Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacoboski, Rosilaine Isabel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102820
Resumo: Utilizar uma ferramenta de apoio e complemento à aprendizagem, em aulas presenciais, é uma estratégia pedagógica para mediar as relações existentes entre professor, aluno e conhecimento. Esta pesquisa visa analisar dados do ponto de vista dos alunos e dos professores, a influência da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio e complemento à aprendizagem em aulas presenciais. Para isso, o objeto de estudo escolhido foi o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ferramenta de ensino que está sendo utilizada com os alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Ivoti, que vem conquistando novos participantes ao longo do ano letivo. Partindo de que a utilização do Moodle no Ensino Fundamental é possível, realizaram-se entrevistas orais e escritas, e observou-se a satisfação dos alunos, no que se trata de conhecimentos sobre as tecnologias digitais. No Moodle, os alunos encontram disponível materiais diversificados e desafios matemáticos que complementam a aprendizagem em sala de aula, despertando o interesse pelo uso das tecnologias. Alunos e professores podem interagir a qualquer hora do dia, mesmo estando ausentes da escola.
id UFRGS-2_6c9279b2d4ffe3cd14d6c4c83588adc0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102820
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jacoboski, Rosilaine IsabelMaria, Sandra Andrea Assumpção2014-09-11T02:09:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/102820000920721Utilizar uma ferramenta de apoio e complemento à aprendizagem, em aulas presenciais, é uma estratégia pedagógica para mediar as relações existentes entre professor, aluno e conhecimento. Esta pesquisa visa analisar dados do ponto de vista dos alunos e dos professores, a influência da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio e complemento à aprendizagem em aulas presenciais. Para isso, o objeto de estudo escolhido foi o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ferramenta de ensino que está sendo utilizada com os alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Ivoti, que vem conquistando novos participantes ao longo do ano letivo. Partindo de que a utilização do Moodle no Ensino Fundamental é possível, realizaram-se entrevistas orais e escritas, e observou-se a satisfação dos alunos, no que se trata de conhecimentos sobre as tecnologias digitais. No Moodle, os alunos encontram disponível materiais diversificados e desafios matemáticos que complementam a aprendizagem em sala de aula, despertando o interesse pelo uso das tecnologias. Alunos e professores podem interagir a qualquer hora do dia, mesmo estando ausentes da escola.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ambiente virtualAprendizagemUso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920721.pdf000920721.pdfTexto completoapplication/pdf1835508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/1/000920721.pdfef2bafd24b40a63e7268ccd79ac8a7e5MD51TEXT000920721.pdf.txt000920721.pdf.txtExtracted Texttext/plain80745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/2/000920721.pdf.txt38fded26650ee62c894d2ce6c4bdebaeMD52THUMBNAIL000920721.pdf.jpg000920721.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/3/000920721.pdf.jpg27993b6c2bc3c6b8cf70f7b3467ed7a6MD5310183/1028202018-10-25 09:02:45.343oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102820Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital
title Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital
spellingShingle Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital
Jacoboski, Rosilaine Isabel
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ambiente virtual
Aprendizagem
title_short Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital
title_full Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital
title_fullStr Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital
title_full_unstemmed Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital
title_sort Uso do Moodle como ferramenta de apoio à aprendizagem no contexto da tecnologia digital
author Jacoboski, Rosilaine Isabel
author_facet Jacoboski, Rosilaine Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacoboski, Rosilaine Isabel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria, Sandra Andrea Assumpção
contributor_str_mv Maria, Sandra Andrea Assumpção
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ambiente virtual
Aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ambiente virtual
Aprendizagem
description Utilizar uma ferramenta de apoio e complemento à aprendizagem, em aulas presenciais, é uma estratégia pedagógica para mediar as relações existentes entre professor, aluno e conhecimento. Esta pesquisa visa analisar dados do ponto de vista dos alunos e dos professores, a influência da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem como apoio e complemento à aprendizagem em aulas presenciais. Para isso, o objeto de estudo escolhido foi o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, ferramenta de ensino que está sendo utilizada com os alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Ivoti, que vem conquistando novos participantes ao longo do ano letivo. Partindo de que a utilização do Moodle no Ensino Fundamental é possível, realizaram-se entrevistas orais e escritas, e observou-se a satisfação dos alunos, no que se trata de conhecimentos sobre as tecnologias digitais. No Moodle, os alunos encontram disponível materiais diversificados e desafios matemáticos que complementam a aprendizagem em sala de aula, despertando o interesse pelo uso das tecnologias. Alunos e professores podem interagir a qualquer hora do dia, mesmo estando ausentes da escola.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102820
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000920721
url http://hdl.handle.net/10183/102820
identifier_str_mv 000920721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/1/000920721.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/2/000920721.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102820/3/000920721.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef2bafd24b40a63e7268ccd79ac8a7e5
38fded26650ee62c894d2ce6c4bdebae
27993b6c2bc3c6b8cf70f7b3467ed7a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789939652395008