O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maliczewski, Fernanda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69908
Resumo: A presente monografia procurou compreender como é realizado o trabalho de atendimento especializado a alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para tanto, buscou-se conhecer a Sala de Integração e Recursos (SIR) para AH/SD, seu processo de implementação, os alunos atendidos e o trabalho desenvolvido. A pesquisa apresentada é de caráter qualitativo utilizando uma entrevista semi-estruturada, como fonte de coleta de dados. Na revisão de literatura foram utilizados autores de referência como Joseph Renzulli e Howard Gardner, bem como o material bibliográfico produzido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) nos últimos anos. Desta forma, tornou-se importante compreender e analisar o processo utilizado desde a identificação das AH/SD, dos encaminhamentos, o trabalho de enriquecimento e os possíveis desdobramentos na vida destes alunos. A SIR AH/SD é um espaço de atendimento especializado que visa desenvolver de forma suplementar as potencialidades destes alunos na Rede Municipal de Ensino através de atividades extracurriculares e de pesquisa. Sendo assim, antes deste trabalho iniciar, o aluno é encaminhado pela escola e passa por um processo de identificação e avaliação de suas habilidades, aptidões e áreas de interesse. No entanto, existem muitas lacunas quando se pensa em um trabalho para alunos com AH/SD. Há falta tanto de qualificação profissional para a identificação destes alunos quanto de oferta de atendimento especializado, pois apenas uma sala de recursos para AH/SD não é suficiente para atender a demanda existente, na referida rede, sendo que esta população apresenta-se subestimada levando em consideração estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Percebe-se ainda a importância de qualificar educadores para reconhecer e trabalhar em sala de aula com alunos com AH/SD. O que pode ser visto, por exemplo, pelo índice insignificante de atendimentos na SIR AH/SD de meninas ou pelo alto índice de crianças medicalizadas nas escolas, tratadas como hiperativas, refletindo no sentimento de baixa auto-estima frequentemente apresentado por muitos destes alunos.
id UFRGS-2_7ca59308c95d149265dd8fe28c1ad43b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69908
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maliczewski, FernandaTezzari, Mauren Lúcia2013-04-02T01:48:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/69908000875072A presente monografia procurou compreender como é realizado o trabalho de atendimento especializado a alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para tanto, buscou-se conhecer a Sala de Integração e Recursos (SIR) para AH/SD, seu processo de implementação, os alunos atendidos e o trabalho desenvolvido. A pesquisa apresentada é de caráter qualitativo utilizando uma entrevista semi-estruturada, como fonte de coleta de dados. Na revisão de literatura foram utilizados autores de referência como Joseph Renzulli e Howard Gardner, bem como o material bibliográfico produzido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) nos últimos anos. Desta forma, tornou-se importante compreender e analisar o processo utilizado desde a identificação das AH/SD, dos encaminhamentos, o trabalho de enriquecimento e os possíveis desdobramentos na vida destes alunos. A SIR AH/SD é um espaço de atendimento especializado que visa desenvolver de forma suplementar as potencialidades destes alunos na Rede Municipal de Ensino através de atividades extracurriculares e de pesquisa. Sendo assim, antes deste trabalho iniciar, o aluno é encaminhado pela escola e passa por um processo de identificação e avaliação de suas habilidades, aptidões e áreas de interesse. No entanto, existem muitas lacunas quando se pensa em um trabalho para alunos com AH/SD. Há falta tanto de qualificação profissional para a identificação destes alunos quanto de oferta de atendimento especializado, pois apenas uma sala de recursos para AH/SD não é suficiente para atender a demanda existente, na referida rede, sendo que esta população apresenta-se subestimada levando em consideração estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Percebe-se ainda a importância de qualificar educadores para reconhecer e trabalhar em sala de aula com alunos com AH/SD. O que pode ser visto, por exemplo, pelo índice insignificante de atendimentos na SIR AH/SD de meninas ou pelo alto índice de crianças medicalizadas nas escolas, tratadas como hiperativas, refletindo no sentimento de baixa auto-estima frequentemente apresentado por muitos destes alunos.application/pdfporSuperdotadoEnsino público municipalAtendimento especializadoO atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875072.pdf000875072.pdfTexto completoapplication/pdf276370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69908/1/000875072.pdf0dcf65faf8cbfaccc3353bbf0cd469d5MD51TEXT000875072.pdf.txt000875072.pdf.txtExtracted Texttext/plain88911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69908/2/000875072.pdf.txt92066744acc9ebe70f57ca0a10a1afbcMD52THUMBNAIL000875072.pdf.jpg000875072.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69908/3/000875072.pdf.jpg5fd0caa8cec15be761e28dc9a90e718cMD5310183/699082018-10-15 08:08:16.37oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69908Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:08:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
spellingShingle O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Maliczewski, Fernanda
Superdotado
Ensino público municipal
Atendimento especializado
title_short O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_full O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_fullStr O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_full_unstemmed O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_sort O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
author Maliczewski, Fernanda
author_facet Maliczewski, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maliczewski, Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tezzari, Mauren Lúcia
contributor_str_mv Tezzari, Mauren Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Superdotado
Ensino público municipal
Atendimento especializado
topic Superdotado
Ensino público municipal
Atendimento especializado
description A presente monografia procurou compreender como é realizado o trabalho de atendimento especializado a alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para tanto, buscou-se conhecer a Sala de Integração e Recursos (SIR) para AH/SD, seu processo de implementação, os alunos atendidos e o trabalho desenvolvido. A pesquisa apresentada é de caráter qualitativo utilizando uma entrevista semi-estruturada, como fonte de coleta de dados. Na revisão de literatura foram utilizados autores de referência como Joseph Renzulli e Howard Gardner, bem como o material bibliográfico produzido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) nos últimos anos. Desta forma, tornou-se importante compreender e analisar o processo utilizado desde a identificação das AH/SD, dos encaminhamentos, o trabalho de enriquecimento e os possíveis desdobramentos na vida destes alunos. A SIR AH/SD é um espaço de atendimento especializado que visa desenvolver de forma suplementar as potencialidades destes alunos na Rede Municipal de Ensino através de atividades extracurriculares e de pesquisa. Sendo assim, antes deste trabalho iniciar, o aluno é encaminhado pela escola e passa por um processo de identificação e avaliação de suas habilidades, aptidões e áreas de interesse. No entanto, existem muitas lacunas quando se pensa em um trabalho para alunos com AH/SD. Há falta tanto de qualificação profissional para a identificação destes alunos quanto de oferta de atendimento especializado, pois apenas uma sala de recursos para AH/SD não é suficiente para atender a demanda existente, na referida rede, sendo que esta população apresenta-se subestimada levando em consideração estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Percebe-se ainda a importância de qualificar educadores para reconhecer e trabalhar em sala de aula com alunos com AH/SD. O que pode ser visto, por exemplo, pelo índice insignificante de atendimentos na SIR AH/SD de meninas ou pelo alto índice de crianças medicalizadas nas escolas, tratadas como hiperativas, refletindo no sentimento de baixa auto-estima frequentemente apresentado por muitos destes alunos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-02T01:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69908
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875072
url http://hdl.handle.net/10183/69908
identifier_str_mv 000875072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69908/1/000875072.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69908/2/000875072.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69908/3/000875072.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0dcf65faf8cbfaccc3353bbf0cd469d5
92066744acc9ebe70f57ca0a10a1afbc
5fd0caa8cec15be761e28dc9a90e718c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486764323602432