Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, André Luiz Braatz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148394
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender os recursos e ferramentas de educação à distância, a fim de subsidiar a construção de um modelo pedagógico para o curso de Engenharia de Avaliações Imobiliárias, a ser desenvolvido e implementado pela Tecsys Engenharia. Foi realizada uma pesquisa, composta de uma etapa exploratória, a qual procurou identificar percepções de egressos de cursos à distância, e uma quantitativa, que trouxe percepções de egressos de cursos de Engenharia de Avaliações Imobiliárias presenciais. Os resultados evidenciaram a importância da construção de um ambiente virtual que respeite as diferentes necessidades dos alunos, além da importância do papel do professor em um curso à distância. Além disso, evidenciou-se a necessidade de disponibilização de recursos didáticos, como vídeos e exercícios, bem como de ferramentas de comunicação, como chats e fóruns, e a utilização de ferramentas de medição e acompanhamento da qualidade da interação entre os participantes.
id UFRGS-2_807b3c17eee735a5a46cf7aa78b143a3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148394
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, André Luiz BraatzCloss, Lisiane Quadrado2016-09-27T02:13:13Z2016http://hdl.handle.net/10183/148394001002111O presente estudo teve como objetivo compreender os recursos e ferramentas de educação à distância, a fim de subsidiar a construção de um modelo pedagógico para o curso de Engenharia de Avaliações Imobiliárias, a ser desenvolvido e implementado pela Tecsys Engenharia. Foi realizada uma pesquisa, composta de uma etapa exploratória, a qual procurou identificar percepções de egressos de cursos à distância, e uma quantitativa, que trouxe percepções de egressos de cursos de Engenharia de Avaliações Imobiliárias presenciais. Os resultados evidenciaram a importância da construção de um ambiente virtual que respeite as diferentes necessidades dos alunos, além da importância do papel do professor em um curso à distância. Além disso, evidenciou-se a necessidade de disponibilização de recursos didáticos, como vídeos e exercícios, bem como de ferramentas de comunicação, como chats e fóruns, e a utilização de ferramentas de medição e acompanhamento da qualidade da interação entre os participantes.application/pdfporEducação a distância (EaD)Modelo pedagógico de educaçãoAspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenhariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002111.pdf001002111.pdfTexto completoapplication/pdf1555537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/1/001002111.pdf9dd45fd0692a9e448a01cc8d5802f79eMD51TEXT001002111.pdf.txt001002111.pdf.txtExtracted Texttext/plain138025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/2/001002111.pdf.txt9eb9c091ca478bd12d42237ca6f911b3MD52THUMBNAIL001002111.pdf.jpg001002111.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/3/001002111.pdf.jpg185356b92fb242626b913d333cdc5846MD5310183/1483942018-10-29 08:57:29.249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148394Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:57:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia
title Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia
spellingShingle Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia
Carvalho, André Luiz Braatz
Educação a distância (EaD)
Modelo pedagógico de educação
title_short Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia
title_full Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia
title_fullStr Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia
title_full_unstemmed Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia
title_sort Aspectos importantes para a construção do modelo pedagógico de cursos à distância de engenharia de avaliações imobiliárias oela Tecsys Engenharia
author Carvalho, André Luiz Braatz
author_facet Carvalho, André Luiz Braatz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, André Luiz Braatz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
contributor_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância (EaD)
Modelo pedagógico de educação
topic Educação a distância (EaD)
Modelo pedagógico de educação
description O presente estudo teve como objetivo compreender os recursos e ferramentas de educação à distância, a fim de subsidiar a construção de um modelo pedagógico para o curso de Engenharia de Avaliações Imobiliárias, a ser desenvolvido e implementado pela Tecsys Engenharia. Foi realizada uma pesquisa, composta de uma etapa exploratória, a qual procurou identificar percepções de egressos de cursos à distância, e uma quantitativa, que trouxe percepções de egressos de cursos de Engenharia de Avaliações Imobiliárias presenciais. Os resultados evidenciaram a importância da construção de um ambiente virtual que respeite as diferentes necessidades dos alunos, além da importância do papel do professor em um curso à distância. Além disso, evidenciou-se a necessidade de disponibilização de recursos didáticos, como vídeos e exercícios, bem como de ferramentas de comunicação, como chats e fóruns, e a utilização de ferramentas de medição e acompanhamento da qualidade da interação entre os participantes.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:13:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148394
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002111
url http://hdl.handle.net/10183/148394
identifier_str_mv 001002111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/1/001002111.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/2/001002111.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148394/3/001002111.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9dd45fd0692a9e448a01cc8d5802f79e
9eb9c091ca478bd12d42237ca6f911b3
185356b92fb242626b913d333cdc5846
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486854505332736