A formação do pedagogo e práticas de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Isabel Melo dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102973
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar como a formação do pedagogo está se refletindo nas práticas de sala de aula, baseado no campo dos Estudos de Formação de Professores, desenvolvido na Faculdade de Educação/UFRGS. O estudo fundamenta-se em: Nóvoa (formação de professores), Tardif (saberes docentes), Hernández (práticas escolares) e Sacristán (métodos de trabalho). Participou do estudo uma turma de 2º ano das séries iniciais, de uma escola federal de Porto Alegre/RS. Para a construção dos dados utilizou-se de registros de diário de campo; entrevista semiestruturada, análise documental, além de reflexões da minha jornada enquanto docente em formação. As análises identificaram como as práticas pedagógicas se refletem no cotidiano dos espaços escolares; estão organizadas em três blocos: o cotidiano da sala de aula; a relação professor-aluno e reflexões das minhas aprendizagens. Nas considerações finais, a questão de pesquisa é retomada e destaca-se a importância de um olhar sensível, nos adequando para atender às diferentes demandas que nos esperam, buscando sempre a formação continuada e nosso crescimento como profissionais, lembrando que o professor nunca está pronto, deve sempre aprender mais.
id UFRGS-2_9042ed779729008016256ab195ead745
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102973
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Ana Isabel Melo dosKrahe, Elizabeth Diefenthaeler2014-09-12T02:10:32Z2014http://hdl.handle.net/10183/102973000935738O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar como a formação do pedagogo está se refletindo nas práticas de sala de aula, baseado no campo dos Estudos de Formação de Professores, desenvolvido na Faculdade de Educação/UFRGS. O estudo fundamenta-se em: Nóvoa (formação de professores), Tardif (saberes docentes), Hernández (práticas escolares) e Sacristán (métodos de trabalho). Participou do estudo uma turma de 2º ano das séries iniciais, de uma escola federal de Porto Alegre/RS. Para a construção dos dados utilizou-se de registros de diário de campo; entrevista semiestruturada, análise documental, além de reflexões da minha jornada enquanto docente em formação. As análises identificaram como as práticas pedagógicas se refletem no cotidiano dos espaços escolares; estão organizadas em três blocos: o cotidiano da sala de aula; a relação professor-aluno e reflexões das minhas aprendizagens. Nas considerações finais, a questão de pesquisa é retomada e destaca-se a importância de um olhar sensível, nos adequando para atender às diferentes demandas que nos esperam, buscando sempre a formação continuada e nosso crescimento como profissionais, lembrando que o professor nunca está pronto, deve sempre aprender mais.application/pdfporLeituraFormação de professoresSala de aulaPrática pedagógicaA formação do pedagogo e práticas de sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935738.pdf000935738.pdfTexto completoapplication/pdf836540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/1/000935738.pdfd318b2a29ebd8c21b02d3a1f4d0cbf07MD51TEXT000935738.pdf.txt000935738.pdf.txtExtracted Texttext/plain99041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/2/000935738.pdf.txtcc82d0ecb053fb5e57d3c7d6d84a8454MD52THUMBNAIL000935738.pdf.jpg000935738.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/3/000935738.pdf.jpg7278388f7d6a6f3aa0303ac71c379ccbMD5310183/1029732018-10-23 09:24:50.931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102973Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:24:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do pedagogo e práticas de sala de aula
title A formação do pedagogo e práticas de sala de aula
spellingShingle A formação do pedagogo e práticas de sala de aula
Santos, Ana Isabel Melo dos
Leitura
Formação de professores
Sala de aula
Prática pedagógica
title_short A formação do pedagogo e práticas de sala de aula
title_full A formação do pedagogo e práticas de sala de aula
title_fullStr A formação do pedagogo e práticas de sala de aula
title_full_unstemmed A formação do pedagogo e práticas de sala de aula
title_sort A formação do pedagogo e práticas de sala de aula
author Santos, Ana Isabel Melo dos
author_facet Santos, Ana Isabel Melo dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Isabel Melo dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
contributor_str_mv Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Formação de professores
Sala de aula
Prática pedagógica
topic Leitura
Formação de professores
Sala de aula
Prática pedagógica
description O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar como a formação do pedagogo está se refletindo nas práticas de sala de aula, baseado no campo dos Estudos de Formação de Professores, desenvolvido na Faculdade de Educação/UFRGS. O estudo fundamenta-se em: Nóvoa (formação de professores), Tardif (saberes docentes), Hernández (práticas escolares) e Sacristán (métodos de trabalho). Participou do estudo uma turma de 2º ano das séries iniciais, de uma escola federal de Porto Alegre/RS. Para a construção dos dados utilizou-se de registros de diário de campo; entrevista semiestruturada, análise documental, além de reflexões da minha jornada enquanto docente em formação. As análises identificaram como as práticas pedagógicas se refletem no cotidiano dos espaços escolares; estão organizadas em três blocos: o cotidiano da sala de aula; a relação professor-aluno e reflexões das minhas aprendizagens. Nas considerações finais, a questão de pesquisa é retomada e destaca-se a importância de um olhar sensível, nos adequando para atender às diferentes demandas que nos esperam, buscando sempre a formação continuada e nosso crescimento como profissionais, lembrando que o professor nunca está pronto, deve sempre aprender mais.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-12T02:10:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102973
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000935738
url http://hdl.handle.net/10183/102973
identifier_str_mv 000935738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/1/000935738.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/2/000935738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/3/000935738.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d318b2a29ebd8c21b02d3a1f4d0cbf07
cc82d0ecb053fb5e57d3c7d6d84a8454
7278388f7d6a6f3aa0303ac71c379ccb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471397269504