Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134095 |
Resumo: | Este estudo trata da análise de uma exploração de elementos geométricos utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, verificando a influência do uso desse recurso no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. Para tanto, iremos analisar uma ação desenvolvida com professores de Matemática e Física, alunos de um curso de pós-graduação de uma universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica a ser considerada foi a Teoria dos Registros de Representação de Duval, a qual será utilizada para analisar os registros produzidos pelos professores-estudantes. Os instrumentos da pesquisa são: os procedimentos utilizados para o desenvolvimento de duas atividades propostas, todas as construções desenvolvidas no software. A partir das análises realizadas podemos concluir que o software GeoGebra influência de forma positiva o processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. |
id |
UFRGS-2_79521a05f2f7cad427ab16e3c36abd5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134095 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Roncaglio, VivianeMonzon, Larissa Weyh2016-03-24T02:06:23Z2015http://hdl.handle.net/10183/134095000984944Este estudo trata da análise de uma exploração de elementos geométricos utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, verificando a influência do uso desse recurso no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. Para tanto, iremos analisar uma ação desenvolvida com professores de Matemática e Física, alunos de um curso de pós-graduação de uma universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica a ser considerada foi a Teoria dos Registros de Representação de Duval, a qual será utilizada para analisar os registros produzidos pelos professores-estudantes. Os instrumentos da pesquisa são: os procedimentos utilizados para o desenvolvimento de duas atividades propostas, todas as construções desenvolvidas no software. A partir das análises realizadas podemos concluir que o software GeoGebra influência de forma positiva o processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos.application/pdfporGeometriaGeoGebra : SoftwareExplorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984944.pdf000984944.pdfTexto completoapplication/pdf849505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/1/000984944.pdf7564ef724b8a8e42937d32715465bd60MD51TEXT000984944.pdf.txt000984944.pdf.txtExtracted Texttext/plain42928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/2/000984944.pdf.txt35432f8363241098411ba52fce01c4a9MD52THUMBNAIL000984944.pdf.jpg000984944.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/3/000984944.pdf.jpge89816c2ec8cfbd6a50ce7369d9c9ba0MD5310183/1340952018-10-29 08:04:59.286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134095Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:04:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica |
title |
Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica |
spellingShingle |
Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica Roncaglio, Viviane Geometria GeoGebra : Software |
title_short |
Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica |
title_full |
Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica |
title_fullStr |
Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica |
title_full_unstemmed |
Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica |
title_sort |
Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica |
author |
Roncaglio, Viviane |
author_facet |
Roncaglio, Viviane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roncaglio, Viviane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monzon, Larissa Weyh |
contributor_str_mv |
Monzon, Larissa Weyh |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria GeoGebra : Software |
topic |
Geometria GeoGebra : Software |
description |
Este estudo trata da análise de uma exploração de elementos geométricos utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, verificando a influência do uso desse recurso no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. Para tanto, iremos analisar uma ação desenvolvida com professores de Matemática e Física, alunos de um curso de pós-graduação de uma universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica a ser considerada foi a Teoria dos Registros de Representação de Duval, a qual será utilizada para analisar os registros produzidos pelos professores-estudantes. Os instrumentos da pesquisa são: os procedimentos utilizados para o desenvolvimento de duas atividades propostas, todas as construções desenvolvidas no software. A partir das análises realizadas podemos concluir que o software GeoGebra influência de forma positiva o processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134095 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984944 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134095 |
identifier_str_mv |
000984944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/1/000984944.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/2/000984944.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134095/3/000984944.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7564ef724b8a8e42937d32715465bd60 35432f8363241098411ba52fce01c4a9 e89816c2ec8cfbd6a50ce7369d9c9ba0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486835119259648 |