Escola e memória : a construção de uma identidade do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Douglas Vargas da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264260
Resumo: O presente trabalho de pesquisa se propôs a investigar e compreender a temática da escola como espaço de memórias para a construção de uma identidade do Campo, buscando através das memórias dos egressos da Escola Estadual de Ensino Fundamental 12 de Outubro elementos que identificassem a ligação da escola com o campo e comunidade em que está inserida, visto que a escola está localizada na comunidade de Catanduva Grande, zona rural do município de Santo Antônio da Patrulha. A partir da pesquisa qualitativa com objetivo descritivo e exploratório, sendo o instrumento entrevistas que foram dirigidas de forma semiestruturada, buscou- se no desenvolvimento deste trabalho alcançar os seguintes objetivos: conhecer a memória construída pelos egressos da Escola 12 de Outubro; identificar momentos culturais e festivos promovidos pela escola, analisar as práticas pedagógicas e projetos trabalhados pela escola. Para obtenção de resultados que fossem de encontro a esses objetivos, foram realizadas entrevistas com indivíduos que tiveram em algum momento de suas vidas relações com a instituição escolar (funcionários, alunos, professores) e relatos de pessoas da comunidade. As entrevistas ocorreram no começo do primeiro semestre de 2018 e contaram com a participação de três egressos, um ex-diretor e também professor e a atual diretora, totalizando o número de cinco participantes.
id UFRGS-2_7965ee29e99397c9fc9c665a314e3142
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264260
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Douglas Vargas daSeminotti, Jonas José2023-09-01T03:32:56Z2022http://hdl.handle.net/10183/264260001167478O presente trabalho de pesquisa se propôs a investigar e compreender a temática da escola como espaço de memórias para a construção de uma identidade do Campo, buscando através das memórias dos egressos da Escola Estadual de Ensino Fundamental 12 de Outubro elementos que identificassem a ligação da escola com o campo e comunidade em que está inserida, visto que a escola está localizada na comunidade de Catanduva Grande, zona rural do município de Santo Antônio da Patrulha. A partir da pesquisa qualitativa com objetivo descritivo e exploratório, sendo o instrumento entrevistas que foram dirigidas de forma semiestruturada, buscou- se no desenvolvimento deste trabalho alcançar os seguintes objetivos: conhecer a memória construída pelos egressos da Escola 12 de Outubro; identificar momentos culturais e festivos promovidos pela escola, analisar as práticas pedagógicas e projetos trabalhados pela escola. Para obtenção de resultados que fossem de encontro a esses objetivos, foram realizadas entrevistas com indivíduos que tiveram em algum momento de suas vidas relações com a instituição escolar (funcionários, alunos, professores) e relatos de pessoas da comunidade. As entrevistas ocorreram no começo do primeiro semestre de 2018 e contaram com a participação de três egressos, um ex-diretor e também professor e a atual diretora, totalizando o número de cinco participantes.The present research work proposed to investigate and understand the theme of the school as a memory space for the construction of a countryside identity, searching through the memories of the graduates of the Escola Estadual de Ensino Fundamental 12 de Outubro elements that would identify the link between the school with the field and community in which it operates, as the school is located in the community of Catanduva Grande, rural area of the municipality of Santo Antônio da Patrulha. Based on qualitative research with a descriptive and exploratory objective, the instrument being interviews that were conducted in a semi-structured way, the development of this work sought to achieve the following objectives: to know the memory constructed by the graduates of Escola 12 de Outubro; identify cultural and festive moments promoted by the school, analyze the pedagogical practices and projects worked on by the school. In order to obtain results that met these objectives, interviews were conducted with individuals who at some point in their lives had relations with the school institution (employees, students, teachers) and reports from people in the community. The interviews took place at the beginning of the first half of 2018 and had the participation of three graduates, a former principal and also a professor and the current principal, totaling a total of five participants.application/pdfporEscolaMemóriasIdentidadeEducação do campoSchoolMemoriesIdentity constructionCountrysideEscola e memória : a construção de uma identidade do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167478.pdf.txt001167478.pdf.txtExtracted Texttext/plain78688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264260/2/001167478.pdf.txt36b67db467ec693522c8564701d1f007MD52ORIGINAL001167478.pdfTexto completoapplication/pdf8500849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264260/1/001167478.pdf3991de1b8c6ff7cf6809bb512851b205MD5110183/2642602023-09-02 03:35:35.101962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264260Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-02T06:35:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola e memória : a construção de uma identidade do campo
title Escola e memória : a construção de uma identidade do campo
spellingShingle Escola e memória : a construção de uma identidade do campo
Cunha, Douglas Vargas da
Escola
Memórias
Identidade
Educação do campo
School
Memories
Identity construction
Countryside
title_short Escola e memória : a construção de uma identidade do campo
title_full Escola e memória : a construção de uma identidade do campo
title_fullStr Escola e memória : a construção de uma identidade do campo
title_full_unstemmed Escola e memória : a construção de uma identidade do campo
title_sort Escola e memória : a construção de uma identidade do campo
author Cunha, Douglas Vargas da
author_facet Cunha, Douglas Vargas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Douglas Vargas da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seminotti, Jonas José
contributor_str_mv Seminotti, Jonas José
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Memórias
Identidade
Educação do campo
topic Escola
Memórias
Identidade
Educação do campo
School
Memories
Identity construction
Countryside
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Memories
Identity construction
Countryside
description O presente trabalho de pesquisa se propôs a investigar e compreender a temática da escola como espaço de memórias para a construção de uma identidade do Campo, buscando através das memórias dos egressos da Escola Estadual de Ensino Fundamental 12 de Outubro elementos que identificassem a ligação da escola com o campo e comunidade em que está inserida, visto que a escola está localizada na comunidade de Catanduva Grande, zona rural do município de Santo Antônio da Patrulha. A partir da pesquisa qualitativa com objetivo descritivo e exploratório, sendo o instrumento entrevistas que foram dirigidas de forma semiestruturada, buscou- se no desenvolvimento deste trabalho alcançar os seguintes objetivos: conhecer a memória construída pelos egressos da Escola 12 de Outubro; identificar momentos culturais e festivos promovidos pela escola, analisar as práticas pedagógicas e projetos trabalhados pela escola. Para obtenção de resultados que fossem de encontro a esses objetivos, foram realizadas entrevistas com indivíduos que tiveram em algum momento de suas vidas relações com a instituição escolar (funcionários, alunos, professores) e relatos de pessoas da comunidade. As entrevistas ocorreram no começo do primeiro semestre de 2018 e contaram com a participação de três egressos, um ex-diretor e também professor e a atual diretora, totalizando o número de cinco participantes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-01T03:32:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264260
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001167478
url http://hdl.handle.net/10183/264260
identifier_str_mv 001167478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264260/2/001167478.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264260/1/001167478.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36b67db467ec693522c8564701d1f007
3991de1b8c6ff7cf6809bb512851b205
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487036264448000