Utilização de jogos no processo de alfabetização e letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36514 |
Resumo: | O presente trabalho tem, por objetivo, mostrar, através da reflexão sobre o meu estágio, a importância do jogo no processo de alfabetização e letramento, demostrando o quanto é relevante a sua aplicação no cotidiano escolar para o total desenvolvimento do aprendizado da criança, tornando-se meio de apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Tem como base o meu estágio supervisionado, memórias e textos lidos no decorrer das interdisciplinas do PEAD e pesquisa bibliográfica buscando os principais conceitos de alfabetização e letramento. Procuro traçar uma linha do tempo sobre a história do jogo no âmbito da educação, seguida de uma concepção baseada em teorias pedagógicas e psicopedagógicas de autores conceituados que tratam do assunto, finalizando o trabalho com uma reflexão acerca dos benefícios da utilização dos jogos no processo de alfabetização e letramento. |
id |
UFRGS-2_86135c8d292fdb618ef94db9729b38d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36514 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Sandra ViganigoMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2012-01-18T01:20:46Z2010http://hdl.handle.net/10183/36514000818154O presente trabalho tem, por objetivo, mostrar, através da reflexão sobre o meu estágio, a importância do jogo no processo de alfabetização e letramento, demostrando o quanto é relevante a sua aplicação no cotidiano escolar para o total desenvolvimento do aprendizado da criança, tornando-se meio de apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Tem como base o meu estágio supervisionado, memórias e textos lidos no decorrer das interdisciplinas do PEAD e pesquisa bibliográfica buscando os principais conceitos de alfabetização e letramento. Procuro traçar uma linha do tempo sobre a história do jogo no âmbito da educação, seguida de uma concepção baseada em teorias pedagógicas e psicopedagógicas de autores conceituados que tratam do assunto, finalizando o trabalho com uma reflexão acerca dos benefícios da utilização dos jogos no processo de alfabetização e letramento.application/pdfporAlfabetizaçãoJogos pedagógicosLetramentoEducação infantilUtilização de jogos no processo de alfabetização e letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818154.pdf000818154.pdfTexto completoapplication/pdf106306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36514/1/000818154.pdfa341f305d02723f5c5b05d68d0b91c53MD51TEXT000818154.pdf.txt000818154.pdf.txtExtracted Texttext/plain40657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36514/2/000818154.pdf.txt3c3b862298da422b90f6d5758dbe7443MD52THUMBNAIL000818154.pdf.jpg000818154.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36514/3/000818154.pdf.jpg7bd8a7859e1da78299d516459717384cMD5310183/365142018-10-11 09:17:25.122oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:17:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização de jogos no processo de alfabetização e letramento |
title |
Utilização de jogos no processo de alfabetização e letramento |
spellingShingle |
Utilização de jogos no processo de alfabetização e letramento Alves, Sandra Viganigo Alfabetização Jogos pedagógicos Letramento Educação infantil |
title_short |
Utilização de jogos no processo de alfabetização e letramento |
title_full |
Utilização de jogos no processo de alfabetização e letramento |
title_fullStr |
Utilização de jogos no processo de alfabetização e letramento |
title_full_unstemmed |
Utilização de jogos no processo de alfabetização e letramento |
title_sort |
Utilização de jogos no processo de alfabetização e letramento |
author |
Alves, Sandra Viganigo |
author_facet |
Alves, Sandra Viganigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sandra Viganigo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Jogos pedagógicos Letramento Educação infantil |
topic |
Alfabetização Jogos pedagógicos Letramento Educação infantil |
description |
O presente trabalho tem, por objetivo, mostrar, através da reflexão sobre o meu estágio, a importância do jogo no processo de alfabetização e letramento, demostrando o quanto é relevante a sua aplicação no cotidiano escolar para o total desenvolvimento do aprendizado da criança, tornando-se meio de apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Tem como base o meu estágio supervisionado, memórias e textos lidos no decorrer das interdisciplinas do PEAD e pesquisa bibliográfica buscando os principais conceitos de alfabetização e letramento. Procuro traçar uma linha do tempo sobre a história do jogo no âmbito da educação, seguida de uma concepção baseada em teorias pedagógicas e psicopedagógicas de autores conceituados que tratam do assunto, finalizando o trabalho com uma reflexão acerca dos benefícios da utilização dos jogos no processo de alfabetização e letramento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-18T01:20:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36514 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818154 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36514 |
identifier_str_mv |
000818154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36514/1/000818154.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36514/2/000818154.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36514/3/000818154.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a341f305d02723f5c5b05d68d0b91c53 3c3b862298da422b90f6d5758dbe7443 7bd8a7859e1da78299d516459717384c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224420475273216 |