Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roncaglio, Viviane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134095
Resumo: Este estudo trata da análise de uma exploração de elementos geométricos utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, verificando a influência do uso desse recurso no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. Para tanto, iremos analisar uma ação desenvolvida com professores de Matemática e Física, alunos de um curso de pós-graduação de uma universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica a ser considerada foi a Teoria dos Registros de Representação de Duval, a qual será utilizada para analisar os registros produzidos pelos professores-estudantes. Os instrumentos da pesquisa são: os procedimentos utilizados para o desenvolvimento de duas atividades propostas, todas as construções desenvolvidas no software. A partir das análises realizadas podemos concluir que o software GeoGebra influência de forma positiva o processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos.
id UFRGS-2_79521a05f2f7cad427ab16e3c36abd5a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134095
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Roncaglio, VivianeMonzon, Larissa Weyh2016-03-24T02:06:23Z2015http://hdl.handle.net/10183/134095000984944Este estudo trata da análise de uma exploração de elementos geométricos utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, verificando a influência do uso desse recurso no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. Para tanto, iremos analisar uma ação desenvolvida com professores de Matemática e Física, alunos de um curso de pós-graduação de uma universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica a ser considerada foi a Teoria dos Registros de Representação de Duval, a qual será utilizada para analisar os registros produzidos pelos professores-estudantes. Os instrumentos da pesquisa são: os procedimentos utilizados para o desenvolvimento de duas atividades propostas, todas as construções desenvolvidas no software. A partir das análises realizadas podemos concluir que o software GeoGebra influência de forma positiva o processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos.application/pdfporGeometriaGeoGebra : SoftwareExplorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984944.pdf000984944.pdfTexto completoapplication/pdf849505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/1/000984944.pdf7564ef724b8a8e42937d32715465bd60MD51TEXT000984944.pdf.txt000984944.pdf.txtExtracted Texttext/plain42928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/2/000984944.pdf.txt35432f8363241098411ba52fce01c4a9MD52THUMBNAIL000984944.pdf.jpg000984944.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/3/000984944.pdf.jpge89816c2ec8cfbd6a50ce7369d9c9ba0MD5310183/1340952018-10-29 08:04:59.286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134095Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
title Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
spellingShingle Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
Roncaglio, Viviane
Geometria
GeoGebra : Software
title_short Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
title_full Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
title_fullStr Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
title_full_unstemmed Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
title_sort Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
author Roncaglio, Viviane
author_facet Roncaglio, Viviane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roncaglio, Viviane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monzon, Larissa Weyh
contributor_str_mv Monzon, Larissa Weyh
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
GeoGebra : Software
topic Geometria
GeoGebra : Software
description Este estudo trata da análise de uma exploração de elementos geométricos utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, verificando a influência do uso desse recurso no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. Para tanto, iremos analisar uma ação desenvolvida com professores de Matemática e Física, alunos de um curso de pós-graduação de uma universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica a ser considerada foi a Teoria dos Registros de Representação de Duval, a qual será utilizada para analisar os registros produzidos pelos professores-estudantes. Os instrumentos da pesquisa são: os procedimentos utilizados para o desenvolvimento de duas atividades propostas, todas as construções desenvolvidas no software. A partir das análises realizadas podemos concluir que o software GeoGebra influência de forma positiva o processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134095
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984944
url http://hdl.handle.net/10183/134095
identifier_str_mv 000984944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/1/000984944.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/2/000984944.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/3/000984944.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7564ef724b8a8e42937d32715465bd60
35432f8363241098411ba52fce01c4a9
e89816c2ec8cfbd6a50ce7369d9c9ba0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486835119259648