Narrativas de vida de estudantes da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108388 |
Resumo: | Estudar as histórias de vida é fazer parte delas, é sentir o que é contado, e é isto o que me permiti nesta pesquisa: viver as memórias dos estudantes e me aproximar de suas histórias com o objetivo de avaliar, através da análise de narrativas de vida, quais as memórias que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA apresentam referente ao contexto escolar e, ainda, identificar como visualizam a falta da instituição de ensino em suas vidas. A realização do estudo foi marcada de dois períodos, no primeiro, analiso o relato de três estudantes - um homem e duas mulheres -, que foram meus alunos, em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, na Totalidade 2 da EJA. No segundo momento, analiso algumas histórias reunidas na coletânea “Palavra de Trabalhador” publicada pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED. O trabalho é organizado em quatro categorias; As lembranças da infância; A realidade econômica definindo o distanciamento da escola; A vida como lugar do não aprender e por fim, (Re) encontro com a escola, nas quais analiso, a partir dos relatos de vida, as lembranças que os estudantes trazem de infância. Como embasamento teórico a pesquisa tem como suporte Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos e Jean Piaget, referência no estudo do desenvolvimento do pensamento, e ainda, sobre histórias de vida, a fundamentação é baseada, em Marie-Christine Josso, entre outros autores. |
id |
UFRGS-2_79e73101ac52f3fc89feb4f93f219bfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108388 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Salete Luciana deCollares, Darli2014-12-17T02:14:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/108388000948525Estudar as histórias de vida é fazer parte delas, é sentir o que é contado, e é isto o que me permiti nesta pesquisa: viver as memórias dos estudantes e me aproximar de suas histórias com o objetivo de avaliar, através da análise de narrativas de vida, quais as memórias que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA apresentam referente ao contexto escolar e, ainda, identificar como visualizam a falta da instituição de ensino em suas vidas. A realização do estudo foi marcada de dois períodos, no primeiro, analiso o relato de três estudantes - um homem e duas mulheres -, que foram meus alunos, em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, na Totalidade 2 da EJA. No segundo momento, analiso algumas histórias reunidas na coletânea “Palavra de Trabalhador” publicada pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED. O trabalho é organizado em quatro categorias; As lembranças da infância; A realidade econômica definindo o distanciamento da escola; A vida como lugar do não aprender e por fim, (Re) encontro com a escola, nas quais analiso, a partir dos relatos de vida, as lembranças que os estudantes trazem de infância. Como embasamento teórico a pesquisa tem como suporte Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos e Jean Piaget, referência no estudo do desenvolvimento do pensamento, e ainda, sobre histórias de vida, a fundamentação é baseada, em Marie-Christine Josso, entre outros autores.application/pdfporEducação de jovens e adultosMemóriaHistória de vidaNarrativas de vida de estudantes da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948525.pdf000948525.pdfTexto completoapplication/pdf189076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/1/000948525.pdf16d2629667e48895dff59c8f03a36853MD51TEXT000948525.pdf.txt000948525.pdf.txtExtracted Texttext/plain65057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/2/000948525.pdf.txt3510bd9b01f559fcbbf29d852c9bf9e8MD52THUMBNAIL000948525.pdf.jpg000948525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/3/000948525.pdf.jpgd1462f14417a881ddbd14e5a4efe534aMD5310183/1083882018-10-22 09:18:41.804oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108388Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativas de vida de estudantes da EJA |
title |
Narrativas de vida de estudantes da EJA |
spellingShingle |
Narrativas de vida de estudantes da EJA Oliveira, Salete Luciana de Educação de jovens e adultos Memória História de vida |
title_short |
Narrativas de vida de estudantes da EJA |
title_full |
Narrativas de vida de estudantes da EJA |
title_fullStr |
Narrativas de vida de estudantes da EJA |
title_full_unstemmed |
Narrativas de vida de estudantes da EJA |
title_sort |
Narrativas de vida de estudantes da EJA |
author |
Oliveira, Salete Luciana de |
author_facet |
Oliveira, Salete Luciana de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Salete Luciana de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Memória História de vida |
topic |
Educação de jovens e adultos Memória História de vida |
description |
Estudar as histórias de vida é fazer parte delas, é sentir o que é contado, e é isto o que me permiti nesta pesquisa: viver as memórias dos estudantes e me aproximar de suas histórias com o objetivo de avaliar, através da análise de narrativas de vida, quais as memórias que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA apresentam referente ao contexto escolar e, ainda, identificar como visualizam a falta da instituição de ensino em suas vidas. A realização do estudo foi marcada de dois períodos, no primeiro, analiso o relato de três estudantes - um homem e duas mulheres -, que foram meus alunos, em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, na Totalidade 2 da EJA. No segundo momento, analiso algumas histórias reunidas na coletânea “Palavra de Trabalhador” publicada pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED. O trabalho é organizado em quatro categorias; As lembranças da infância; A realidade econômica definindo o distanciamento da escola; A vida como lugar do não aprender e por fim, (Re) encontro com a escola, nas quais analiso, a partir dos relatos de vida, as lembranças que os estudantes trazem de infância. Como embasamento teórico a pesquisa tem como suporte Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos e Jean Piaget, referência no estudo do desenvolvimento do pensamento, e ainda, sobre histórias de vida, a fundamentação é baseada, em Marie-Christine Josso, entre outros autores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T02:14:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108388 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000948525 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108388 |
identifier_str_mv |
000948525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/1/000948525.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/2/000948525.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/3/000948525.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16d2629667e48895dff59c8f03a36853 3510bd9b01f559fcbbf29d852c9bf9e8 d1462f14417a881ddbd14e5a4efe534a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486803636813824 |