Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148394 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo compreender os recursos e ferramentas de educação à distância, a fim de subsidiar a construção de um modelo pedagógico para o curso de Engenharia de Avaliações Imobiliárias, a ser desenvolvido e implementado pela Tecsys Engenharia. Foi realizada uma pesquisa, composta de uma etapa exploratória, a qual procurou identificar percepções de egressos de cursos à distância, e uma quantitativa, que trouxe percepções de egressos de cursos de Engenharia de Avaliações Imobiliárias presenciais. Os resultados evidenciaram a importância da construção de um ambiente virtual que respeite as diferentes necessidades dos alunos, além da importância do papel do professor em um curso à distância. Além disso, evidenciou-se a necessidade de disponibilização de recursos didáticos, como vídeos e exercícios, bem como de ferramentas de comunicação, como chats e fóruns, e a utilização de ferramentas de medição e acompanhamento da qualidade da interação entre os participantes. |
id |
UFRGS-2_807b3c17eee735a5a46cf7aa78b143a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148394 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, André Luiz BraatzCloss, Lisiane Quadrado2016-09-27T02:13:13Z2016http://hdl.handle.net/10183/148394001002111O presente estudo teve como objetivo compreender os recursos e ferramentas de educação à distância, a fim de subsidiar a construção de um modelo pedagógico para o curso de Engenharia de Avaliações Imobiliárias, a ser desenvolvido e implementado pela Tecsys Engenharia. Foi realizada uma pesquisa, composta de uma etapa exploratória, a qual procurou identificar percepções de egressos de cursos à distância, e uma quantitativa, que trouxe percepções de egressos de cursos de Engenharia de Avaliações Imobiliárias presenciais. Os resultados evidenciaram a importância da construção de um ambiente virtual que respeite as diferentes necessidades dos alunos, além da importância do papel do professor em um curso à distância. Além disso, evidenciou-se a necessidade de disponibilização de recursos didáticos, como vídeos e exercícios, bem como de ferramentas de comunicação, como chats e fóruns, e a utilização de ferramentas de medição e acompanhamento da qualidade da interação entre os participantes.application/pdfporEducação a distância (EaD)Modelo pedagógico de educaçãoAspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenhariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002111.pdf001002111.pdfTexto completoapplication/pdf1555537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/1/001002111.pdf9dd45fd0692a9e448a01cc8d5802f79eMD51TEXT001002111.pdf.txt001002111.pdf.txtExtracted Texttext/plain138025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/2/001002111.pdf.txt9eb9c091ca478bd12d42237ca6f911b3MD52THUMBNAIL001002111.pdf.jpg001002111.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/3/001002111.pdf.jpg185356b92fb242626b913d333cdc5846MD5310183/1483942018-10-29 08:57:29.249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148394Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:57:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia |
title |
Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia |
spellingShingle |
Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia Carvalho, André Luiz Braatz Educação a distância (EaD) Modelo pedagógico de educação |
title_short |
Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia |
title_full |
Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia |
title_fullStr |
Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia |
title_full_unstemmed |
Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia |
title_sort |
Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia |
author |
Carvalho, André Luiz Braatz |
author_facet |
Carvalho, André Luiz Braatz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, André Luiz Braatz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Closs, Lisiane Quadrado |
contributor_str_mv |
Closs, Lisiane Quadrado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância (EaD) Modelo pedagógico de educação |
topic |
Educação a distância (EaD) Modelo pedagógico de educação |
description |
O presente estudo teve como objetivo compreender os recursos e ferramentas de educação à distância, a fim de subsidiar a construção de um modelo pedagógico para o curso de Engenharia de Avaliações Imobiliárias, a ser desenvolvido e implementado pela Tecsys Engenharia. Foi realizada uma pesquisa, composta de uma etapa exploratória, a qual procurou identificar percepções de egressos de cursos à distância, e uma quantitativa, que trouxe percepções de egressos de cursos de Engenharia de Avaliações Imobiliárias presenciais. Os resultados evidenciaram a importância da construção de um ambiente virtual que respeite as diferentes necessidades dos alunos, além da importância do papel do professor em um curso à distância. Além disso, evidenciou-se a necessidade de disponibilização de recursos didáticos, como vídeos e exercícios, bem como de ferramentas de comunicação, como chats e fóruns, e a utilização de ferramentas de medição e acompanhamento da qualidade da interação entre os participantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-27T02:13:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148394 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001002111 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148394 |
identifier_str_mv |
001002111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/1/001002111.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/2/001002111.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/3/001002111.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9dd45fd0692a9e448a01cc8d5802f79e 9eb9c091ca478bd12d42237ca6f911b3 185356b92fb242626b913d333cdc5846 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486854505332736 |