Análise da repetência na 1. série do 1. grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonamigo, Euza Maria de Rezende
Data de Publicação: 1980
Outros Autores: Penna Firme, Thereza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234429
Resumo: A preocupação central da presente pesquisa foi a de examinar, com certa profundidade, a visão que se tem do problema da repetência na 1a série do 1. grau. Partiu-se do pressuposto de que a solução de um problema depende do modo como ele é percebido pelas pessoas a ele diretamente ligadas. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, cujos dados foram coletados através de entrevistas e questionários aplicados a amostras de professores, especialistas, pais e alunos repetentes, selecionadas das escolas públicas estaduais de 1. grau de Porto Alegre. Os resultados permitiram caracterizar o aluno repetente de 1a série, identificar as causas da repetência e as providências tomadas pela escola para solucionar o problema, segundo a opinião dos informantes.
id UFRGS-2_7e4229615b4b527814a51a855fe3a107
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234429
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonamigo, Euza Maria de RezendePenna Firme, Thereza2022-01-26T04:40:43Z19800100-3143http://hdl.handle.net/10183/234429000066008A preocupação central da presente pesquisa foi a de examinar, com certa profundidade, a visão que se tem do problema da repetência na 1a série do 1. grau. Partiu-se do pressuposto de que a solução de um problema depende do modo como ele é percebido pelas pessoas a ele diretamente ligadas. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, cujos dados foram coletados através de entrevistas e questionários aplicados a amostras de professores, especialistas, pais e alunos repetentes, selecionadas das escolas públicas estaduais de 1. grau de Porto Alegre. Os resultados permitiram caracterizar o aluno repetente de 1a série, identificar as causas da repetência e as providências tomadas pela escola para solucionar o problema, segundo a opinião dos informantes.The focus of this study was an in-depth examination of the views held concerning holding back first-grade children who fail ("repeating the grade"). The basic assumption was that the solution of a problem depends on how it is perceived by the people involved. This was a descriptive, exploratory study, with data collected through interviews and questionnaires with samples of teachers, experts, parents and "held back" children from elementary and junior-high public schools in Porto Alegre. The results allowed us to arrive at a profile of the first grade held-back child, the identification of possible causes of failure in the first grade, as well as the measures taken by the schools in order to solve the problems, according to the opinion of the subjects.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 1980), p. 223-257Repetência escolarAnálise da repetência na 1. série do 1. grauinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000066008.pdf.txt000066008.pdf.txtExtracted Texttext/plain75356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234429/2/000066008.pdf.txtecf2d4a940ccca51327cbd054de68bdbMD52ORIGINAL000066008.pdfTexto completoapplication/pdf665670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234429/1/000066008.pdfc21f1f053e7c0ceb74578782d1080f8cMD5110183/2344292022-02-22 05:01:14.873694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234429Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:01:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da repetência na 1. série do 1. grau
title Análise da repetência na 1. série do 1. grau
spellingShingle Análise da repetência na 1. série do 1. grau
Bonamigo, Euza Maria de Rezende
Repetência escolar
title_short Análise da repetência na 1. série do 1. grau
title_full Análise da repetência na 1. série do 1. grau
title_fullStr Análise da repetência na 1. série do 1. grau
title_full_unstemmed Análise da repetência na 1. série do 1. grau
title_sort Análise da repetência na 1. série do 1. grau
author Bonamigo, Euza Maria de Rezende
author_facet Bonamigo, Euza Maria de Rezende
Penna Firme, Thereza
author_role author
author2 Penna Firme, Thereza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonamigo, Euza Maria de Rezende
Penna Firme, Thereza
dc.subject.por.fl_str_mv Repetência escolar
topic Repetência escolar
description A preocupação central da presente pesquisa foi a de examinar, com certa profundidade, a visão que se tem do problema da repetência na 1a série do 1. grau. Partiu-se do pressuposto de que a solução de um problema depende do modo como ele é percebido pelas pessoas a ele diretamente ligadas. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, cujos dados foram coletados através de entrevistas e questionários aplicados a amostras de professores, especialistas, pais e alunos repetentes, selecionadas das escolas públicas estaduais de 1. grau de Porto Alegre. Os resultados permitiram caracterizar o aluno repetente de 1a série, identificar as causas da repetência e as providências tomadas pela escola para solucionar o problema, segundo a opinião dos informantes.
publishDate 1980
dc.date.issued.fl_str_mv 1980
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T04:40:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234429
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000066008
identifier_str_mv 0100-3143
000066008
url http://hdl.handle.net/10183/234429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 3 (set./dez. 1980), p. 223-257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234429/2/000066008.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234429/1/000066008.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ecf2d4a940ccca51327cbd054de68bdb
c21f1f053e7c0ceb74578782d1080f8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487506834948097