A exposição como dispositivo na arte contemporânea : conexões entre o técnico e o simbólico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273793 |
Resumo: | No contexto cultural contemporâneo, marcado tanto pela globaliação, quanto pelos investimentos em ações de alcance micro-político, é necessário indagar sobre as conexões nem sempre visíveis que constituem a rede que forma o campo da arte contemporânea. Seguindo esta linha de pensamento, este artigo procura elaborar uma reflexão sobre o papel da exposição no campo artístico contemporâneo. Percebida como um fenômeno cultural que se manifesta como um instrumento de poder, a exposição é definida como "dispositivo", um conceito que permite ir além do dualismo entre o técnico e o simbólico, que muitas vezes norteia o debate sobre o tema. |
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Carvalho, Ana Maria Albani de2024-03-19T05:04:43Z20122238-5436http://hdl.handle.net/10183/273793000874113No contexto cultural contemporâneo, marcado tanto pela globaliação, quanto pelos investimentos em ações de alcance micro-político, é necessário indagar sobre as conexões nem sempre visíveis que constituem a rede que forma o campo da arte contemporânea. Seguindo esta linha de pensamento, este artigo procura elaborar uma reflexão sobre o papel da exposição no campo artístico contemporâneo. Percebida como um fenômeno cultural que se manifesta como um instrumento de poder, a exposição é definida como "dispositivo", um conceito que permite ir além do dualismo entre o técnico e o simbólico, que muitas vezes norteia o debate sobre o tema.In the contemporary cultural context, distinguished both by globalization and by investments in micropolitical actions, it becomes necessary to question the not always visible connections of the net that creates the contemporary art field. In this perspective, this article aims at discussing the role of the art exhibit in the contemporary art field. Viewed both as a cultural phenomenon and as an in- strument of power, the art exhibit is defined as dispositif, a concept that allows us to go beyond the dualism between the technical and the sybbolic, which often guides this debate.application/pdfporMuseologia & Interdisciplinaridade. Brasília, UnB, 2012. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2012), p. 47-58.Arte contemporanea : ExposicoesPoder simbólicoDispositivoArt exhibitContemporary artDispositifSymbolic powerA exposição como dispositivo na arte contemporânea : conexões entre o técnico e o simbólicoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000874113.pdf.txt000874113.pdf.txtExtracted Texttext/plain42502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273793/2/000874113.pdf.txt74d493d02e3b313e51de309130528b4dMD52ORIGINAL000874113.pdfTexto completoapplication/pdf400110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273793/1/000874113.pdff50669a0b8dd18893dc1605a8ab7588eMD5110183/2737932024-03-20 04:49:10.583592oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273793Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T07:49:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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