Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Maria Geralda Gomes
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Boery, Rita Narriman Silva de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/118117
Resumo: As autoras relatam uma experiência vivenciada pelos alunos da disciplina Introduçao a Enfermagem, ao utilizarem musica, dramatizaçao, telejornal e cartazes, como forma de expressão de sua visão da profissão. Através dessa atividade prática comemorativa do Dia do Enfermeiro, buscaram conhecer as representações do aluno acerca da prática e do papel do enfermeiro. Tal atividade possibilitou a reelaboração de conceitos teóriocos já abordados em sala de aula; constituiu-se como espaço de reflexão dos elementos sugeridos pelas imagens apresentadas na produção dos grupos. As multiplas dimensões da prática profissional, enfocadas nas representações dos alunos, forneceu subsidios para repensar as estratégias do processo ensinoaprendizagem nesta disciplina.
id UFRGS-2_92566510ae3b6df1e230d585503d3356
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118117
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aguiar, Maria Geralda GomesBoery, Rita Narriman Silva de Oliveira2015-06-24T02:00:58Z19940034-7167http://hdl.handle.net/10183/118117000121854As autoras relatam uma experiência vivenciada pelos alunos da disciplina Introduçao a Enfermagem, ao utilizarem musica, dramatizaçao, telejornal e cartazes, como forma de expressão de sua visão da profissão. Através dessa atividade prática comemorativa do Dia do Enfermeiro, buscaram conhecer as representações do aluno acerca da prática e do papel do enfermeiro. Tal atividade possibilitou a reelaboração de conceitos teóriocos já abordados em sala de aula; constituiu-se como espaço de reflexão dos elementos sugeridos pelas imagens apresentadas na produção dos grupos. As multiplas dimensões da prática profissional, enfocadas nas representações dos alunos, forneceu subsidios para repensar as estratégias do processo ensinoaprendizagem nesta disciplina.The authors report a practical experience Which took place with the students of the discipline Introduction to Nursing, about the use of music, drama, Tv news and bills to express their Nursing Conceptions. Through a commemorative practical activity of Nurses' Day, the authors tried to know student's representations concerning the practice and role ofthe nurse. Such an activity enabled us to reelaborate theoretical concepts worked in the classroom and constituted itself a space to think about the data suggested by the images produced by the sudents team. The multiple dimension of professional practice focused in sudents representations, provived ground to rethink the strategies of the teachig - learning process in the discipline.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Rio de Janeiro. Vol. 47, n. 1 (jan./mar. 1994), p. 61-66Estudantes de enfermagemPapel do profissional de enfermagemRepresentações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000121854.pdf000121854.pdfTexto completoapplication/pdf4648865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/1/000121854.pdff687f5554b2f0d27e4b79f10dbdc7b91MD51TEXT000121854.pdf.txt000121854.pdf.txtExtracted Texttext/plain24242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/2/000121854.pdf.txtda7866a2a7d35894b5575ceb2b5af6b8MD52THUMBNAIL000121854.pdf.jpg000121854.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/3/000121854.pdf.jpge3a4e9c1fc692b5f35e7d93ea97371c7MD5310183/1181172018-10-19 09:58:49.152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118117Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T12:58:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência
title Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência
spellingShingle Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência
Aguiar, Maria Geralda Gomes
Estudantes de enfermagem
Papel do profissional de enfermagem
title_short Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência
title_full Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência
title_fullStr Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência
title_full_unstemmed Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência
title_sort Representações do aluno de graduação em enfermagem acerca da prática/papel do enfermeiro : um relato de experiência
author Aguiar, Maria Geralda Gomes
author_facet Aguiar, Maria Geralda Gomes
Boery, Rita Narriman Silva de Oliveira
author_role author
author2 Boery, Rita Narriman Silva de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Maria Geralda Gomes
Boery, Rita Narriman Silva de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de enfermagem
Papel do profissional de enfermagem
topic Estudantes de enfermagem
Papel do profissional de enfermagem
description As autoras relatam uma experiência vivenciada pelos alunos da disciplina Introduçao a Enfermagem, ao utilizarem musica, dramatizaçao, telejornal e cartazes, como forma de expressão de sua visão da profissão. Através dessa atividade prática comemorativa do Dia do Enfermeiro, buscaram conhecer as representações do aluno acerca da prática e do papel do enfermeiro. Tal atividade possibilitou a reelaboração de conceitos teóriocos já abordados em sala de aula; constituiu-se como espaço de reflexão dos elementos sugeridos pelas imagens apresentadas na produção dos grupos. As multiplas dimensões da prática profissional, enfocadas nas representações dos alunos, forneceu subsidios para repensar as estratégias do processo ensinoaprendizagem nesta disciplina.
publishDate 1994
dc.date.issued.fl_str_mv 1994
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-24T02:00:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/118117
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000121854
identifier_str_mv 0034-7167
000121854
url http://hdl.handle.net/10183/118117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Rio de Janeiro. Vol. 47, n. 1 (jan./mar. 1994), p. 61-66
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/1/000121854.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/2/000121854.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118117/3/000121854.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f687f5554b2f0d27e4b79f10dbdc7b91
da7866a2a7d35894b5575ceb2b5af6b8
e3a4e9c1fc692b5f35e7d93ea97371c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487290000965632