Repercussões do choro dos bebês durante o processo de adaptação à creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uellver, Lindsay Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169483
Resumo: O presente estudo buscou compreender a percepção das mães e dos pais a respeito do choro dos bebês no contexto de adaptação à creche, bem como a percepção das professoras a partir do relato das mães e dos pais. Utilizou-se um delineamento qualitativo e descritivo e a análise temática tornou possível a construção de dois temas: “Repercussões do choro nas mães e nos pais” e “Repercussões do choro nas professoras”. Os resultados apontaram uma preocupação quanto ao choro, considerando-o, às vezes, como uma dificuldade no processo. Contudo, também se fez presente uma escuta sensível do choro por parte de algumas professoras. A discussão fomentada, salientou a naturalidade dessa reação manifestada pela criança durante esse momento, ressaltando-se a importância de se olhar para o choro como uma forma de comunicação. Além disso, é preciso observar outros aspectos ao refletir sobre como que esse momento está sendo sentido pelo bebê, visto que a ausência do choro não garante o bem-estar. Dessa forma, compreende-se que o processo de adaptação contempla a tríade: criança, família e escola. Além disso, o choro pode estar relacionado aos diversos sentimentos vivenciados pelos envolvidos e a partir das relações estabelecidas entre eles.
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