Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Paula Metz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni, Epstein, Daniel, Meyer, Daniel Derrossi, Lima, Evelyn Gonçalves, Silva, Karina Heck da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173918
Resumo: Este artigo apresenta dois estudos independentes que têm como objetivo investigar como uma ferramenta baseada em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional (SOBEK) pode contribuir no processo de construção de conceitos científicos por estudantes do Ensino Fundamental. Os estudos foram realizados através de pesquisa quasi-experimental com aplicação de pré-teste e pós-teste, utilizando grupos controle não equivalentes. Textos refutacionais de pesquisas já publicadas foram utilizados nas intervenções, assim como testes de performance correspondentes aos textos. Os conceitos abordados foram energia e natureza particulada da matéria. Os estudos foram conduzidos em duas turmas de 9o ano de uma escola municipal no sul do Brasil. Análises estatísticas do desempenho nos testes mostraram melhora significativa dos estudantes que utilizaram o SOBEK como suporte para estudo dos textos. Investigações mais detalhadas são necessárias para identificar a ocorrência e extensão das modificações na estrutura conceitual dos estudantes e sua relação com a estratégia proposta.
id UFRGS-2_80a75ddc4b682125bc082cf0e1b224eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173918
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Ana Paula MetzReategui, Eliseo BerniEpstein, DanielMeyer, Daniel DerrossiLima, Evelyn GonçalvesSilva, Karina Heck da2018-03-27T02:31:26Z20171516-7313http://hdl.handle.net/10183/173918001061601Este artigo apresenta dois estudos independentes que têm como objetivo investigar como uma ferramenta baseada em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional (SOBEK) pode contribuir no processo de construção de conceitos científicos por estudantes do Ensino Fundamental. Os estudos foram realizados através de pesquisa quasi-experimental com aplicação de pré-teste e pós-teste, utilizando grupos controle não equivalentes. Textos refutacionais de pesquisas já publicadas foram utilizados nas intervenções, assim como testes de performance correspondentes aos textos. Os conceitos abordados foram energia e natureza particulada da matéria. Os estudos foram conduzidos em duas turmas de 9o ano de uma escola municipal no sul do Brasil. Análises estatísticas do desempenho nos testes mostraram melhora significativa dos estudantes que utilizaram o SOBEK como suporte para estudo dos textos. Investigações mais detalhadas são necessárias para identificar a ocorrência e extensão das modificações na estrutura conceitual dos estudantes e sua relação com a estratégia proposta.This work presents two independent studies that aim to investigate how a tool based on text mining and multi-representational graphical presentation (SOBEK) can contribute to the process of constructing scientific concepts from text by elementary school students. The studies were conducted in a quasi-experimental design with application of pre-test and post-tests with non-equivalent control groups. Refutational texts from published researches were used, as well as the corresponding performance tests about each text. The concepts covered are energy and the particulate nature of matter. Performed in a municipal school in Southern Brazil, the studies included two classes of 8th grade students. Statistical analysis of scores performed by students in tests show significant improvements in student´s performance that used the SOBEK tool as support for the study of text. More detailed studies are needed to identify the occurrence and extent of possible changes in students´ conceptual structure supported by the proposed approach.application/pdfporCiência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 1 (2017), p. 91-109Tecnologia educacionalEscritaTextoTechnology in educationSOBEKScience teachingScientific conceptElementary schoolEmprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061601.pdf001061601.pdfTexto completoapplication/pdf405608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173918/1/001061601.pdfaa14c6a854f376a33b3e1749c5eddf26MD51TEXT001061601.pdf.txt001061601.pdf.txtExtracted Texttext/plain56974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173918/2/001061601.pdf.txt971ee9663d13bffe0f0b495d85fdb562MD52THUMBNAIL001061601.pdf.jpg001061601.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173918/3/001061601.pdf.jpg54558be364ed0071223c65f9cdff6892MD5310183/1739182021-11-20 06:05:49.083249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173918Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:05:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamental
title Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamental
spellingShingle Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamental
Costa, Ana Paula Metz
Tecnologia educacional
Escrita
Texto
Technology in education
SOBEK
Science teaching
Scientific concept
Elementary school
title_short Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamental
title_full Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamental
title_fullStr Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamental
title_full_unstemmed Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamental
title_sort Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no ensino fundamental
author Costa, Ana Paula Metz
author_facet Costa, Ana Paula Metz
Reategui, Eliseo Berni
Epstein, Daniel
Meyer, Daniel Derrossi
Lima, Evelyn Gonçalves
Silva, Karina Heck da
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
Epstein, Daniel
Meyer, Daniel Derrossi
Lima, Evelyn Gonçalves
Silva, Karina Heck da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Paula Metz
Reategui, Eliseo Berni
Epstein, Daniel
Meyer, Daniel Derrossi
Lima, Evelyn Gonçalves
Silva, Karina Heck da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Escrita
Texto
topic Tecnologia educacional
Escrita
Texto
Technology in education
SOBEK
Science teaching
Scientific concept
Elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology in education
SOBEK
Science teaching
Scientific concept
Elementary school
description Este artigo apresenta dois estudos independentes que têm como objetivo investigar como uma ferramenta baseada em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional (SOBEK) pode contribuir no processo de construção de conceitos científicos por estudantes do Ensino Fundamental. Os estudos foram realizados através de pesquisa quasi-experimental com aplicação de pré-teste e pós-teste, utilizando grupos controle não equivalentes. Textos refutacionais de pesquisas já publicadas foram utilizados nas intervenções, assim como testes de performance correspondentes aos textos. Os conceitos abordados foram energia e natureza particulada da matéria. Os estudos foram conduzidos em duas turmas de 9o ano de uma escola municipal no sul do Brasil. Análises estatísticas do desempenho nos testes mostraram melhora significativa dos estudantes que utilizaram o SOBEK como suporte para estudo dos textos. Investigações mais detalhadas são necessárias para identificar a ocorrência e extensão das modificações na estrutura conceitual dos estudantes e sua relação com a estratégia proposta.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-27T02:31:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173918
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061601
identifier_str_mv 1516-7313
001061601
url http://hdl.handle.net/10183/173918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 1 (2017), p. 91-109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173918/1/001061601.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173918/2/001061601.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173918/3/001061601.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa14c6a854f376a33b3e1749c5eddf26
971ee9663d13bffe0f0b495d85fdb562
54558be364ed0071223c65f9cdff6892
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224940729401344