Indicações geográficas com foco em aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruch, Kelly Lissandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sartori, Rejane, Perdomo, Weliton Monteiro
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193428
Resumo: O acirrado desafio de introduzir produtos no mercado, frente à competitividade de empresas, faz com que seja necessário buscar alternativas e soluções que promovam um diferencial e que agreguem valor aos produtos. Desse modo, uma das formas empregadas pode ser o reconhecimento de uma Indicação Geográfica (IG), que vista como estratégica tem a possibilidade de capilarmente promover o desenvolvimento local e regional e de motivar pequenos produtores agregados a associações e/ou cooperativas a manterem as tradições ligadas à produção do agronegócio, estimulando a criação de produtos únicos com apelo ao turismo local e diferencial competitivo. Ao comprovar que produtos e/ou serviços têm um legado originado de uma região específica, a IG surge como uma forma de reconhecer sua origem, atribuindo-lhe uma identidade própria. Como um ativo da propriedade industrial, a IG vem expandindo seu papel no cenário econômico mundial como uma opção para a promoção de desenvolvimento social e cultural sob uma perspectiva que valoriza a ação coletiva e a identidade local.
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