A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Taís
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223926
Resumo: Este artigo analisa processos de formação docente em Artes Cênicas na América e na Europa, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo deste estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de Teatro e Dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em Teatro e Dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países.
id UFRGS-2_860a5c39e24a8f06ab6ee259c7c2f8be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223926
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Taís2021-07-15T04:31:15Z20191415-3203http://hdl.handle.net/10183/223926001128610Este artigo analisa processos de formação docente em Artes Cênicas na América e na Europa, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo deste estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de Teatro e Dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em Teatro e Dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países.This paper analyses processes of teacher’s training in Performing Arts in America and Europe, focusing mainly on Italian and Brazilian cases. The objective of this comparative study is to problematize the strategies and models studied, pointing out their gaps and their productivity. We also present the analysis of data collected from a group of Brazilian Theatre and Dance teachers, which will be commented in order to guide the study of the training of performing arts professionals working in basic and informal education. Finally, we propose a reflective exercise on the choices that have been curricular, pedagogically and politically assumed within the scope of undergraduate degrees in theatre and dance in Brazil, if side by side with the teacher training of other countries.Este artículo analiza los procesos de formación docente en Artes Escénicas en America y Europa, centrándose principalmente en casos italianos y brasileños. El objetivo de este estudio comparativo es problematizar las estrategias y modelos estudiados, señalando sus brechas y su productividad. También presentamos el análisis de los datos recopilados de un grupo de maestros de Teatro y Danza brasileños, que serán recopilados y comentados para guiar el estudio de la formación de profesionales de las artes escénicas que trabajan en educación básica e informal. Finalmente, proponemos un ejercicio reflexivo sobre las opciones que se han asumido curricular, pedagógica y políticamente dentro del alcance de las licenciaturas en Teatro y Danza en Brasil, si están al lado de la formación docente de otros países.application/pdfporRepertorio : Teatro & Danca. Salvador. vol. 22, n. 33 (2019), p. 182-208Formação de professoresTeatroDançaBrasilItáliaTeacher’s trainingTheaterDanceBrazilItalyItaliaFormación docenteTeatroDanzaBrasilA formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativoThe teacher’s training in Theater and Dance in Brazil and Europe La formación docente en Teatro y Danza en Brasil y en Europa info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128610.pdf.txt001128610.pdf.txtExtracted Texttext/plain59946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223926/2/001128610.pdf.txt174c4c2c5cf372cd95e38025b3c0349aMD52ORIGINAL001128610.pdfTexto completoapplication/pdf457709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223926/1/001128610.pdfa24d6a5b5b47c9d0f7c12e21b1a0551cMD5110183/2239262021-08-18 04:28:40.580553oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223926Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:28:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teacher’s training in Theater and Dance in Brazil and Europe
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La formación docente en Teatro y Danza en Brasil y en Europa
title A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
spellingShingle A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
Ferreira, Taís
Formação de professores
Teatro
Dança
Brasil
Itália
Teacher’s training
Theater
Dance
Brazil
Italy
Italia
Formación docente
Teatro
Danza
Brasil
title_short A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
title_full A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
title_fullStr A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
title_full_unstemmed A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
title_sort A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
author Ferreira, Taís
author_facet Ferreira, Taís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Taís
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Teatro
Dança
Brasil
Itália
topic Formação de professores
Teatro
Dança
Brasil
Itália
Teacher’s training
Theater
Dance
Brazil
Italy
Italia
Formación docente
Teatro
Danza
Brasil
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher’s training
Theater
Dance
Brazil
Italy
Italia
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación docente
Teatro
Danza
Brasil
description Este artigo analisa processos de formação docente em Artes Cênicas na América e na Europa, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo deste estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de Teatro e Dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em Teatro e Dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-15T04:31:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223926
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-3203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128610
identifier_str_mv 1415-3203
001128610
url http://hdl.handle.net/10183/223926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Repertorio : Teatro & Danca. Salvador. vol. 22, n. 33 (2019), p. 182-208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223926/2/001128610.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223926/1/001128610.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 174c4c2c5cf372cd95e38025b3c0349a
a24d6a5b5b47c9d0f7c12e21b1a0551c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487477632106496