Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software

Bibliographic Details
Main Author: Cogo, Ana Luisa Petersen
Publication Date: 2009
Other Authors: Pedro, Eva Néri Rubim, Silva, Ana Paula Scheffer Schell da, Specht, Andréia Martins
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/72166
Summary: Este estudo objetiva avaliar a estratégia de utilização de mapas conceituais elaborados com o software CmapTools®, no curso na modalidade a distância denominado Introdução a Anamnese e ao Exame Físico de Enfermagem. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que contou com a participação de 20 estudantes de graduação em enfermagem. Os dados foram obtidos por meio da avaliação dos 11 mapas conceituais elaborados no curso, da avaliação escrita da atividade realizada e das informações obtidas pela técnica de grupo focal. A partir da análise temática, identificou-se que os estudantes demonstraram apropriação dos principais conceitos necessários na elaboração dos mapas conceituais, devendo ainda aperfeiçoar a expressão de reflexões críticas. Os mesmos avaliaram a atividade como positiva por possibilitar a síntese dos temas em estudo e ter aplicações futuras. Constatou-se a importância de desenvolver, com os estudantes de enfermagem, mapas conceituais com o apoio de software.
id UFRGS-2_7523a3585681204b9bb0be9fb4ae7fd0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72166
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cogo, Ana Luisa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilva, Ana Paula Scheffer Schell daSpecht, Andréia Martins2013-06-04T01:44:04Z20090104-0707http://hdl.handle.net/10183/72166000746238Este estudo objetiva avaliar a estratégia de utilização de mapas conceituais elaborados com o software CmapTools®, no curso na modalidade a distância denominado Introdução a Anamnese e ao Exame Físico de Enfermagem. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que contou com a participação de 20 estudantes de graduação em enfermagem. Os dados foram obtidos por meio da avaliação dos 11 mapas conceituais elaborados no curso, da avaliação escrita da atividade realizada e das informações obtidas pela técnica de grupo focal. A partir da análise temática, identificou-se que os estudantes demonstraram apropriação dos principais conceitos necessários na elaboração dos mapas conceituais, devendo ainda aperfeiçoar a expressão de reflexões críticas. Os mesmos avaliaram a atividade como positiva por possibilitar a síntese dos temas em estudo e ter aplicações futuras. Constatou-se a importância de desenvolver, com os estudantes de enfermagem, mapas conceituais com o apoio de software.This study aimed at evaluating the strategy of using conceptual maps created with the CmapTools® software in “Introduction to Anamnesis and Physical Exams in Nursing”, a distance-learning course. Twenty individuals participated in this qualitative case study. Data was obtained by means of evaluating 11 conceptual maps created by the students in the course, submitting them to descriptive statistics; through student written evaluations of the activity; and the information obtained by the focus group technique, both submitted to thematic analysis. This study identified that the students demonstrated an approximation to the main concepts needed in map creation, with a need to improve their critical thinking expression. The students evaluated the activity positively, in that it allows for synthesis of the themes being studied and has future applications. Creating conceptual maps together with nursing students by using software support was considered important.El objetivo del presente estudio es evaluar la estrategia de utilización de mapas conceptuales elaborados con el software CmapTools®, en el curso a distancia Introducción a la Anamnesis y al Examen Físico de Enfermería. La investigación, desarrollada con la metodología del estudio de caso cualitativo, contó con la participación de 20 estudiantes de enfermería. Los datos se originaron de la evaluación de los 11 mapas conceptuales elaborados por los alumnos del curso y analizados por medio de la técnica de los grupos focales. A partir del análisis temático se identificó que los alumnos demostraron apropiación de los principales conceptos necesarios para la elaboración de los mapas conceptuales, pero siendo necesario perfeccionar la expresión de reflexiones críticas. Los estudiantes evaluaron positivamente la actividad ya que posibilita la síntesis de los temas estudiados y permite aplicaciones futuras. Se pudo constatar la importancia de desarrollar, con los estudiantes de enfermería, mapas conceptuales utilizando software.application/pdfporTexto & contexto enfermagem. Florianópolis. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2009), p. 482-488Educação em enfermagemTecnologia educacionalMapa conceitualNursingEducation, nursingEducation, distanceEducational technologyLearningEnfermeríaEducación en enfermeríaEducación a distanciaAprendizajeAvaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de softwareEvaluation of concept maps developed by nursing students with software support Evaluación de mapas conceptuales elaborados por estudiantes de enfermería con el apoyo de software info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000746238.pdf.txt000746238.pdf.txtExtracted Texttext/plain32044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/2/000746238.pdf.txt6521626c25707e65076047e87cdd68ceMD52ORIGINAL000746238.pdf000746238.pdfTexto completoapplication/pdf180320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/1/000746238.pdfbc7e32954e0c9a33b35fde5ae923937dMD51THUMBNAIL000746238.pdf.jpg000746238.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/3/000746238.pdf.jpgeab7f3116c632ad660db74c189e8dd56MD5310183/721662018-10-18 09:12:38.696oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:12:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of concept maps developed by nursing students with software support
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Evaluación de mapas conceptuales elaborados por estudiantes de enfermería con el apoyo de software
title Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software
spellingShingle Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software
Cogo, Ana Luisa Petersen
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapa conceitual
Nursing
Education, nursing
Education, distance
Educational technology
Learning
Enfermería
Educación en enfermería
Educación a distancia
Aprendizaje
title_short Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software
title_full Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software
title_fullStr Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software
title_full_unstemmed Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software
title_sort Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de enfermagem com o apoio de software
author Cogo, Ana Luisa Petersen
author_facet Cogo, Ana Luisa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Specht, Andréia Martins
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Specht, Andréia Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Specht, Andréia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapa conceitual
topic Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapa conceitual
Nursing
Education, nursing
Education, distance
Educational technology
Learning
Enfermería
Educación en enfermería
Educación a distancia
Aprendizaje
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing
Education, nursing
Education, distance
Educational technology
Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Enfermería
Educación en enfermería
Educación a distancia
Aprendizaje
description Este estudo objetiva avaliar a estratégia de utilização de mapas conceituais elaborados com o software CmapTools®, no curso na modalidade a distância denominado Introdução a Anamnese e ao Exame Físico de Enfermagem. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que contou com a participação de 20 estudantes de graduação em enfermagem. Os dados foram obtidos por meio da avaliação dos 11 mapas conceituais elaborados no curso, da avaliação escrita da atividade realizada e das informações obtidas pela técnica de grupo focal. A partir da análise temática, identificou-se que os estudantes demonstraram apropriação dos principais conceitos necessários na elaboração dos mapas conceituais, devendo ainda aperfeiçoar a expressão de reflexões críticas. Os mesmos avaliaram a atividade como positiva por possibilitar a síntese dos temas em estudo e ter aplicações futuras. Constatou-se a importância de desenvolver, com os estudantes de enfermagem, mapas conceituais com o apoio de software.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-04T01:44:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72166
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-0707
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000746238
identifier_str_mv 0104-0707
000746238
url http://hdl.handle.net/10183/72166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem. Florianópolis. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2009), p. 482-488
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/2/000746238.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/1/000746238.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72166/3/000746238.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6521626c25707e65076047e87cdd68ce
bc7e32954e0c9a33b35fde5ae923937d
eab7f3116c632ad660db74c189e8dd56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487185900437504