utilizar uma ferramenta de apoio e complemento à aprendizagem, em aulas presenciais, é uma estratégia pedagógica para mediar as relações existentes entre professor, aluno e conhecimento. Esta pesquisa visa analisar dados do ponto de vista dos alunos e dos professores, a influência da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio e complemento à aprendizagem em aulas presenciais. Para isso, o objeto de estudo escolhido foi o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ferramenta de ensino que está sendo utilizada com os alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Ivoti, que vem conquistando novos participantes ao longo do ano letivo. Partindo de que a utilização do Moodle no Ensino Fundamental é possível, realizaram-se entrevistas orais e escritas, e observou-se a satisfação dos alunos, no que se trata de conhecimentos sobre as tecnologias digitais. No Moodle, os alunos encontram disponível materiais diversificados e desafios matemáticos que complementam a aprendizagem em sala de aula, despertando o interesse pelo uso das tecnologias. Alunos e professores podem interagir a qualquer hora do dia, mesmo estando ausentes da escola.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ambiente virtualAprendizagemUso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920721.pdf000920721.pdfTexto completoapplication/pdf1835508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/1/000920721.pdfef2bafd24b40a63e7268ccd79ac8a7e5MD51TEXT000920721.pdf.txt000920721.pdf.txtExtracted Texttext/plain80745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/2/000920721.pdf.txt38fded26650ee62c894d2ce6c4bdebaeMD52THUMBNAIL000920721.pdf.jpg000920721.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/3/000920721.pdf.jpg27993b6c2bc3c6b8cf70f7b3467ed7a6MD5310183/1028202018-10-25 09:02:45.343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102820Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital |
title |
Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital |
spellingShingle |
Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital Jacoboski, Rosilaine Isabel Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ambiente virtual Aprendizagem |
title_short |
Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital |
title_full |
Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital |
title_fullStr |
Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital |
title_full_unstemmed |
Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital |
title_sort |
Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital |
author |
Jacoboski, Rosilaine Isabel |
author_facet |
Jacoboski, Rosilaine Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacoboski, Rosilaine Isabel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria, Sandra Andrea Assumpção |
contributor_str_mv |
Maria, Sandra Andrea Assumpção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ambiente virtual Aprendizagem |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ambiente virtual Aprendizagem |
description |
Utilizar uma ferramenta de apoio e complemento à aprendizagem, em aulas presenciais, é uma estratégia pedagógica para mediar as relações existentes entre professor, aluno e conhecimento. Esta pesquisa visa analisar dados do ponto de vista dos alunos e dos professores, a influência da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio e complemento à aprendizagem em aulas presenciais. Para isso, o objeto de estudo escolhido foi o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ferramenta de ensino que está sendo utilizada com os alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Ivoti, que vem conquistando novos participantes ao longo do ano letivo. Partindo de que a utilização do Moodle no Ensino Fundamental é possível, realizaram-se entrevistas orais e escritas, e observou-se a satisfação dos alunos, no que se trata de conhecimentos sobre as tecnologias digitais. No Moodle, os alunos encontram disponível materiais diversificados e desafios matemáticos que complementam a aprendizagem em sala de aula, despertando o interesse pelo uso das tecnologias. Alunos e professores podem interagir a qualquer hora do dia, mesmo estando ausentes da escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102820 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000920721 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102820 |
identifier_str_mv |
000920721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/1/000920721.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/2/000920721.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/3/000920721.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef2bafd24b40a63e7268ccd79ac8a7e5 38fded26650ee62c894d2ce6c4bdebae 27993b6c2bc3c6b8cf70f7b3467ed7a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792789939652395008 |