Análise integrada de boas práticas em ESG : empresas do setor de energia elétrica participantes da carteira ISE B3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koren, Martina Bichev
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272271
Resumo: Este estudo propõe-se a analisar as práticas de Environmental, Social and Governance (ESG) reportadas pelas empresas do setor de energia elétrica, visando obter um conjunto com as potenciais boas práticas recorrente para configurar material de suporte para as empresas que queiram implementar o ESG. Para atingir os objetivos propostos, a análise foi realizada considerando as empresas reincidentes nas últimas quatro carteiras do processo ISE B3 e pertencentes ao setor de energia elétrica, resultando em seis empresas. Desse total, três são sociedades de economia mista e três são empresas privadas. A obtenção das informações foi realizada através dos relatórios anuais das empresas referentes ao ano da carteira ISE B3 vigente. Para o levantamento de boas práticas nos relatórios e posterior tabulação, utilizou-se da correspondência entre os tópicos do reporte GRI e as dimensões do processo ISE B3. Esse levantamento resultou em cento e trinta e cinco boas práticas de ESG, distribuídas nas cinco dimensões: vinte e cinco boas práticas na dimensão Capital Humano; trinta e sete boas práticas na dimensão Governança Corporativa e Alta Gestão; dezessete boas práticas na dimensão Modelo de Negócio e Inovação; vinte e seis boas práticas na dimensão Capital Social; e trinta boas práticas na dimensão Meio Ambiente. A análise integrada verificou o perfil de atendimento das empresas em cada uma das dimensões analisadas e a taxa de atendimento média apresentada por cada grupo (sociedades de economia mista e empresas privadas). Foi verificado que as maiores taxas de atendimento das empresas estão concentradas na dimensão Governança Corporativa e Alta Gestão, correspondendo a cinco dentre as seis empresas. As menores taxas de atendimento estavam distribuídas entre todas as dimensões, exceto Governança Corporativa e Alta Gestão. Considerando o atendimento global de cada empresa, as taxas variaram na faixa entre 45,94% e 66,63. Dentre os grupos, a taxa média de atendimento das sociedades de economia mista foi de 57% e a das empresas privadas foi de 53,39%. Além disso, como resultado obtido, foi consolidado o conjunto de potenciais boas práticas de ESG para o setor de energia elétrica, constituído pelas práticas recorrentes reportadas por todas as empresas. Esse compilado totalizou vinte e uma boas práticas: quatorze da dimensão Governança Corporativa e Alta Gestão; três da dimensão Meio Ambiente; duas da dimensão Capital Social; uma da dimensão Capital Humano; e uma da dimensão Modelo de Negócio e Inovação.
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Para o levantamento de boas práticas nos relatórios e posterior tabulação, utilizou-se da correspondência entre os tópicos do reporte GRI e as dimensões do processo ISE B3. Esse levantamento resultou em cento e trinta e cinco boas práticas de ESG, distribuídas nas cinco dimensões: vinte e cinco boas práticas na dimensão Capital Humano; trinta e sete boas práticas na dimensão Governança Corporativa e Alta Gestão; dezessete boas práticas na dimensão Modelo de Negócio e Inovação; vinte e seis boas práticas na dimensão Capital Social; e trinta boas práticas na dimensão Meio Ambiente. A análise integrada verificou o perfil de atendimento das empresas em cada uma das dimensões analisadas e a taxa de atendimento média apresentada por cada grupo (sociedades de economia mista e empresas privadas). Foi verificado que as maiores taxas de atendimento das empresas estão concentradas na dimensão Governança Corporativa e Alta Gestão, correspondendo a cinco dentre as seis empresas. 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Esse compilado totalizou vinte e uma boas práticas: quatorze da dimensão Governança Corporativa e Alta Gestão; três da dimensão Meio Ambiente; duas da dimensão Capital Social; uma da dimensão Capital Humano; e uma da dimensão Modelo de Negócio e Inovação.This study proposes to analyze the Environmental, Social and Governance (ESG) practices reported by companies in the electricity sector, aiming to obtain a set of potential recurring good practices to configure support material for companies that want to implement ESG . To achieve the proposed objectives, the analysis was carried out considering the repeat offenders in the last four portfolios of the ISE B3 process and belonging to the electric energy sector, resulting in six companies. Of this total, three are mixed-capital companies and three are private companies. The information was obtained through the companies' annual reports for the year of the current ISE B3 portfolio. For the survey of good practices in the reports and subsequent tabulation, the correspondence between the topics of the GRI report and the dimensions of the ISE B3 process was used. This survey resulted in one hundred and thirty-five good ESG practices, distributed in five dimensions: twenty-five good practices in the Human Capital dimension; thirty-seven good practices in the Corporate Governance and Senior Management dimension; seventeen good practices in the Business Model and Innovation dimension; twenty-six good practices in the Social Capital dimension; and thirty good practices in the Environment dimension. The integrated analysis verified the service profile of the companies in each of the analyzed dimensions and the average service rate presented by each group (mixed economy companies and private companies). It was verified that the highest attendance rates of the companies are concentrated in the Corporate Governance and Senior Management dimension, corresponding to five among the six companies. The lowest service rates were distributed among all dimensions, except Corporate Governance and Senior Management. Considering the global service of each company, the rates varied between 45.94% and 66.63. Among the groups, the average service rate for mixed capital companies was 57% and that for private companies was 53.39%. In addition, as a result, the set of potential good ESG practices for the electricity sector was consolidated, consisting of recurrent practices reported by all companies. This compilation totaled twenty-one good practices: fourteen from the Corporate Governance and Senior Management dimension; three from the Environment dimension; two from the Social Capital dimension; one from the Human Capital dimension; and one from the Business Model and Innovation dimension.application/pdfporSustentabilidadeSetor elétricoGovernança corporativaÍndice de sustentabilidadeSustainabilityESG practicesElectricity sectorISE B3Análise integrada de boas práticas em ESG : empresas do setor de energia elétrica participantes da carteira ISE B3info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Pesquisas HidráulicasEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2023Engenharia Ambientalgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177315.pdf.txt001177315.pdf.txtExtracted Texttext/plain120659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272271/2/001177315.pdf.txt44f0bec705823523f4d20b2bce2aca5bMD52ORIGINAL001177315.pdfTexto completoapplication/pdf1096815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272271/1/001177315.pdf57cadbd0595705870d8c3435a5063d62MD5110183/2722712024-02-29 04:58:33.394159oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272271Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-29T07:58:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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