O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69908 |
Resumo: | A presente monografia procurou compreender como é realizado o trabalho de atendimento especializado a alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Para tanto, buscou-se conhecer a Sala de Integração e Recursos (SIR) para AH/SD, seu processo de implementação, os alunos atendidos e o trabalho desenvolvido. A pesquisa apresentada é de caráter qualitativo utilizando uma entrevista semi-estruturada, como fonte de coleta de dados. Na revisão de literatura foram utilizados autores de referência como Joseph Renzulli e Howard Gardner, bem como o material bibliográfico produzido pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) nos últimos anos. Desta forma, tornou-se importante compreender e analisar o processo utilizado desde a identificação das AH/SD, dos encaminhamentos, o trabalho de enriquecimento e os possíveis desdobramentos na vida destes alunos. A SIR AH/SD é um espaço de atendimento especializado que visa desenvolver de forma suplementar as potencialidades destes alunos na Rede Municipal de Ensino através de atividades extracurriculares e de pesquisa. Sendo assim, antes deste trabalho iniciar, o aluno é encaminhado pela escola e passa por um processo de identificação e avaliação de suas habilidades, aptidões e áreas de interesse. No entanto, existem muitas lacunas quando se pensa em um trabalho para alunos com AH/SD. Há falta tanto de qualificação profissional para a identificação destes alunos quanto de oferta de atendimento especializado, pois apenas uma sala de recursos para AH/SD não é suficiente para atender a demanda existente, na referida rede, sendo que esta população apresenta-se subestimada levando em consideração estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Percebe-se ainda a importância de qualificar educadores para reconhecer e trabalhar em sala de aula com alunos com AH/SD. O que pode ser visto, por exemplo, pelo índice insignificante de atendimentos na SIR AH/SD de meninas ou pelo alto índice de crianças medicalizadas nas escolas, tratadas como hiperativas, refletindo no sentimento de baixa auto-estima frequentemente apresentado por muitos destes alunos. |
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