“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254796 |
Resumo: | Este estudo objetivou descrever a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais, por meio do experimento “Operação Sanduíche”, aplicado na disciplina de Tópicos Especiais de Contabilidade Gerencial, do último semestre de Ciências Contábeis, entre 2018 e 2019. Consideraram-se as seguintes etapas da Contabilidade Gerencial: planejamento e orçamento; produção e cálculo do custo e da precificação de sanduíches naturais; venda; e análise de desempenho. As bases foram a prática e a análise de percepções, mediante levantamento junto aos estudantes, os quais evidenciaram ser possível desenvolver competências e habilidades quanto aos aspectos contábil, financeiro, de influenciar pessoas, negócios, liderança, ética, integridade e profissionalismo; e reduzir a lacuna entre a teoria e o universo profissional. Este estudo apresentou uma metodologia ativa de aprendizagem para ser utilizada na formação de contadores gerenciais, possibilitando que o docente aplique atividades que aproximem o estudante do mundo prático e profissional. |
id |
UFRGS-2_81220cae85ead303419f108eae44cf7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254796 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carraro, Wendy Beatriz Witt HaddadCarraro, Ivy Lima Prietto Von Kurrle2023-02-14T03:22:12Z20221982-5587http://hdl.handle.net/10183/254796001162550Este estudo objetivou descrever a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais, por meio do experimento “Operação Sanduíche”, aplicado na disciplina de Tópicos Especiais de Contabilidade Gerencial, do último semestre de Ciências Contábeis, entre 2018 e 2019. Consideraram-se as seguintes etapas da Contabilidade Gerencial: planejamento e orçamento; produção e cálculo do custo e da precificação de sanduíches naturais; venda; e análise de desempenho. As bases foram a prática e a análise de percepções, mediante levantamento junto aos estudantes, os quais evidenciaram ser possível desenvolver competências e habilidades quanto aos aspectos contábil, financeiro, de influenciar pessoas, negócios, liderança, ética, integridade e profissionalismo; e reduzir a lacuna entre a teoria e o universo profissional. Este estudo apresentou uma metodologia ativa de aprendizagem para ser utilizada na formação de contadores gerenciais, possibilitando que o docente aplique atividades que aproximem o estudante do mundo prático e profissional.This study aimed to describe the application of an active learning methodology for future management accountants, by means of the "Operation Sandwich" experiment, applied in the discipline of Special Management Accounting Topics, of Accounting Sciences course last semester, between 2018 and 2019. The following steps in the Managerial Accounting were considered: planning and budget; natural sandwiches production and cost and pricing calculation; sale; and performance analysis. The foundations were the practice and the analysis of perceptions, by means of a survey among students, which showed that it was possible to develop skills and abilities regarding accounting, financial, influencing people, business, leadership, ethics, integrity and professionalism; and to reduce the gap between theory and the professional universe. This study presented an active learning methodology to be used for managerial counters training, enabling teachers to apply activities that bring the student closer to the practical and professional world.Este estudio tuvo como objetivo describir la aplicación de una metodología de aprendizaje activo para futuros contadores de gestión, a través del experimento "Operación Sandwich", aplicado en la disciplina de Temas Especiales de Contabilidad de Gestión, del último semestre de Ciencias Contables, entre 2018 y 2019. Se consideraron las siguientes etapas de la contabilidad de gestión: planificación y presupuestación; producción y cálculo del costo y el precio de los sándwiches naturales; venta; análisis de rendimiento. Las bases fueron la práctica y análisis de percepciones, a través de una encuesta con los estudiantes, que mostró que era posible desarrollar habilidades y destrezas respecto a la contabilidad, finanzas, influir en las personas, negocios, liderazgo, ética, integridad y profesionalismo; y reducir la brecha entre la teoría y el universo profesional. Este estudio presentó una metodología de aprendizaje activo para ser utilizada en la formación de contadores de gestión, permitiendo a los profesores aplicar actividades que acerquen a los estudiantes al mundo práctico y profesional.application/pdfporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2022. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2022), p. 2596-2613Contabilidade gerencialAprendizagemMetodologiaManaging accountingLearningActive methodologyCompetenceGestión de la contabilidadAprenderMetodología activaCapacidades“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais"Operación sandwich" : metodología de aprendizaje activa para futuros contadores de gestión"Operation sandwich" : active learning methodology for future managerial accountantsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162550.pdf.txt001162550.pdf.txtExtracted Texttext/plain51024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/4/001162550.pdf.txt620f72f6cc83485d4034f848283a84e6MD54001162550-02.pdf.txt001162550-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain51867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/5/001162550-02.pdf.txt2a418e8911c4e3106e020f5d2596691cMD55001162550-03.pdf.txt001162550-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain48975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/6/001162550-03.pdf.txt66018ecc28f849dbea17e9ecaa6477b9MD56ORIGINAL001162550.pdfTexto completoapplication/pdf317324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/1/001162550.pdf9ea89a8af01ba1ecfe28217a2a639c90MD51001162550-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf313685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/2/001162550-02.pdf194a0be4f0fe04094ee5505ae6cd744aMD52001162550-03.pdfTexto completo (inglês)application/pdf300059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/3/001162550-03.pdfed3687e63ce9e847ab32c91bf3e2147cMD5310183/2547962024-05-25 06:49:48.957093oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254796Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:49:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
"Operación sandwich" : metodología de aprendizaje activa para futuros contadores de gestión |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
"Operation sandwich" : active learning methodology for future managerial accountants |
title |
“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais |
spellingShingle |
“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad Contabilidade gerencial Aprendizagem Metodologia Managing accounting Learning Active methodology Competence Gestión de la contabilidad Aprender Metodología activa Capacidades |
title_short |
“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais |
title_full |
“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais |
title_fullStr |
“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais |
title_full_unstemmed |
“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais |
title_sort |
“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais |
author |
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad |
author_facet |
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Ivy Lima Prietto Von Kurrle |
author_role |
author |
author2 |
Carraro, Ivy Lima Prietto Von Kurrle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Ivy Lima Prietto Von Kurrle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade gerencial Aprendizagem Metodologia |
topic |
Contabilidade gerencial Aprendizagem Metodologia Managing accounting Learning Active methodology Competence Gestión de la contabilidad Aprender Metodología activa Capacidades |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Managing accounting Learning Active methodology Competence |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Gestión de la contabilidad Aprender Metodología activa Capacidades |
description |
Este estudo objetivou descrever a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais, por meio do experimento “Operação Sanduíche”, aplicado na disciplina de Tópicos Especiais de Contabilidade Gerencial, do último semestre de Ciências Contábeis, entre 2018 e 2019. Consideraram-se as seguintes etapas da Contabilidade Gerencial: planejamento e orçamento; produção e cálculo do custo e da precificação de sanduíches naturais; venda; e análise de desempenho. As bases foram a prática e a análise de percepções, mediante levantamento junto aos estudantes, os quais evidenciaram ser possível desenvolver competências e habilidades quanto aos aspectos contábil, financeiro, de influenciar pessoas, negócios, liderança, ética, integridade e profissionalismo; e reduzir a lacuna entre a teoria e o universo profissional. Este estudo apresentou uma metodologia ativa de aprendizagem para ser utilizada na formação de contadores gerenciais, possibilitando que o docente aplique atividades que aproximem o estudante do mundo prático e profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-14T03:22:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254796 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5587 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162550 |
identifier_str_mv |
1982-5587 001162550 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2022. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2022), p. 2596-2613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/4/001162550.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/5/001162550-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/6/001162550-03.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/1/001162550.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/2/001162550-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/3/001162550-03.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
620f72f6cc83485d4034f848283a84e6 2a418e8911c4e3106e020f5d2596691c 66018ecc28f849dbea17e9ecaa6477b9 9ea89a8af01ba1ecfe28217a2a639c90 194a0be4f0fe04094ee5505ae6cd744a ed3687e63ce9e847ab32c91bf3e2147c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225081395871744 |