Olhando para o cérebro dos aprendentes : reflexões para um desencantamento imagético na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Ricardo Lugon
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freitas, Claudia Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142467
Resumo: As práticas escolares têm sido protagonistas na produção de demandas que capturam crianças dentro de um circuito biomédico de exames neurológicos. A penetração das neurociências na educação está relacionada às expectativas hiperbólicas em relação às imagens cerebrais no atual contexto socioeconômico dos países ocidentais. A cerebralização da educação e a crescente padronização de seus processos vêm enfraquecendo as práticas de artesania que possibilitam um olhar singular para sujeitos aprendentes. Discutimos o “neuroabuso” do prefixo neuro- e o reducionismo do ensinar-aprender para o cognitivo-cerebral. Partindo de uma breve revisão da história dos exames de imagem desde o século XIX e uma discussão sobre a semiótica das imagens cerebrais, problematizamos o encantamento produzido pelas imagens que desvelam o interior do crânio. Apontamos para a necessidade de um “desencantamento imagético” que pode ampliar o olhar para aqueles sujeitos cujos processos de aprendizado demandam bem mais do que tomografias computadorizadas.
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