Entendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administração

Bibliographic Details
Main Author: Lemos, Igor Gheno
Publication Date: 2021
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/237827
Summary: A graduação em administração tem apresentado lacunas no desenvolvimento prático dos alunos e, em função disso, esse estudo buscou compreender sobre a possibilidade da execução de um serviço de consultoria no modelo de “serviço-escola” para Micro e Pequenas Empresas para atender essa necessidade, analisando os impactos em todos os envolvidos. Para analisar a percepção de formandos e formados da na graduação em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi feita uma pesquisa quantitativa analisando as respostas de 112 na sua avaliação sobre a percepção sobre a orientação prática do curso e suas as principais experiências durante a graduação contribuíram para o desenvolvimento de conhecimento, competências e para sua função atual. Concomitante a isso, o estudo buscou entender , por meio de uma pesquisa qualitativa com 13 entrevistas semiestruturadas com professores, voluntários e empresários do projeto SOS PME, criado para assessorar empresas em situação emergencial em função da pandemia da COVID-19, a necessidade de um serviço de consultoria como metodologia ativa no modelo de serviço-escola para atendimento a Micro e Pequenas Empresas como medida de capacitar os alunos durante a graduação, promovendo seu desenvolvimento em contato com a realidade. Após a coleta, os dados foram analisados e cruzados, buscando compreender as principais lacunas do aprendizado prático na graduação com as necessidades de atendimento e consultoria dos empresários. Foi possível concluir que as metodologias aplicadas durante a graduação na graduação em administração na UFRGS não são suficientes para o desenvolvimento prático. Em contrapartida, pode ser observado que a consultoria por graduandos e graduados para pequenas negócios tem uma contribuição extremamente relevante na experiência do consultor e para o empresário.
id UFRGS-2_80783b8705ba9b3d9f3cf18dbe1b3e9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237827
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lemos, Igor GhenoBrauner, Daniela Francisco2022-04-27T04:44:55Z2021http://hdl.handle.net/10183/237827001139979A graduação em administração tem apresentado lacunas no desenvolvimento prático dos alunos e, em função disso, esse estudo buscou compreender sobre a possibilidade da execução de um serviço de consultoria no modelo de “serviço-escola” para Micro e Pequenas Empresas para atender essa necessidade, analisando os impactos em todos os envolvidos. Para analisar a percepção de formandos e formados da na graduação em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi feita uma pesquisa quantitativa analisando as respostas de 112 na sua avaliação sobre a percepção sobre a orientação prática do curso e suas as principais experiências durante a graduação contribuíram para o desenvolvimento de conhecimento, competências e para sua função atual. Concomitante a isso, o estudo buscou entender , por meio de uma pesquisa qualitativa com 13 entrevistas semiestruturadas com professores, voluntários e empresários do projeto SOS PME, criado para assessorar empresas em situação emergencial em função da pandemia da COVID-19, a necessidade de um serviço de consultoria como metodologia ativa no modelo de serviço-escola para atendimento a Micro e Pequenas Empresas como medida de capacitar os alunos durante a graduação, promovendo seu desenvolvimento em contato com a realidade. Após a coleta, os dados foram analisados e cruzados, buscando compreender as principais lacunas do aprendizado prático na graduação com as necessidades de atendimento e consultoria dos empresários. Foi possível concluir que as metodologias aplicadas durante a graduação na graduação em administração na UFRGS não são suficientes para o desenvolvimento prático. Em contrapartida, pode ser observado que a consultoria por graduandos e graduados para pequenas negócios tem uma contribuição extremamente relevante na experiência do consultor e para o empresário.The undergraduate course in administration has presented gaps in the practical development of students and, because of this, this study sought to understand about the possibility of implementing a consulting service in the model of "service-school" for Micro and Small Enterprises to meet this need, analyzing the impacts on all involved. To analyze the perception of graduates and graduates of the undergraduate course in administration at the Federal University of Rio Grande do Sul, a quantitative survey was carried out analyzing the answers of 112 in their evaluation about the perception about the practical orientation of the course and their main experiences during the undergraduate course that contributed to the development of knowledge, competencies and for their current function. Concomitantly, the study sought to understand, by means of a qualitative survey with 13 semi-structured interviews with professors, volunteers and entrepreneurs of the SOS PME project, created to advise companies in emergency situations due to the COVID-19 pandemic, the need for a consulting service as an active methodology in the service-school model for attending Micro and Small Enterprises as a measure to capacitate students during graduation, promoting their development in contact with reality. After collection, the data was analyzed and crossreferenced, seeking to understand the main gaps in the practical learning during graduation with the needs of service and consulting of entrepreneurs. It was possible to conclude that the methodologies applied during the undergraduate course in administration at UFRGS are not sufficient for practical development. On the other hand, it can be observed that consulting by undergraduates and graduates for small businesses has an extremely relevant contribution to the consultant's experience and to the entrepreneur.application/pdfporCurso de administraçãoConsultoriaMicro e pequenas empresasAdministração de empresasBachelor’s in administrationService-schoolActive methodologiesConsultingMicro and small businessesEntendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139979.pdf.txt001139979.pdf.txtExtracted Texttext/plain248945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237827/2/001139979.pdf.txt672340d48b2e4b4d70358d9c098ce690MD52ORIGINAL001139979.pdfTexto completoapplication/pdf1911589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237827/1/001139979.pdf05576e9cce4fd45cf8b1581ddac4e34fMD5110183/2378272022-12-01 05:51:44.538222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237827Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:51:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administração
title Entendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administração
spellingShingle Entendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administração
Lemos, Igor Gheno
Curso de administração
Consultoria
Micro e pequenas empresas
Administração de empresas
Bachelor’s in administration
Service-school
Active methodologies
Consulting
Micro and small businesses
title_short Entendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administração
title_full Entendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administração
title_fullStr Entendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administração
title_full_unstemmed Entendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administração
title_sort Entendimento da necessidade de um serviço de consultoria "serviço-escola" para atendimentos a micro e pequenas empresas por graduandos da administração
author Lemos, Igor Gheno
author_facet Lemos, Igor Gheno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Igor Gheno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brauner, Daniela Francisco
contributor_str_mv Brauner, Daniela Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de administração
Consultoria
Micro e pequenas empresas
Administração de empresas
topic Curso de administração
Consultoria
Micro e pequenas empresas
Administração de empresas
Bachelor’s in administration
Service-school
Active methodologies
Consulting
Micro and small businesses
dc.subject.eng.fl_str_mv Bachelor’s in administration
Service-school
Active methodologies
Consulting
Micro and small businesses
description A graduação em administração tem apresentado lacunas no desenvolvimento prático dos alunos e, em função disso, esse estudo buscou compreender sobre a possibilidade da execução de um serviço de consultoria no modelo de “serviço-escola” para Micro e Pequenas Empresas para atender essa necessidade, analisando os impactos em todos os envolvidos. Para analisar a percepção de formandos e formados da na graduação em administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi feita uma pesquisa quantitativa analisando as respostas de 112 na sua avaliação sobre a percepção sobre a orientação prática do curso e suas as principais experiências durante a graduação contribuíram para o desenvolvimento de conhecimento, competências e para sua função atual. Concomitante a isso, o estudo buscou entender , por meio de uma pesquisa qualitativa com 13 entrevistas semiestruturadas com professores, voluntários e empresários do projeto SOS PME, criado para assessorar empresas em situação emergencial em função da pandemia da COVID-19, a necessidade de um serviço de consultoria como metodologia ativa no modelo de serviço-escola para atendimento a Micro e Pequenas Empresas como medida de capacitar os alunos durante a graduação, promovendo seu desenvolvimento em contato com a realidade. Após a coleta, os dados foram analisados e cruzados, buscando compreender as principais lacunas do aprendizado prático na graduação com as necessidades de atendimento e consultoria dos empresários. Foi possível concluir que as metodologias aplicadas durante a graduação na graduação em administração na UFRGS não são suficientes para o desenvolvimento prático. Em contrapartida, pode ser observado que a consultoria por graduandos e graduados para pequenas negócios tem uma contribuição extremamente relevante na experiência do consultor e para o empresário.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-27T04:44:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237827
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139979
url http://hdl.handle.net/10183/237827
identifier_str_mv 001139979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237827/2/001139979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237827/1/001139979.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 672340d48b2e4b4d70358d9c098ce690
05576e9cce4fd45cf8b1581ddac4e34f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486988906561536