Acesso e acolhimento em unidades de saúde na visão dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Alice Dias da Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ramos, Donatela Dourado, Rosa, Raquel Borba, Nauderer, Taís Maria, Davis, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/38468
Resumo: Objetivo: Caracterizar, a partir da opinião dos usuários, o acesso ao atendimento e a prestação do serviço oferecido, quanto à forma como são acolhidos em unidades de saúde de Porto Alegre. Métodos: Entrevistas semi-estruturadas com usuários em duas unidades de saúde, realizadas entre outubro e dezembro de 2002 e de julho a novembro de 2003. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temático. Resultados: Foram identificados fatores ligados ao acesso funcional, tais como a espera prolongada, a necessidade de chegar muito cedo para garantir o atendimento. O acesso geográfico foi considerado adequado pelos usuários. Quanto ao acolhimento, desempenho profissional, durante o atendimento, e o vínculo estabelecido entre o usuário e o serviço de saúde, foram os principais fatores valorizados pelos usuários. Conclusão: O acolhimento relaciona-se com o vínculo entre o usuário e o serviço de saúde, com a resolutividade do atendimento e com a adequação do serviço às necessidades dos clientes.
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