O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178131
Resumo: Este trabalho é fortalecido pela Epistemologia da Complexidade que lida com a construção do conhecimento cujas verdades são provisórias. Assim, a utilizamos como método, que nos fortalece no entendimento da dialógica do conhecimento Cartográfico no Ensino da Geografia Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Este ensaio discute algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores, como: no ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e assim, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico.
id UFRGS-2_8827399c56de3e9aeb25c845eb574ea2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178131
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu eCastrogiovanni, Antonio Carlos2018-05-11T02:33:31Z20182447-4436http://hdl.handle.net/10183/178131001062891Este trabalho é fortalecido pela Epistemologia da Complexidade que lida com a construção do conhecimento cujas verdades são provisórias. Assim, a utilizamos como método, que nos fortalece no entendimento da dialógica do conhecimento Cartográfico no Ensino da Geografia Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Este ensaio discute algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores, como: no ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e assim, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico.This work is strengthened by the Epistemology of Complexity that deals with the construction of knowledge whose truths are provisional. Thus, we use it as a method, which strengthens us in the understanding of the dialogic of Cartographic knowledge in the Teaching of School Geography. As a goal, we study the construction of the knowledge of Cartography in the formation of the teacher of Geography and its implications in school education. This essay discusses some concerns in our journey as teachers and researchers, such as: are there deficiencies in the construction of the cartographic knowledge in the school environment? Is there a concern of Geography teachers in demystifying the paradox of cartographic illiteracy in school education? This challenge seems to be able to generate other challenges, in the construction of a new object; and thus, to produce new mobilizations, new constructions, in a recursive and dialogical movement.application/pdfporRevista Ensino de Geografia (Recife). 2018. Vol. 1, n. 1 (2018), p. 196-206GeografiaCartografiaEpistemologiaEnsino fundamentalSchool CartographyCartographic IlliteracyTeaching GeographyCartography in Elementary SchoolO conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolarCartographic knowledge in the epistemology of school geography info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062891.pdf001062891.pdfTexto completoapplication/pdf486338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178131/1/001062891.pdf09da216df8e4415baa38366b2208eb45MD51TEXT001062891.pdf.txt001062891.pdf.txtExtracted Texttext/plain28021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178131/2/001062891.pdf.txt617c24b3572c68ebb8ab673b988afdb6MD5210183/1781312021-03-09 04:27:51.582031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178131Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:27:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cartographic knowledge in the epistemology of school geography
title O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar
spellingShingle O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar
Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e
Geografia
Cartografia
Epistemologia
Ensino fundamental
School Cartography
Cartographic Illiteracy
Teaching Geography
Cartography in Elementary School
title_short O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar
title_full O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar
title_fullStr O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar
title_full_unstemmed O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar
title_sort O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar
author Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e
author_facet Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Cartografia
Epistemologia
Ensino fundamental
topic Geografia
Cartografia
Epistemologia
Ensino fundamental
School Cartography
Cartographic Illiteracy
Teaching Geography
Cartography in Elementary School
dc.subject.eng.fl_str_mv School Cartography
Cartographic Illiteracy
Teaching Geography
Cartography in Elementary School
description Este trabalho é fortalecido pela Epistemologia da Complexidade que lida com a construção do conhecimento cujas verdades são provisórias. Assim, a utilizamos como método, que nos fortalece no entendimento da dialógica do conhecimento Cartográfico no Ensino da Geografia Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Este ensaio discute algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores, como: no ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e assim, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-11T02:33:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/178131
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-4436
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062891
identifier_str_mv 2447-4436
001062891
url http://hdl.handle.net/10183/178131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Ensino de Geografia (Recife). 2018. Vol. 1, n. 1 (2018), p. 196-206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178131/1/001062891.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178131/2/001062891.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 09da216df8e4415baa38366b2208eb45
617c24b3572c68ebb8ab673b988afdb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224943494496256