Integração docente-assistencial : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olschowsky, Agnes
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Silva, Graciette Borges da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69663
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas.
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spelling Olschowsky, AgnesSilva, Graciette Borges da2013-03-23T01:43:08Z20000080-6234http://hdl.handle.net/10183/69663000330075O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas.The teaching-welfare integration process (TWI) between the "Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul" and the "Hospital de Clínicas de Porto Alegre" is this work's object of study focusing the actors in it and its concrete historical practice. The intention is that of knowing the dynamics of the process relationships, understanding it is a collective work as the result of historical and social changings. The inter-institutional dychotomy becomes evident as a rule, unleashing an integration issue. The existing TWI is not a concordant one but its integrating power connections must be used as a motive for its action and transformation, defining the making and re/making of new alternatives.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo, SP. Vol. 34, n. 2 (jun. 2000), p. 128-137Integração docente-assistencialTeaching care integrationIntegração docente-assistencial : um estudo de casoTeaching-welfare integration : a case studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000330075.pdf000330075.pdfTexto completoapplication/pdf217684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/1/000330075.pdfb3a69e737cd34a6a3b71921fbccbf335MD51TEXT000330075.pdf.txt000330075.pdf.txtExtracted Texttext/plain45733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/2/000330075.pdf.txteb30bd4606213ba4d666c2adffd67c0bMD52THUMBNAIL000330075.pdf.jpg000330075.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69663/3/000330075.pdf.jpg635e873457c8f48f46fc9a25d88df3f3MD5310183/696632018-10-15 07:57:26.198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:57:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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