Studying the middle east from Brazil : reflections on a different worldview

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemesha, Arlene
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferabolli, Silvia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220320
Resumo: Este artigo descreve e analisa as experiências de duas professoras brasileiras no ensino de História e Relações Internacionais do Oriente Médio e do Mundo Ára-be, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Essencialmente, este artigo é um exercício de comparação entre os limites enfrentados - mas também as possibilidades encontradas - pelas autoras no desenvolvimento de suas ativi-dades como professoras latino-americanas promovendo o estudo do Oriente Médio e do Mundo Árabe no Brasil. Seu principal objetivo é auxiliar os acadêmi-cos envolvidos com essa temática a refletir sobre suas práticas pedagógicas e sobre o conhecimento que estão promovendo (ou inibindo) com suas propostas de pesquisa e procedimentos de ensino. Ancorado nas técnicas metodológicas da observação participante e da análise crítica do currículo, este artigo conclui que a socialização de estudiosos brasileiros na literatura anglo-saxônica sobre o Oriente Médio deve ser mediada por uma postura crítica em relação a qualquer conhecimento paroquial que se pretenda ser global. Quando tal posiciona-mento não é assumido, os acadêmicos podem se tornar mais reprodutores dos discursos produzidos no Norte sobre a região do que pensadores do Sul Global capazes de oferecer a seus educandos um espaço de produção de conhecimento que seja significativo para eles como estudantes brasileiros.
id UFRGS-2_8e26f4dd60c9c99f260ef417fb457203
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220320
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Clemesha, ArleneFerabolli, Silvia Regina2021-04-30T04:30:23Z20202317-773Xhttp://hdl.handle.net/10183/220320001124751Este artigo descreve e analisa as experiências de duas professoras brasileiras no ensino de História e Relações Internacionais do Oriente Médio e do Mundo Ára-be, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Essencialmente, este artigo é um exercício de comparação entre os limites enfrentados - mas também as possibilidades encontradas - pelas autoras no desenvolvimento de suas ativi-dades como professoras latino-americanas promovendo o estudo do Oriente Médio e do Mundo Árabe no Brasil. Seu principal objetivo é auxiliar os acadêmi-cos envolvidos com essa temática a refletir sobre suas práticas pedagógicas e sobre o conhecimento que estão promovendo (ou inibindo) com suas propostas de pesquisa e procedimentos de ensino. Ancorado nas técnicas metodológicas da observação participante e da análise crítica do currículo, este artigo conclui que a socialização de estudiosos brasileiros na literatura anglo-saxônica sobre o Oriente Médio deve ser mediada por uma postura crítica em relação a qualquer conhecimento paroquial que se pretenda ser global. Quando tal posiciona-mento não é assumido, os acadêmicos podem se tornar mais reprodutores dos discursos produzidos no Norte sobre a região do que pensadores do Sul Global capazes de oferecer a seus educandos um espaço de produção de conhecimento que seja significativo para eles como estudantes brasileiros.This paper describes and analyses the experiences of two Brazilian professors in teaching History and International Relations of the Middle East and the Arab World, both at undergraduate and graduate levels. Essentially, this paper is an exercise of comparison between the limits faced – but also the possibilities found – by the authors in the development of their activities as Latin American professors promoting the study of the Middle East and the Arab World in Bra-zil. Its main aim is to help scholars involved with these subject-matters to reflect on their pedagogical practices and on the knowledge they are promoting (or inhibiting) with their research proposals and teaching procedures. Anchored in the methodological techniques of participant observation and critical curricu-lum analysis, this paper reaches the conclusion that the socialisation of Brazilian scholars in the Anglo-Saxon scholarship on the Middle East must be mediated by a critical posture towards any parochial knowledge that pretends to be global. When the critical approach to academic literature is not the case, scholars tend to become more reproducers of the discourses produced in the North about the region than thinkers of the Global South capable of offering their educatees a space of knowledge production that is meaningful to them as Brazilian students.Este artículo describe y analiza las experiencias de dos docentes brasileños en la enseñanza de Historia y Relaciones Internacionales en el Oriente Medio y el Mundo Árabe, tanto en cursos de pre-grado como de pos-grado. Este artículo, essencialmente, es un ejercicio para comparar los límites enfrentados, pero también las posibilidades encontradas, por los autores en el desarrollo de sus actividades como maestros latinoamericanos que promueven el estudio del Medio Oriente y el mundo árabe en Brasil. Su objetivo principal es ayudar a los académicos involucrados en este tema, a reflexionar sobre sus prácticas ped-agógicas y sobre el conocimiento que están promoviendo (o inhibiendo) con sus propuestas de investigación y procedimientos de enseñanza. Baseado en las técnicas metodológicas de observación participante y análisis crítico del plan de estudios, este artículo concluye que la socialización de los eruditos brasileños en la literatura anglosajona sobre el Medio Oriente debe estar mediada por una postura crítica hacia cualquier conocimiento parroquial que pretenda ser global. Cuando no se toma tal posición, los académicos pueden volverse más reproduc-tores de los discursos producidos en el Norte sobre la región que pensadores del Sur Global, capaces de ofrecer a sus estudiantes un espacio para la producción de conocimiento que sea significativo para ellos como estudiantes brasileños.application/pdfengEstudos internacionais. Belo Horizonte, MG. Vol. 8, n. 4 (2020), p. 97-109Relações internacionaisEnsinoOriente MédioMiddle EastArab WorldPedagogyOriente MedioMundo ÁrabePedagogíaStudying the middle east from Brazil : reflections on a different worldviewEstudiar el Medio Oriente desde Brasil : reflexiones sobre una cosmovisión diferenteEstudando o Oriente Médio a partir do Brasil : reflexões sobre uma visão de mundo diferenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124751.pdf.txt001124751.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220320/2/001124751.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001124751.pdfTexto completo (inglês)application/pdf4143139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220320/1/001124751.pdfe39d3abf1678943a9d8044476d9b746dMD5110183/2203202022-09-17 05:08:44.263826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220320Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-17T08:08:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Studying the middle east from Brazil : reflections on a different worldview
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estudiar el Medio Oriente desde Brasil : reflexiones sobre una cosmovisión diferente
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Estudando o Oriente Médio a partir do Brasil : reflexões sobre uma visão de mundo diferente
title Studying the middle east from Brazil : reflections on a different worldview
spellingShingle Studying the middle east from Brazil : reflections on a different worldview
Clemesha, Arlene
Relações internacionais
Ensino
Oriente Médio
Middle East
Arab World
Pedagogy
Oriente Medio
Mundo Árabe
Pedagogía
title_short Studying the middle east from Brazil : reflections on a different worldview
title_full Studying the middle east from Brazil : reflections on a different worldview
title_fullStr Studying the middle east from Brazil : reflections on a different worldview
title_full_unstemmed Studying the middle east from Brazil : reflections on a different worldview
title_sort Studying the middle east from Brazil : reflections on a different worldview
author Clemesha, Arlene
author_facet Clemesha, Arlene
Ferabolli, Silvia Regina
author_role author
author2 Ferabolli, Silvia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemesha, Arlene
Ferabolli, Silvia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Relações internacionais
Ensino
Oriente Médio
topic Relações internacionais
Ensino
Oriente Médio
Middle East
Arab World
Pedagogy
Oriente Medio
Mundo Árabe
Pedagogía
dc.subject.eng.fl_str_mv Middle East
Arab World
Pedagogy
dc.subject.spa.fl_str_mv Oriente Medio
Mundo Árabe
Pedagogía
description Este artigo descreve e analisa as experiências de duas professoras brasileiras no ensino de História e Relações Internacionais do Oriente Médio e do Mundo Ára-be, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Essencialmente, este artigo é um exercício de comparação entre os limites enfrentados - mas também as possibilidades encontradas - pelas autoras no desenvolvimento de suas ativi-dades como professoras latino-americanas promovendo o estudo do Oriente Médio e do Mundo Árabe no Brasil. Seu principal objetivo é auxiliar os acadêmi-cos envolvidos com essa temática a refletir sobre suas práticas pedagógicas e sobre o conhecimento que estão promovendo (ou inibindo) com suas propostas de pesquisa e procedimentos de ensino. Ancorado nas técnicas metodológicas da observação participante e da análise crítica do currículo, este artigo conclui que a socialização de estudiosos brasileiros na literatura anglo-saxônica sobre o Oriente Médio deve ser mediada por uma postura crítica em relação a qualquer conhecimento paroquial que se pretenda ser global. Quando tal posiciona-mento não é assumido, os acadêmicos podem se tornar mais reprodutores dos discursos produzidos no Norte sobre a região do que pensadores do Sul Global capazes de oferecer a seus educandos um espaço de produção de conhecimento que seja significativo para eles como estudantes brasileiros.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-30T04:30:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220320
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-773X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124751
identifier_str_mv 2317-773X
001124751
url http://hdl.handle.net/10183/220320
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos internacionais. Belo Horizonte, MG. Vol. 8, n. 4 (2020), p. 97-109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220320/2/001124751.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220320/1/001124751.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e39d3abf1678943a9d8044476d9b746d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225015623942144