Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Richard Burgedurf do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262748
Resumo: Um dos deveres da escola é preparar o indivíduo para a integração na sociedade. Entretanto, com o atual nível de avanço tecnológico, a escola já não tem o que é preciso para cumprir devidamente esse objetivo. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão por toda a parte. Seja em casa, na rua, na área de trabalho ou na universidade. Elas fazem parte da vida da atual sociedade. Entretanto, apesar de existir um laboratório de informática nas escolas, elas se fazem pouco presentes no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos como componente importante do processo educativo. Seja por falta de infraestrutura ou por insegurança dos docentes em trabalhar com as TDIC em suas metodologias de ensino, devido a falta do conhecimento prévio em como realizar esse entrecruzamento entre as áreas da TDIC e da EJA. Este Trabalho de Curso buscou analisar dados relacionados ao uso das TDIC na EJA para corroborar com a proposta de criação de uma nova disciplina no percurso formativo da EJA, do currículo de Licenciatura em Pedagogia. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão de literatura narrativa de pesquisas e obras de autores como Gouveia e Silva (2022), Guimarães (2016), Motoki et al. (2021), Rodrigues (2022) e Vale (2022). A partir dos dados coletados desses autores, foi possível perceber as necessidades e a relevância das TDIC no contexto escolar da EJA e concluir a sua importância para a integração do indivíduo na sociedade. Tal como pensar futuras investigações a serem realizadas para fortalecer ainda mais a ideia de criação dessa disciplina.
id UFRGS-2_8b5f6e41843eecf60c1236997eaf5161
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262748
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Richard Burgedurf doAlves, Evandro2023-07-28T03:36:56Z2023http://hdl.handle.net/10183/262748001174007Um dos deveres da escola é preparar o indivíduo para a integração na sociedade. Entretanto, com o atual nível de avanço tecnológico, a escola já não tem o que é preciso para cumprir devidamente esse objetivo. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão por toda a parte. Seja em casa, na rua, na área de trabalho ou na universidade. Elas fazem parte da vida da atual sociedade. Entretanto, apesar de existir um laboratório de informática nas escolas, elas se fazem pouco presentes no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos como componente importante do processo educativo. Seja por falta de infraestrutura ou por insegurança dos docentes em trabalhar com as TDIC em suas metodologias de ensino, devido a falta do conhecimento prévio em como realizar esse entrecruzamento entre as áreas da TDIC e da EJA. Este Trabalho de Curso buscou analisar dados relacionados ao uso das TDIC na EJA para corroborar com a proposta de criação de uma nova disciplina no percurso formativo da EJA, do currículo de Licenciatura em Pedagogia. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão de literatura narrativa de pesquisas e obras de autores como Gouveia e Silva (2022), Guimarães (2016), Motoki et al. (2021), Rodrigues (2022) e Vale (2022). A partir dos dados coletados desses autores, foi possível perceber as necessidades e a relevância das TDIC no contexto escolar da EJA e concluir a sua importância para a integração do indivíduo na sociedade. Tal como pensar futuras investigações a serem realizadas para fortalecer ainda mais a ideia de criação dessa disciplina.application/pdfporEducação de jovens e adultosCurrículoPedagogiaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174007.pdf.txt001174007.pdf.txtExtracted Texttext/plain92474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262748/2/001174007.pdf.txt768094cbb60e1766ec78b341b33e68dfMD52ORIGINAL001174007.pdfTexto completoapplication/pdf482928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262748/1/001174007.pdf48846d197d1ce7b2b1422b10e8d5bf40MD5110183/2627482023-07-29 03:36:29.577916oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia
title Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia
spellingShingle Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia
Nascimento, Richard Burgedurf do
Educação de jovens e adultos
Currículo
Pedagogia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia
title_full Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia
title_fullStr Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia
title_sort Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia
author Nascimento, Richard Burgedurf do
author_facet Nascimento, Richard Burgedurf do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Richard Burgedurf do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Currículo
Pedagogia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Educação de jovens e adultos
Currículo
Pedagogia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Um dos deveres da escola é preparar o indivíduo para a integração na sociedade. Entretanto, com o atual nível de avanço tecnológico, a escola já não tem o que é preciso para cumprir devidamente esse objetivo. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão por toda a parte. Seja em casa, na rua, na área de trabalho ou na universidade. Elas fazem parte da vida da atual sociedade. Entretanto, apesar de existir um laboratório de informática nas escolas, elas se fazem pouco presentes no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos como componente importante do processo educativo. Seja por falta de infraestrutura ou por insegurança dos docentes em trabalhar com as TDIC em suas metodologias de ensino, devido a falta do conhecimento prévio em como realizar esse entrecruzamento entre as áreas da TDIC e da EJA. Este Trabalho de Curso buscou analisar dados relacionados ao uso das TDIC na EJA para corroborar com a proposta de criação de uma nova disciplina no percurso formativo da EJA, do currículo de Licenciatura em Pedagogia. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão de literatura narrativa de pesquisas e obras de autores como Gouveia e Silva (2022), Guimarães (2016), Motoki et al. (2021), Rodrigues (2022) e Vale (2022). A partir dos dados coletados desses autores, foi possível perceber as necessidades e a relevância das TDIC no contexto escolar da EJA e concluir a sua importância para a integração do indivíduo na sociedade. Tal como pensar futuras investigações a serem realizadas para fortalecer ainda mais a ideia de criação dessa disciplina.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:36:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262748
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174007
url http://hdl.handle.net/10183/262748
identifier_str_mv 001174007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262748/2/001174007.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262748/1/001174007.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 768094cbb60e1766ec78b341b33e68df
48846d197d1ce7b2b1422b10e8d5bf40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224665778094080