A prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Conrado Alencastro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87667
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender a importância do estágio supervisionado na construção de saberes docentes do futuro professor de educação física. Os saberes docentes não se originam apenas da formação inicial de professores, mas de diversos outros lugares, como as experiências de vida, os gostos e preferências e a profissão do indivíduo. Através da metodologia das narrativas onde eram descritas as reuniões quinzenais do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Médio, identificaram-se cinco categorias a partir das quais foram feitas relações com as experiências vividas durante o mesmo. Essas categorias surgiam nas pautas das reuniões oriundas das vivências que ocorriam durante a prática curricular entre os estagiários, alunos da disciplina. As palavras analisadas por mim foram as seguintes: silêncio, caos, comprometimento, protagonismo e teatralidade. Baseado nelas, fiz relações com as experiências oportunizadas pelo aprendizado na ação docente, e pela reflexão da mesma. Assim sendo, o estágio obrigatório produziu saberes singulares em relação às disciplinas e os estágios não curriculares vivenciados por mim, saberes únicos e com enorme individualidade, subjetivados pela minha pessoa.
id UFRGS-2_7157de034a4f6dd21b97351dbe17afdb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87667
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bueno, Conrado AlencastroFonseca, Denise Grosso da2014-02-25T01:53:04Z2013http://hdl.handle.net/10183/87667000911764O presente estudo tem como objetivo compreender a importância do estágio supervisionado na construção de saberes docentes do futuro professor de educação física. Os saberes docentes não se originam apenas da formação inicial de professores, mas de diversos outros lugares, como as experiências de vida, os gostos e preferências e a profissão do indivíduo. Através da metodologia das narrativas onde eram descritas as reuniões quinzenais do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Médio, identificaram-se cinco categorias a partir das quais foram feitas relações com as experiências vividas durante o mesmo. Essas categorias surgiam nas pautas das reuniões oriundas das vivências que ocorriam durante a prática curricular entre os estagiários, alunos da disciplina. As palavras analisadas por mim foram as seguintes: silêncio, caos, comprometimento, protagonismo e teatralidade. Baseado nelas, fiz relações com as experiências oportunizadas pelo aprendizado na ação docente, e pela reflexão da mesma. Assim sendo, o estágio obrigatório produziu saberes singulares em relação às disciplinas e os estágios não curriculares vivenciados por mim, saberes únicos e com enorme individualidade, subjetivados pela minha pessoa.The present study aims to understand the importance of supervised practice in the construction of teacher knowledge of future physical education teacher. The teachers knowledge not only originate from the initial training of teachers, but many other places, such as life experiences, tastes and preferences and the profession of the individual. Through the methodology of the narratives which were described the fortnightly meetings of the Supervised High School, we identified five categories from which were made relations with the experiences in the meantime. These categories appeared on the agendas of coming meetings of experiences that occurred during the curricular practice among trainees, students of the discipline. The words examined by me were: silence, chaos, commitment, leadership, and theatricality. Based on them, did opportunized relations with the experiences of learning in teaching activities, and the reflection of the same. Thus the required stage produced unique knowledge regarding disciplines and stages of non -curricular experienced by me, with great knowledge and unique individuality, subjectified by myself.application/pdfporFormação de professoresPrática pedagógicaEstágio curricularInitial teacher trainingKnowledge teachersSupervisedA prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911764.pdf000911764.pdfTexto completoapplication/pdf132391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87667/1/000911764.pdf350a9d8c0c3d4cc5dab738a5329e6afeMD51TEXT000911764.pdf.txt000911764.pdf.txtExtracted Texttext/plain89927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87667/2/000911764.pdf.txt9ebfb087305c03112368651a3a62460cMD52THUMBNAIL000911764.pdf.jpg000911764.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87667/3/000911764.pdf.jpgced0611e52fc9bf3cc2e39f1788ce72dMD5310183/876672023-02-09 05:56:58.088558oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87667Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-09T07:56:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentes
title A prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentes
spellingShingle A prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentes
Bueno, Conrado Alencastro
Formação de professores
Prática pedagógica
Estágio curricular
Initial teacher training
Knowledge teachers
Supervised
title_short A prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentes
title_full A prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentes
title_fullStr A prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentes
title_full_unstemmed A prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentes
title_sort A prática docente num estágio supervisionado do ensino médio : a relação com os saberes docentes
author Bueno, Conrado Alencastro
author_facet Bueno, Conrado Alencastro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Conrado Alencastro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Prática pedagógica
Estágio curricular
topic Formação de professores
Prática pedagógica
Estágio curricular
Initial teacher training
Knowledge teachers
Supervised
dc.subject.eng.fl_str_mv Initial teacher training
Knowledge teachers
Supervised
description O presente estudo tem como objetivo compreender a importância do estágio supervisionado na construção de saberes docentes do futuro professor de educação física. Os saberes docentes não se originam apenas da formação inicial de professores, mas de diversos outros lugares, como as experiências de vida, os gostos e preferências e a profissão do indivíduo. Através da metodologia das narrativas onde eram descritas as reuniões quinzenais do Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Médio, identificaram-se cinco categorias a partir das quais foram feitas relações com as experiências vividas durante o mesmo. Essas categorias surgiam nas pautas das reuniões oriundas das vivências que ocorriam durante a prática curricular entre os estagiários, alunos da disciplina. As palavras analisadas por mim foram as seguintes: silêncio, caos, comprometimento, protagonismo e teatralidade. Baseado nelas, fiz relações com as experiências oportunizadas pelo aprendizado na ação docente, e pela reflexão da mesma. Assim sendo, o estágio obrigatório produziu saberes singulares em relação às disciplinas e os estágios não curriculares vivenciados por mim, saberes únicos e com enorme individualidade, subjetivados pela minha pessoa.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-25T01:53:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87667
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911764
url http://hdl.handle.net/10183/87667
identifier_str_mv 000911764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87667/1/000911764.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87667/2/000911764.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87667/3/000911764.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 350a9d8c0c3d4cc5dab738a5329e6afe
9ebfb087305c03112368651a3a62460c
ced0611e52fc9bf3cc2e39f1788ce72d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789928942239744