“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carraro, Ivy Lima Prietto Von Kurrle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254796
Resumo: Este estudo objetivou descrever a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais, por meio do experimento “Operação Sanduíche”, aplicado na disciplina de Tópicos Especiais de Contabilidade Gerencial, do último semestre de Ciências Contábeis, entre 2018 e 2019. Consideraram-se as seguintes etapas da Contabilidade Gerencial: planejamento e orçamento; produção e cálculo do custo e da precificação de sanduíches naturais; venda; e análise de desempenho. As bases foram a prática e a análise de percepções, mediante levantamento junto aos estudantes, os quais evidenciaram ser possível desenvolver competências e habilidades quanto aos aspectos contábil, financeiro, de influenciar pessoas, negócios, liderança, ética, integridade e profissionalismo; e reduzir a lacuna entre a teoria e o universo profissional. Este estudo apresentou uma metodologia ativa de aprendizagem para ser utilizada na formação de contadores gerenciais, possibilitando que o docente aplique atividades que aproximem o estudante do mundo prático e profissional.
id UFRGS-2_81220cae85ead303419f108eae44cf7f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254796
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carraro, Wendy Beatriz Witt HaddadCarraro, Ivy Lima Prietto Von Kurrle2023-02-14T03:22:12Z20221982-5587http://hdl.handle.net/10183/254796001162550Este estudo objetivou descrever a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais, por meio do experimento “Operação Sanduíche”, aplicado na disciplina de Tópicos Especiais de Contabilidade Gerencial, do último semestre de Ciências Contábeis, entre 2018 e 2019. Consideraram-se as seguintes etapas da Contabilidade Gerencial: planejamento e orçamento; produção e cálculo do custo e da precificação de sanduíches naturais; venda; e análise de desempenho. As bases foram a prática e a análise de percepções, mediante levantamento junto aos estudantes, os quais evidenciaram ser possível desenvolver competências e habilidades quanto aos aspectos contábil, financeiro, de influenciar pessoas, negócios, liderança, ética, integridade e profissionalismo; e reduzir a lacuna entre a teoria e o universo profissional. Este estudo apresentou uma metodologia ativa de aprendizagem para ser utilizada na formação de contadores gerenciais, possibilitando que o docente aplique atividades que aproximem o estudante do mundo prático e profissional.This study aimed to describe the application of an active learning methodology for future management accountants, by means of the "Operation Sandwich" experiment, applied in the discipline of Special Management Accounting Topics, of Accounting Sciences course last semester, between 2018 and 2019. The following steps in the Managerial Accounting were considered: planning and budget; natural sandwiches production and cost and pricing calculation; sale; and performance analysis. The foundations were the practice and the analysis of perceptions, by means of a survey among students, which showed that it was possible to develop skills and abilities regarding accounting, financial, influencing people, business, leadership, ethics, integrity and professionalism; and to reduce the gap between theory and the professional universe. This study presented an active learning methodology to be used for managerial counters training, enabling teachers to apply activities that bring the student closer to the practical and professional world.Este estudio tuvo como objetivo describir la aplicación de una metodología de aprendizaje activo para futuros contadores de gestión, a través del experimento "Operación Sandwich", aplicado en la disciplina de Temas Especiales de Contabilidad de Gestión, del último semestre de Ciencias Contables, entre 2018 y 2019. Se consideraron las siguientes etapas de la contabilidad de gestión: planificación y presupuestación; producción y cálculo del costo y el precio de los sándwiches naturales; venta; análisis de rendimiento. Las bases fueron la práctica y análisis de percepciones, a través de una encuesta con los estudiantes, que mostró que era posible desarrollar habilidades y destrezas respecto a la contabilidad, finanzas, influir en las personas, negocios, liderazgo, ética, integridad y profesionalismo; y reducir la brecha entre la teoría y el universo profesional. Este estudio presentó una metodología de aprendizaje activo para ser utilizada en la formación de contadores de gestión, permitiendo a los profesores aplicar actividades que acerquen a los estudiantes al mundo práctico y profesional.application/pdfporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2022. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2022), p. 2596-2613Contabilidade gerencialAprendizagemMetodologiaManaging accountingLearningActive methodologyCompetenceGestión de la contabilidadAprenderMetodología activaCapacidades“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais"Operación sandwich" : metodología de aprendizaje activa para futuros contadores de gestión"Operation sandwich" : active learning methodology for future managerial accountantsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162550.pdf.txt001162550.pdf.txtExtracted Texttext/plain51024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/4/001162550.pdf.txt620f72f6cc83485d4034f848283a84e6MD54001162550-02.pdf.txt001162550-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain51867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/5/001162550-02.pdf.txt2a418e8911c4e3106e020f5d2596691cMD55001162550-03.pdf.txt001162550-03.pdf.txtExtracted Texttext/plain48975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/6/001162550-03.pdf.txt66018ecc28f849dbea17e9ecaa6477b9MD56ORIGINAL001162550.pdfTexto completoapplication/pdf317324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/1/001162550.pdf9ea89a8af01ba1ecfe28217a2a639c90MD51001162550-02.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf313685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/2/001162550-02.pdf194a0be4f0fe04094ee5505ae6cd744aMD52001162550-03.pdfTexto completo (inglês)application/pdf300059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/3/001162550-03.pdfed3687e63ce9e847ab32c91bf3e2147cMD5310183/2547962024-05-25 06:49:48.957093oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254796Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:49:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais
dc.title.alternative.es.fl_str_mv "Operación sandwich" : metodología de aprendizaje activa para futuros contadores de gestión
dc.title.alternative.en.fl_str_mv "Operation sandwich" : active learning methodology for future managerial accountants
title “Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais
spellingShingle “Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Contabilidade gerencial
Aprendizagem
Metodologia
Managing accounting
Learning
Active methodology
Competence
Gestión de la contabilidad
Aprender
Metodología activa
Capacidades
title_short “Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais
title_full “Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais
title_fullStr “Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais
title_full_unstemmed “Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais
title_sort “Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais
author Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
author_facet Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Carraro, Ivy Lima Prietto Von Kurrle
author_role author
author2 Carraro, Ivy Lima Prietto Von Kurrle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Carraro, Ivy Lima Prietto Von Kurrle
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade gerencial
Aprendizagem
Metodologia
topic Contabilidade gerencial
Aprendizagem
Metodologia
Managing accounting
Learning
Active methodology
Competence
Gestión de la contabilidad
Aprender
Metodología activa
Capacidades
dc.subject.eng.fl_str_mv Managing accounting
Learning
Active methodology
Competence
dc.subject.spa.fl_str_mv Gestión de la contabilidad
Aprender
Metodología activa
Capacidades
description Este estudo objetivou descrever a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais, por meio do experimento “Operação Sanduíche”, aplicado na disciplina de Tópicos Especiais de Contabilidade Gerencial, do último semestre de Ciências Contábeis, entre 2018 e 2019. Consideraram-se as seguintes etapas da Contabilidade Gerencial: planejamento e orçamento; produção e cálculo do custo e da precificação de sanduíches naturais; venda; e análise de desempenho. As bases foram a prática e a análise de percepções, mediante levantamento junto aos estudantes, os quais evidenciaram ser possível desenvolver competências e habilidades quanto aos aspectos contábil, financeiro, de influenciar pessoas, negócios, liderança, ética, integridade e profissionalismo; e reduzir a lacuna entre a teoria e o universo profissional. Este estudo apresentou uma metodologia ativa de aprendizagem para ser utilizada na formação de contadores gerenciais, possibilitando que o docente aplique atividades que aproximem o estudante do mundo prático e profissional.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-14T03:22:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254796
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5587
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162550
identifier_str_mv 1982-5587
001162550
url http://hdl.handle.net/10183/254796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2022. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2022), p. 2596-2613
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/4/001162550.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/5/001162550-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/6/001162550-03.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/1/001162550.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/2/001162550-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254796/3/001162550-03.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 620f72f6cc83485d4034f848283a84e6
2a418e8911c4e3106e020f5d2596691c
66018ecc28f849dbea17e9ecaa6477b9
9ea89a8af01ba1ecfe28217a2a639c90
194a0be4f0fe04094ee5505ae6cd744a
ed3687e63ce9e847ab32c91bf3e2147c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225081395871744