Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2009 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/72166 |
Summary: | Este estudo objetiva avaliar a estratégia de utilização de mapas conceituais elaborados com o software CmapTools®, no curso na modalidade a distância denominado Introdução a Anamnese e ao Exame Físico de Enfermagem. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que contou com a participação de 20 estudantes de graduação em enfermagem. Os dados foram obtidos por meio da avaliação dos 11 mapas conceituais elaborados no curso, da avaliação escrita da atividade realizada e das informações obtidas pela técnica de grupo focal. A partir da análise temática, identificou-se que os estudantes demonstraram apropriação dos principais conceitos necessários na elaboração dos mapas conceituais, devendo ainda aperfeiçoar a expressão de reflexões críticas. Os mesmos avaliaram a atividade como positiva por possibilitar a síntese dos temas em estudo e ter aplicações futuras. Constatou-se a importância de desenvolver, com os estudantes de enfermagem, mapas conceituais com o apoio de software. |
id |
UFRGS-2_7523a3585681204b9bb0be9fb4ae7fd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72166 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cogo, Ana Luisa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilva, Ana Paula Scheffer Schell daSpecht, Andréia Martins2013-06-04T01:44:04Z20090104-0707http://hdl.handle.net/10183/72166000746238Este estudo objetiva avaliar a estratégia de utilização de mapas conceituais elaborados com o software CmapTools®, no curso na modalidade a distância denominado Introdução a Anamnese e ao Exame Físico de Enfermagem. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que contou com a participação de 20 estudantes de graduação em enfermagem. Os dados foram obtidos por meio da avaliação dos 11 mapas conceituais elaborados no curso, da avaliação escrita da atividade realizada e das informações obtidas pela técnica de grupo focal. A partir da análise temática, identificou-se que os estudantes demonstraram apropriação dos principais conceitos necessários na elaboração dos mapas conceituais, devendo ainda aperfeiçoar a expressão de reflexões críticas. Os mesmos avaliaram a atividade como positiva por possibilitar a síntese dos temas em estudo e ter aplicações futuras. Constatou-se a importância de desenvolver, com os estudantes de enfermagem, mapas conceituais com o apoio de software.This study aimed at evaluating the strategy of using conceptual maps created with the CmapTools® software in “Introduction to Anamnesis and Physical Exams in Nursing”, a distance-learning course. Twenty individuals participated in this qualitative case study. Data was obtained by means of evaluating 11 conceptual maps created by the students in the course, submitting them to descriptive statistics; through student written evaluations of the activity; and the information obtained by the focus group technique, both submitted to thematic analysis. This study identified that the students demonstrated an approximation to the main concepts needed in map creation, with a need to improve their critical thinking expression. The students evaluated the activity positively, in that it allows for synthesis of the themes being studied and has future applications. Creating conceptual maps together with nursing students by using software support was considered important.El objetivo del presente estudio es evaluar la estrategia de utilización de mapas conceptuales elaborados con el software CmapTools®, en el curso a distancia Introducción a la Anamnesis y al Examen Físico de Enfermería. La investigación, desarrollada con la metodología del estudio de caso cualitativo, contó con la participación de 20 estudiantes de enfermería. Los datos se originaron de la evaluación de los 11 mapas conceptuales elaborados por los alumnos del curso y analizados por medio de la técnica de los grupos focales. A partir del análisis temático se identificó que los alumnos demostraron apropiación de los principales conceptos necesarios para la elaboración de los mapas conceptuales, pero siendo necesario perfeccionar la expresión de reflexiones críticas. Los estudiantes evaluaron positivamente la actividad ya que posibilita la síntesis de los temas estudiados y permite aplicaciones futuras. Se pudo constatar la importancia de desarrollar, con los estudiantes de enfermería, mapas conceptuales utilizando software.application/pdfporTexto & contexto enfermagem. Florianópolis. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2009), p. 482-488Educação em enfermagemTecnologia educacionalMapa conceitualNursingEducation, nursingEducation, distanceEducational technologyLearningEnfermeríaEducación en enfermeríaEducación a distanciaAprendizajeAvaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de softwareEvaluation of concept maps developed by nursing students with software support Evaluación de mapas conceptuales elaborados por estudiantes de enfermería con el apoyo de software info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000746238.pdf.txt000746238.pdf.txtExtracted Texttext/plain32044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/2/000746238.pdf.txt6521626c25707e65076047e87cdd68ceMD52ORIGINAL000746238.pdf000746238.pdfTexto completoapplication/pdf180320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/1/000746238.pdfbc7e32954e0c9a33b35fde5ae923937dMD51THUMBNAIL000746238.pdf.jpg000746238.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/3/000746238.pdf.jpgeab7f3116c632ad660db74c189e8dd56MD5310183/721662018-10-18 09:12:38.696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:12:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evaluation of concept maps developed by nursing students with software support |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Evaluación de mapas conceptuales elaborados por estudiantes de enfermería con el apoyo de software |
title |
Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software |
spellingShingle |
Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software Cogo, Ana Luisa Petersen Educação em enfermagem Tecnologia educacional Mapa conceitual Nursing Education, nursing Education, distance Educational technology Learning Enfermería Educación en enfermería Educación a distancia Aprendizaje |
title_short |
Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software |
title_full |
Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software |
title_fullStr |
Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software |
title_full_unstemmed |
Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software |
title_sort |
Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software |
author |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
author_facet |
Cogo, Ana Luisa Petersen Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Specht, Andréia Martins |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Specht, Andréia Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cogo, Ana Luisa Petersen Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Specht, Andréia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Tecnologia educacional Mapa conceitual |
topic |
Educação em enfermagem Tecnologia educacional Mapa conceitual Nursing Education, nursing Education, distance Educational technology Learning Enfermería Educación en enfermería Educación a distancia Aprendizaje |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing Education, nursing Education, distance Educational technology Learning |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enfermería Educación en enfermería Educación a distancia Aprendizaje |
description |
Este estudo objetiva avaliar a estratégia de utilização de mapas conceituais elaborados com o software CmapTools®, no curso na modalidade a distância denominado Introdução a Anamnese e ao Exame Físico de Enfermagem. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que contou com a participação de 20 estudantes de graduação em enfermagem. Os dados foram obtidos por meio da avaliação dos 11 mapas conceituais elaborados no curso, da avaliação escrita da atividade realizada e das informações obtidas pela técnica de grupo focal. A partir da análise temática, identificou-se que os estudantes demonstraram apropriação dos principais conceitos necessários na elaboração dos mapas conceituais, devendo ainda aperfeiçoar a expressão de reflexões críticas. Os mesmos avaliaram a atividade como positiva por possibilitar a síntese dos temas em estudo e ter aplicações futuras. Constatou-se a importância de desenvolver, com os estudantes de enfermagem, mapas conceituais com o apoio de software. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-04T01:44:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72166 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-0707 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000746238 |
identifier_str_mv |
0104-0707 000746238 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem. Florianópolis. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2009), p. 482-488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/2/000746238.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/1/000746238.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/3/000746238.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6521626c25707e65076047e87cdd68ce bc7e32954e0c9a33b35fde5ae923937d eab7f3116c632ad660db74c189e8dd56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487185900437504 |