A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223926 |
Resumo: | Este artigo analisa processos de formação docente em Artes Cênicas na América e na Europa, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo deste estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de Teatro e Dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em Teatro e Dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países. |
id |
UFRGS-2_860a5c39e24a8f06ab6ee259c7c2f8be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223926 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Taís2021-07-15T04:31:15Z20191415-3203http://hdl.handle.net/10183/223926001128610Este artigo analisa processos de formação docente em Artes Cênicas na América e na Europa, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo deste estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de Teatro e Dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em Teatro e Dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países.This paper analyses processes of teacher’s training in Performing Arts in America and Europe, focusing mainly on Italian and Brazilian cases. The objective of this comparative study is to problematize the strategies and models studied, pointing out their gaps and their productivity. We also present the analysis of data collected from a group of Brazilian Theatre and Dance teachers, which will be commented in order to guide the study of the training of performing arts professionals working in basic and informal education. Finally, we propose a reflective exercise on the choices that have been curricular, pedagogically and politically assumed within the scope of undergraduate degrees in theatre and dance in Brazil, if side by side with the teacher training of other countries.Este artículo analiza los procesos de formación docente en Artes Escénicas en America y Europa, centrándose principalmente en casos italianos y brasileños. El objetivo de este estudio comparativo es problematizar las estrategias y modelos estudiados, señalando sus brechas y su productividad. También presentamos el análisis de los datos recopilados de un grupo de maestros de Teatro y Danza brasileños, que serán recopilados y comentados para guiar el estudio de la formación de profesionales de las artes escénicas que trabajan en educación básica e informal. Finalmente, proponemos un ejercicio reflexivo sobre las opciones que se han asumido curricular, pedagógica y políticamente dentro del alcance de las licenciaturas en Teatro y Danza en Brasil, si están al lado de la formación docente de otros países.application/pdfporRepertorio : Teatro & Danca. Salvador. vol. 22, n. 33 (2019), p. 182-208Formação de professoresTeatroDançaBrasilItáliaTeacher’s trainingTheaterDanceBrazilItalyItaliaFormación docenteTeatroDanzaBrasilA formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativoThe teacher’s training in Theater and Dance in Brazil and Europe La formación docente en Teatro y Danza en Brasil y en Europa info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128610.pdf.txt001128610.pdf.txtExtracted Texttext/plain59946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223926/2/001128610.pdf.txt174c4c2c5cf372cd95e38025b3c0349aMD52ORIGINAL001128610.pdfTexto completoapplication/pdf457709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223926/1/001128610.pdfa24d6a5b5b47c9d0f7c12e21b1a0551cMD5110183/2239262021-08-18 04:28:40.580553oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223926Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:28:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teacher’s training in Theater and Dance in Brazil and Europe |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La formación docente en Teatro y Danza en Brasil y en Europa |
title |
A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo |
spellingShingle |
A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo Ferreira, Taís Formação de professores Teatro Dança Brasil Itália Teacher’s training Theater Dance Brazil Italy Italia Formación docente Teatro Danza Brasil |
title_short |
A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo |
title_full |
A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo |
title_fullStr |
A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo |
title_full_unstemmed |
A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo |
title_sort |
A formação de professores de teatro e dança no Brasil e na Itália : um comparativo |
author |
Ferreira, Taís |
author_facet |
Ferreira, Taís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Taís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Teatro Dança Brasil Itália |
topic |
Formação de professores Teatro Dança Brasil Itália Teacher’s training Theater Dance Brazil Italy Italia Formación docente Teatro Danza Brasil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher’s training Theater Dance Brazil Italy Italia |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación docente Teatro Danza Brasil |
description |
Este artigo analisa processos de formação docente em Artes Cênicas na América e na Europa, com foco principal nos casos italiano e brasileiro. O objetivo deste estudo comparativo é problematizar as estratégias e modelos estudados, apontando suas lacunas e sua produtividade. Apresentamos ainda a análise de dados recolhidos junto a um grupo de professores de Teatro e Dança brasileiros, que serão cotejados e comentados a fim de balizar o estudo da formação dos profissionais das artes cênicas atuantes na educação básica e no ensino informal. Por fim, propomos um exercício reflexivo sobre as escolhas que vêm sendo curricular, pedagógica e politicamente assumidas no âmbito das licenciaturas em Teatro e Dança no Brasil, se postas lado a lado com as formações docentes de outros países. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-15T04:31:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223926 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-3203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001128610 |
identifier_str_mv |
1415-3203 001128610 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Repertorio : Teatro & Danca. Salvador. vol. 22, n. 33 (2019), p. 182-208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223926/2/001128610.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223926/1/001128610.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
174c4c2c5cf372cd95e38025b3c0349a a24d6a5b5b47c9d0f7c12e21b1a0551c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487477632106496 |