A criatividade nas diferentes áreas de uma agência de publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25550
Resumo: O presente trabalho discorre sobre a criatividade em um plano geral, para depois abordá-la especificamente no contexto das agências de publicidade. Tem como objetivo entender como os quatro principais departamentos das agências – Atendimento, Criação, Mídia e Planejamento – são criativos nas suas funções. Para isso, a metodologia envolve uma etapa teórica em que se debate a criatividade como capacidade inerente ao ser humano, seus fatores relacionados, processos e formas de desenvolvimento, bem como a criatividade relacionada à publicidade e suas diferentes áreas de atuação, além de técnicas criativas. Na etapa empírica, são entrevistados oito publicitários de duas agências de publicidade situadas em Porto Alegre – RS (DCS e DEZ) para verificar a relação das práticas dos profissionais das diferentes áreas com a criatividade. Verificou-se que existe o exercício criativo por todos os departamentos, porém de forma pouco organizada pelos profissionais e pelas agências.
id UFRGS-2_8deb6853ea361cfd0ebf0eced67b8472
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25550
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Adriana dePiedras, Elisa Reinhardt2010-09-04T04:21:10Z2010http://hdl.handle.net/10183/25550000754158O presente trabalho discorre sobre a criatividade em um plano geral, para depois abordá-la especificamente no contexto das agências de publicidade. Tem como objetivo entender como os quatro principais departamentos das agências – Atendimento, Criação, Mídia e Planejamento – são criativos nas suas funções. Para isso, a metodologia envolve uma etapa teórica em que se debate a criatividade como capacidade inerente ao ser humano, seus fatores relacionados, processos e formas de desenvolvimento, bem como a criatividade relacionada à publicidade e suas diferentes áreas de atuação, além de técnicas criativas. Na etapa empírica, são entrevistados oito publicitários de duas agências de publicidade situadas em Porto Alegre – RS (DCS e DEZ) para verificar a relação das práticas dos profissionais das diferentes áreas com a criatividade. Verificou-se que existe o exercício criativo por todos os departamentos, porém de forma pouco organizada pelos profissionais e pelas agências.application/pdfporCriatividadeAgência de publicidadeA criatividade nas diferentes áreas de uma agência de publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754158.pdf000754158.pdfTexto completoapplication/pdf710947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25550/1/000754158.pdfc02f3183e7e5d3db6c0350238cdb9447MD51TEXT000754158.pdf.txt000754158.pdf.txtExtracted Texttext/plain187458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25550/2/000754158.pdf.txt7b38f1619425729bca08783e95808b59MD52THUMBNAIL000754158.pdf.jpg000754158.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25550/3/000754158.pdf.jpge236c3ad6cfabfc1ed73e497a492f207MD5310183/255502018-10-18 07:35:29.361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25550Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:35:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criatividade nas diferentes áreas de uma agência de publicidade
title A criatividade nas diferentes áreas de uma agência de publicidade
spellingShingle A criatividade nas diferentes áreas de uma agência de publicidade
Oliveira, Adriana de
Criatividade
Agência de publicidade
title_short A criatividade nas diferentes áreas de uma agência de publicidade
title_full A criatividade nas diferentes áreas de uma agência de publicidade
title_fullStr A criatividade nas diferentes áreas de uma agência de publicidade
title_full_unstemmed A criatividade nas diferentes áreas de uma agência de publicidade
title_sort A criatividade nas diferentes áreas de uma agência de publicidade
author Oliveira, Adriana de
author_facet Oliveira, Adriana de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
contributor_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Agência de publicidade
topic Criatividade
Agência de publicidade
description O presente trabalho discorre sobre a criatividade em um plano geral, para depois abordá-la especificamente no contexto das agências de publicidade. Tem como objetivo entender como os quatro principais departamentos das agências – Atendimento, Criação, Mídia e Planejamento – são criativos nas suas funções. Para isso, a metodologia envolve uma etapa teórica em que se debate a criatividade como capacidade inerente ao ser humano, seus fatores relacionados, processos e formas de desenvolvimento, bem como a criatividade relacionada à publicidade e suas diferentes áreas de atuação, além de técnicas criativas. Na etapa empírica, são entrevistados oito publicitários de duas agências de publicidade situadas em Porto Alegre – RS (DCS e DEZ) para verificar a relação das práticas dos profissionais das diferentes áreas com a criatividade. Verificou-se que existe o exercício criativo por todos os departamentos, porém de forma pouco organizada pelos profissionais e pelas agências.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-04T04:21:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25550
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000754158
url http://hdl.handle.net/10183/25550
identifier_str_mv 000754158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25550/1/000754158.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25550/2/000754158.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25550/3/000754158.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c02f3183e7e5d3db6c0350238cdb9447
7b38f1619425729bca08783e95808b59
e236c3ad6cfabfc1ed73e497a492f207
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789870247149568