O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzari, Adelina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/81188
Resumo: Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional.
id UFRGS-2_8d97c26217f91686ad5857b9eba50edc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81188
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mezzari, Adelina2013-11-21T01:48:10Z20110100-5502http://hdl.handle.net/10183/81188000776745Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional.This study aimed to implement changes in the course on Parasitology and Medical Mycology at the School of Medicine of the Federal University of Health Sciences in Porto Alegre (UFCSPA), Brazil, which had traditionally been offered with a classroom format. The study was conducted from March to July 2009 with students enrolled in the first semester at the medical school. The change consisted of using part of distance learning with application of the problem-based learning (PBL) method in the Moodle virtual environment, available at the institution. The results of the study indicate that the use of distance learning and PBL resources to complement classroom teaching in undergraduate health courses can become an effective part of professional training.application/pdfporRevista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Vol. 35, n. 1 (2011), p. 114-121Ensino a distânciaAprendizagem baseada em problemasEnsino presencialProblem based learningSchool attendanceDistance learningO uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodleThe use of problem-based learning (pbl) as reinforcement for students using the moodle learning environment info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000776745.pdf000776745.pdfTexto completoapplication/pdf371654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/1/000776745.pdfe4ead2d43e8d89fed72669fda9bdfb3aMD51TEXT000776745.pdf.txt000776745.pdf.txtExtracted Texttext/plain31502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/2/000776745.pdf.txtb9744d801a6428bcebf95521a39c73a4MD52THUMBNAIL000776745.pdf.jpg000776745.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1571http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/3/000776745.pdf.jpgb1d3ab546fde108426adfd1684599514MD5310183/811882021-12-06 05:38:10.677911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/81188Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of problem-based learning (pbl) as reinforcement for students using the moodle learning environment
title O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
spellingShingle O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
Mezzari, Adelina
Ensino a distância
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino presencial
Problem based learning
School attendance
Distance learning
title_short O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
title_full O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
title_fullStr O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
title_full_unstemmed O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
title_sort O uso da aprendizagem baseada em problemas (abp) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
author Mezzari, Adelina
author_facet Mezzari, Adelina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezzari, Adelina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino presencial
topic Ensino a distância
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino presencial
Problem based learning
School attendance
Distance learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem based learning
School attendance
Distance learning
description Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-21T01:48:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/81188
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-5502
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776745
identifier_str_mv 0100-5502
000776745
url http://hdl.handle.net/10183/81188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Vol. 35, n. 1 (2011), p. 114-121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/1/000776745.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/2/000776745.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/81188/3/000776745.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e4ead2d43e8d89fed72669fda9bdfb3a
b9744d801a6428bcebf95521a39c73a4
b1d3ab546fde108426adfd1684599514
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790245283987456