Da escola à universidade : relato de uma trajetória de escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Júlia de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262051
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a prática de ensino-aprendizagem na escola e na graduação em Letras – bacharelado. Assim, direciona-se o olhar para o gênero da redação ensinado no ensino médio e para os textos produzidos na disciplina de Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa I (LPT I), a fim de comparar a percepção dos alunos sobre a escrita a partir dessas práticas. Para isso, é feito um relato de experiência da minha trajetória de aprendizagem de escrita, com enfoque em dois textos escritos por mim, analisados a partir da teoria da enunciação de Émile Benveniste e da prática de ensino de texto trazida por Guedes (2009), que tem como ponto central as qualidades discursivas — unidade temática, concretude, objetividade e questionamento. Para tanto, o trabalho é dividido em três partes. A primeira aponta para o ensino-aprendizagem na escola, que prioriza a redação e a percepção de escrita utilitária que se tem a partir dessa prática; e para o ensino-aprendizagem de textos em LPT I, em que se tem uma nova perspectiva de escrita, lugar de intersubjetividade. A segunda parte traz a teoria da enunciação de Benveniste — que guia meu olhar sobre a escrita —, de onde parte a análise dos textos. Por fim, a terceira parte relata a análise dos dois textos escritos em contextos diferentes: o primeiro texto é uma redação escrita para o ENEM e o segundo texto escrito para a disciplina de LPT I. A partir disso, pude observar o que faz com que a escrita da redação seja tão afastada de quem escreve, apenas reforçando opiniões já existentes no mundo, enquanto a escrita de LPT I instiga a reflexão do autor e dos leitores, dando espaço à intersubjetividade.
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