A socioeducação e a criminologia crítica : diálogos entre pedagogia e direito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242061 |
Resumo: | O presente estudo objetiva compreender conceitos específicos da área da Pedagogia e da área do Direito, são elas: a socioeducação, no recorte ao atendimento de adolescentes meninas; e a criminologia crítica, respectivamente. A fim de explorar mais a fundo as suas diferentes análises e contextos multifatoriais na sociedade, foram identificados diversos estudos com intuito de promover uma construção concernente ao referido trabalho, para que se possa analisar suas riquezas e complexidades. Logo, a pesquisa tem como metodologia uma análise bibliográfica. Autores como Messerschmidt (1995), Perrot (1996), Baratta (2002), Burgess-Proctor (2006), Batista (2012) foram fundamentais para determinar os entendimentos a respeito da criminologia crítica e feminista na relação com a pedagogia e a educação. Como resultados, uma das principais dimensões identificadas é justamente não tornar o processo da medida socioeducativa unicamente punitivo, mas sim socioeducativo, onde partimos do princípio educacional, tornando assim, as propostas menos repressivas e mais pedagógicas. Portanto, a partir do estudo feito é possível afirmar que há aproximações e contribuições teóricas entre a socioeducação e a criminologia crítica. |
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