Análise da repetência na 1. série do 1. grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1980 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234429 |
Resumo: | A preocupação central da presente pesquisa foi a de examinar, com certa profundidade, a visão que se tem do problema da repetência na 1a série do 1. grau. Partiu-se do pressuposto de que a solução de um problema depende do modo como ele é percebido pelas pessoas a ele diretamente ligadas. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, cujos dados foram coletados através de entrevistas e questionários aplicados a amostras de professores, especialistas, pais e alunos repetentes, selecionadas das escolas públicas estaduais de 1. grau de Porto Alegre. Os resultados permitiram caracterizar o aluno repetente de 1a série, identificar as causas da repetência e as providências tomadas pela escola para solucionar o problema, segundo a opinião dos informantes. |
id |
UFRGS-2_7e4229615b4b527814a51a855fe3a107 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234429 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonamigo, Euza Maria de RezendePenna Firme, Thereza2022-01-26T04:40:43Z19800100-3143http://hdl.handle.net/10183/234429000066008A preocupação central da presente pesquisa foi a de examinar, com certa profundidade, a visão que se tem do problema da repetência na 1a série do 1. grau. Partiu-se do pressuposto de que a solução de um problema depende do modo como ele é percebido pelas pessoas a ele diretamente ligadas. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, cujos dados foram coletados através de entrevistas e questionários aplicados a amostras de professores, especialistas, pais e alunos repetentes, selecionadas das escolas públicas estaduais de 1. grau de Porto Alegre. Os resultados permitiram caracterizar o aluno repetente de 1a série, identificar as causas da repetência e as providências tomadas pela escola para solucionar o problema, segundo a opinião dos informantes.The focus of this study was an in-depth examination of the views held concerning holding back first-grade children who fail ("repeating the grade"). The basic assumption was that the solution of a problem depends on how it is perceived by the people involved. This was a descriptive, exploratory study, with data collected through interviews and questionnaires with samples of teachers, experts, parents and "held back" children from elementary and junior-high public schools in Porto Alegre. The results allowed us to arrive at a profile of the first grade held-back child, the identification of possible causes of failure in the first grade, as well as the measures taken by the schools in order to solve the problems, according to the opinion of the subjects.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 1980), p. 223-257Repetência escolarAnálise da repetência na 1. série do 1. grauinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000066008.pdf.txt000066008.pdf.txtExtracted Texttext/plain75356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234429/2/000066008.pdf.txtecf2d4a940ccca51327cbd054de68bdbMD52ORIGINAL000066008.pdfTexto completoapplication/pdf665670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234429/1/000066008.pdfc21f1f053e7c0ceb74578782d1080f8cMD5110183/2344292022-02-22 05:01:14.873694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234429Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:01:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da repetência na 1. série do 1. grau |
title |
Análise da repetência na 1. série do 1. grau |
spellingShingle |
Análise da repetência na 1. série do 1. grau Bonamigo, Euza Maria de Rezende Repetência escolar |
title_short |
Análise da repetência na 1. série do 1. grau |
title_full |
Análise da repetência na 1. série do 1. grau |
title_fullStr |
Análise da repetência na 1. série do 1. grau |
title_full_unstemmed |
Análise da repetência na 1. série do 1. grau |
title_sort |
Análise da repetência na 1. série do 1. grau |
author |
Bonamigo, Euza Maria de Rezende |
author_facet |
Bonamigo, Euza Maria de Rezende Penna Firme, Thereza |
author_role |
author |
author2 |
Penna Firme, Thereza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonamigo, Euza Maria de Rezende Penna Firme, Thereza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Repetência escolar |
topic |
Repetência escolar |
description |
A preocupação central da presente pesquisa foi a de examinar, com certa profundidade, a visão que se tem do problema da repetência na 1a série do 1. grau. Partiu-se do pressuposto de que a solução de um problema depende do modo como ele é percebido pelas pessoas a ele diretamente ligadas. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, cujos dados foram coletados através de entrevistas e questionários aplicados a amostras de professores, especialistas, pais e alunos repetentes, selecionadas das escolas públicas estaduais de 1. grau de Porto Alegre. Os resultados permitiram caracterizar o aluno repetente de 1a série, identificar as causas da repetência e as providências tomadas pela escola para solucionar o problema, segundo a opinião dos informantes. |
publishDate |
1980 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1980 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-26T04:40:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234429 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000066008 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000066008 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 1980), p. 223-257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234429/2/000066008.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234429/1/000066008.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ecf2d4a940ccca51327cbd054de68bdb c21f1f053e7c0ceb74578782d1080f8c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487506834948097 |