A Web 2.0 e as tecnologias de informação e comunicação : a construção de blogs no curso especialização em bibliotecas escolares e acessibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Helena Maria Noms
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19077
Resumo: Aborda como se deu o processo de acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) pelos alunos do curso Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA). Faz algumas considerações sobre a sociedade da informação, sua origem e seus desdobramentos. Define as TICs e apresenta-as como uma alternativa para diminuir distâncias e defasagens na educação. Apresenta a competência informacional como uma necessidade para que bibliotecários e educadores entre outros se apropriem das TICs. Mostra a web 2.0 como uma alternativa de um trabalho integrado e eficiente na biblioteca e na escola que desperta a curiosidade e o desejo de interagir dos usuários. Apresenta a biblioteca escolar num contexto educacional e informacional apoiada no Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar que a conceitua a partir de uma idéia de cidadania e de inclusão para todos no processo de ensino-aprendizagem e de acesso à informação e à leitura. Da mesma forma, mostra o Projeto Mobilizador para a biblioteca escolar criado pelo Sistema CFB/CRB voltado para a sociedade em geral com ações direcionadas à formação do cidadão em desenvolvimento no âmbito escolar. Faz algumas considerações sobre o contexto histórico das bibliotecas escolares do Rio Grande do Sul que difere dos demais estados por possuir uma legislação específica para a organização e funcionamento das mesmas com a implantação de um Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE) que prevê uma política de recursos financeiros, de recursos humanos qualificados e de acesso à informação. Aborda o perfil dos profissionais que atuam nas BEs e enfatiza a necessidade de ações que possibilitem atualização destes, principalmente nas questões voltadas às TICs. Também mostra a educação a distância como uma possibilidade de capacitação para estes profissionais. Por fim, apresenta o curso de especialização e faz um recorte para abordar o uso da web 2.0 pelos alunos-bibliotecários e a criação dos blogs e sua repercussão nas bibliotecas onde atuam.
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Apresenta a biblioteca escolar num contexto educacional e informacional apoiada no Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar que a conceitua a partir de uma idéia de cidadania e de inclusão para todos no processo de ensino-aprendizagem e de acesso à informação e à leitura. Da mesma forma, mostra o Projeto Mobilizador para a biblioteca escolar criado pelo Sistema CFB/CRB voltado para a sociedade em geral com ações direcionadas à formação do cidadão em desenvolvimento no âmbito escolar. Faz algumas considerações sobre o contexto histórico das bibliotecas escolares do Rio Grande do Sul que difere dos demais estados por possuir uma legislação específica para a organização e funcionamento das mesmas com a implantação de um Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE) que prevê uma política de recursos financeiros, de recursos humanos qualificados e de acesso à informação. Aborda o perfil dos profissionais que atuam nas BEs e enfatiza a necessidade de ações que possibilitem atualização destes, principalmente nas questões voltadas às TICs. Também mostra a educação a distância como uma possibilidade de capacitação para estes profissionais. Por fim, apresenta o curso de especialização e faz um recorte para abordar o uso da web 2.0 pelos alunos-bibliotecários e a criação dos blogs e sua repercussão nas bibliotecas onde atuam.Covers how was the process of access and use of information and communication technologies (ICTs) by students of the course Specialization in School Libraries and Accessibility (EBEA). Makes some comments on the information society, its origin and its developments. Defines ICT and presents them as an alternative to reduce distances and lags in education. Shows the informational power as a necessity for librarians and educators and others to take ownership of ICTs. Shows the web 2.0 as an alternative to an integrated and efficient work in the library and the school that arouses the curiosity and desire to interact with users. Shows the school library in an educational and informational support in the Manifesto IFLA / UNESCO School Library for the conceptualized from an idea of citizenship and inclusion for all in the teaching-learning process and access to information and reading. Similarly, the Project required to show the school library system created by CFB / CRB returned to society in general with actions directed to the training of citizens in development work in schools. Make some considerations about the historical context of school libraries in Rio Grande do Sul which differs from other states to have specific legislation for the organization and operation thereof with the deployment of a State System of School Libraries (Sebe) provides that a policy of financial resources, skilled human resources and access to information. Addresses the profile of professionals working in the BES and emphasizes the need to update these enabling activities, mainly focused on issues of ICTs. Also shows the distance education as a possibility of training for these professionals. Finally, presents the course of expertise and makes a cut to address the use of Web 2.0 for librarians, students and the creation of blogs and their effect on libraries which work.application/pdfporBiblioteca escolarBlogCompetência informacionalSchool librariesWeb 2.0BlogsA Web 2.0 e as tecnologias de informação e comunicação : a construção de blogs no curso especialização em bibliotecas escolares e acessibilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000717673.pdf.txt000717673.pdf.txtExtracted Texttext/plain145177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19077/2/000717673.pdf.txtf7cae5f85e4f1938379601e319828ab5MD52ORIGINAL000717673.pdf000717673.pdfTexto completoapplication/pdf5088770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19077/1/000717673.pdf1889226e76b6b833796e4dc3c1b0b3b3MD51THUMBNAIL000717673.pdf.jpg000717673.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19077/3/000717673.pdf.jpg9ddbd986cec03f2d8506c11e6685a898MD5310183/190772018-10-08 09:09:57.593oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19077Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:09:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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