Narrativas de vida de estudantes da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Salete Luciana de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108388
Resumo: Estudar as histórias de vida é fazer parte delas, é sentir o que é contado, e é isto o que me permiti nesta pesquisa: viver as memórias dos estudantes e me aproximar de suas histórias com o objetivo de avaliar, através da análise de narrativas de vida, quais as memórias que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA apresentam referente ao contexto escolar e, ainda, identificar como visualizam a falta da instituição de ensino em suas vidas. A realização do estudo foi marcada de dois períodos, no primeiro, analiso o relato de três estudantes - um homem e duas mulheres -, que foram meus alunos, em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, na Totalidade 2 da EJA. No segundo momento, analiso algumas histórias reunidas na coletânea “Palavra de Trabalhador” publicada pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED. O trabalho é organizado em quatro categorias; As lembranças da infância; A realidade econômica definindo o distanciamento da escola; A vida como lugar do não aprender e por fim, (Re) encontro com a escola, nas quais analiso, a partir dos relatos de vida, as lembranças que os estudantes trazem de infância. Como embasamento teórico a pesquisa tem como suporte Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos e Jean Piaget, referência no estudo do desenvolvimento do pensamento, e ainda, sobre histórias de vida, a fundamentação é baseada, em Marie-Christine Josso, entre outros autores.
id UFRGS-2_79e73101ac52f3fc89feb4f93f219bfa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108388
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Salete Luciana deCollares, Darli2014-12-17T02:14:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/108388000948525Estudar as histórias de vida é fazer parte delas, é sentir o que é contado, e é isto o que me permiti nesta pesquisa: viver as memórias dos estudantes e me aproximar de suas histórias com o objetivo de avaliar, através da análise de narrativas de vida, quais as memórias que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA apresentam referente ao contexto escolar e, ainda, identificar como visualizam a falta da instituição de ensino em suas vidas. A realização do estudo foi marcada de dois períodos, no primeiro, analiso o relato de três estudantes - um homem e duas mulheres -, que foram meus alunos, em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, na Totalidade 2 da EJA. No segundo momento, analiso algumas histórias reunidas na coletânea “Palavra de Trabalhador” publicada pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED. O trabalho é organizado em quatro categorias; As lembranças da infância; A realidade econômica definindo o distanciamento da escola; A vida como lugar do não aprender e por fim, (Re) encontro com a escola, nas quais analiso, a partir dos relatos de vida, as lembranças que os estudantes trazem de infância. Como embasamento teórico a pesquisa tem como suporte Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos e Jean Piaget, referência no estudo do desenvolvimento do pensamento, e ainda, sobre histórias de vida, a fundamentação é baseada, em Marie-Christine Josso, entre outros autores.application/pdfporEducação de jovens e adultosMemóriaHistória de vidaNarrativas de vida de estudantes da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948525.pdf000948525.pdfTexto completoapplication/pdf189076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/1/000948525.pdf16d2629667e48895dff59c8f03a36853MD51TEXT000948525.pdf.txt000948525.pdf.txtExtracted Texttext/plain65057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/2/000948525.pdf.txt3510bd9b01f559fcbbf29d852c9bf9e8MD52THUMBNAIL000948525.pdf.jpg000948525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/3/000948525.pdf.jpgd1462f14417a881ddbd14e5a4efe534aMD5310183/1083882018-10-22 09:18:41.804oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108388Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:18:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas de vida de estudantes da EJA
title Narrativas de vida de estudantes da EJA
spellingShingle Narrativas de vida de estudantes da EJA
Oliveira, Salete Luciana de
Educação de jovens e adultos
Memória
História de vida
title_short Narrativas de vida de estudantes da EJA
title_full Narrativas de vida de estudantes da EJA
title_fullStr Narrativas de vida de estudantes da EJA
title_full_unstemmed Narrativas de vida de estudantes da EJA
title_sort Narrativas de vida de estudantes da EJA
author Oliveira, Salete Luciana de
author_facet Oliveira, Salete Luciana de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Salete Luciana de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Memória
História de vida
topic Educação de jovens e adultos
Memória
História de vida
description Estudar as histórias de vida é fazer parte delas, é sentir o que é contado, e é isto o que me permiti nesta pesquisa: viver as memórias dos estudantes e me aproximar de suas histórias com o objetivo de avaliar, através da análise de narrativas de vida, quais as memórias que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA apresentam referente ao contexto escolar e, ainda, identificar como visualizam a falta da instituição de ensino em suas vidas. A realização do estudo foi marcada de dois períodos, no primeiro, analiso o relato de três estudantes - um homem e duas mulheres -, que foram meus alunos, em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, na Totalidade 2 da EJA. No segundo momento, analiso algumas histórias reunidas na coletânea “Palavra de Trabalhador” publicada pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED. O trabalho é organizado em quatro categorias; As lembranças da infância; A realidade econômica definindo o distanciamento da escola; A vida como lugar do não aprender e por fim, (Re) encontro com a escola, nas quais analiso, a partir dos relatos de vida, as lembranças que os estudantes trazem de infância. Como embasamento teórico a pesquisa tem como suporte Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos e Jean Piaget, referência no estudo do desenvolvimento do pensamento, e ainda, sobre histórias de vida, a fundamentação é baseada, em Marie-Christine Josso, entre outros autores.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T02:14:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108388
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948525
url http://hdl.handle.net/10183/108388
identifier_str_mv 000948525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/1/000948525.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/2/000948525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108388/3/000948525.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 16d2629667e48895dff59c8f03a36853
3510bd9b01f559fcbbf29d852c9bf9e8
d1462f14417a881ddbd14e5a4efe534a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486803636813824