Cartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinelli, Rafael
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170298
Resumo: Esse estudo narrativo e autobiográfico aprofunda as aprendizagens construídas ao longo do Estágio de Docência em Educação Física na Educação Infantil. O trabalho foi realizado em uma escola pública de Porto Alegre durante o segundo semestre de 2015 com uma turma de Jardim A que comportava crianças entre quatro e cinco anos de idade. A temática escolhida para ser trabalhada nas aulas de Educação Física foi o Circo, devido a sua abrangência de possibilidade de práticas corporais e da sua aceitação por crianças dessa faixa etária. Nesse relato reflexivo, encontro elementos pedagógicos que foram relevantes a minha prática e os relaciono com as teorias de ensino para essa faixa etária. O trabalho também descreve a rotina escolar e como ela tem influência nas aulas de educação física. O ensino das práticas circenses é descrito não como uma opção pedagógica aonde o aprendizado é focado na técnica em si. No lugar disso, as crianças são estimuladas a vivenciarem e se sentirem parte do universo circense. Dessa maneira coloco também a maneira lúdica como abordei o tema e a influência que o conteúdo teve sobre a minha formação como professor. Por fim, nas conclusões reflito sobre como o Circo teve uma boa aceitação da turma e se mostrou uma excelente estratégia pedagógica para as aulas de Educação Física Infantil nessa experiência. Ele também contribuiu de maneira significativa para a que eu explorasse estratégias pedagógicas que complementassem a minha formação.
id UFRGS-2_932042041fb227b2c699e6f93679d924
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170298
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martinelli, RafaelWittizorecki, Elisandro Schultz2017-11-14T02:32:09Z2016http://hdl.handle.net/10183/170298001051521Esse estudo narrativo e autobiográfico aprofunda as aprendizagens construídas ao longo do Estágio de Docência em Educação Física na Educação Infantil. O trabalho foi realizado em uma escola pública de Porto Alegre durante o segundo semestre de 2015 com uma turma de Jardim A que comportava crianças entre quatro e cinco anos de idade. A temática escolhida para ser trabalhada nas aulas de Educação Física foi o Circo, devido a sua abrangência de possibilidade de práticas corporais e da sua aceitação por crianças dessa faixa etária. Nesse relato reflexivo, encontro elementos pedagógicos que foram relevantes a minha prática e os relaciono com as teorias de ensino para essa faixa etária. O trabalho também descreve a rotina escolar e como ela tem influência nas aulas de educação física. O ensino das práticas circenses é descrito não como uma opção pedagógica aonde o aprendizado é focado na técnica em si. No lugar disso, as crianças são estimuladas a vivenciarem e se sentirem parte do universo circense. Dessa maneira coloco também a maneira lúdica como abordei o tema e a influência que o conteúdo teve sobre a minha formação como professor. Por fim, nas conclusões reflito sobre como o Circo teve uma boa aceitação da turma e se mostrou uma excelente estratégia pedagógica para as aulas de Educação Física Infantil nessa experiência. Ele também contribuiu de maneira significativa para a que eu explorasse estratégias pedagógicas que complementassem a minha formação.The final paper is a report from my own experience in the obligatory discipline of lecturing in Child Education. The work took place in a public school in Porto Alegre during the second semester of 2015 with a class of preschoolers aging between 4 and 5 years old. The chosen theme of the Physical Education classes was the circus, due to its range of possibilities of corporal activities and due to its acceptance by the children. In this reflective analysis, I found elements of teaching methodology that were essential to my activity and related them with teaching theories for children of such age. The paper also describes my scholar routine and how it influences on Physical Education classes. The circus activities are not described as a pedagogical option itself for the acquisition of technical movements. Instead, the students are stimulated to experience and to feel part of the circus universe. In this manner I also describe the playful way of which I approached the theme and how it had influence over my formation as a teacher. At last, I reflect in my conclusions about how the circus had a good acceptance in class and ended up becoming a great pedagogical strategy for Physical Education classes for children in this experience. It also had a significant role in my out coming as a teacher.application/pdfporEducação físicaEducação infantilCircoCriançasPhysical EducationCircus ActivitiesChild EducationCartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051521.pdf001051521.pdfTexto completoapplication/pdf357453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170298/1/001051521.pdf2153d49e7fda26d43d16ce2a2c22ca63MD51TEXT001051521.pdf.txt001051521.pdf.txtExtracted Texttext/plain122861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170298/2/001051521.pdf.txt84102f399f576671564028fd72dc5f8cMD5210183/1702982019-11-07 04:48:47.178015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T06:48:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantil
title Cartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantil
spellingShingle Cartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantil
Martinelli, Rafael
Educação física
Educação infantil
Circo
Crianças
Physical Education
Circus Activities
Child Education
title_short Cartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantil
title_full Cartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantil
title_fullStr Cartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantil
title_full_unstemmed Cartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantil
title_sort Cartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantil
author Martinelli, Rafael
author_facet Martinelli, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinelli, Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação infantil
Circo
Crianças
topic Educação física
Educação infantil
Circo
Crianças
Physical Education
Circus Activities
Child Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
Circus Activities
Child Education
description Esse estudo narrativo e autobiográfico aprofunda as aprendizagens construídas ao longo do Estágio de Docência em Educação Física na Educação Infantil. O trabalho foi realizado em uma escola pública de Porto Alegre durante o segundo semestre de 2015 com uma turma de Jardim A que comportava crianças entre quatro e cinco anos de idade. A temática escolhida para ser trabalhada nas aulas de Educação Física foi o Circo, devido a sua abrangência de possibilidade de práticas corporais e da sua aceitação por crianças dessa faixa etária. Nesse relato reflexivo, encontro elementos pedagógicos que foram relevantes a minha prática e os relaciono com as teorias de ensino para essa faixa etária. O trabalho também descreve a rotina escolar e como ela tem influência nas aulas de educação física. O ensino das práticas circenses é descrito não como uma opção pedagógica aonde o aprendizado é focado na técnica em si. No lugar disso, as crianças são estimuladas a vivenciarem e se sentirem parte do universo circense. Dessa maneira coloco também a maneira lúdica como abordei o tema e a influência que o conteúdo teve sobre a minha formação como professor. Por fim, nas conclusões reflito sobre como o Circo teve uma boa aceitação da turma e se mostrou uma excelente estratégia pedagógica para as aulas de Educação Física Infantil nessa experiência. Ele também contribuiu de maneira significativa para a que eu explorasse estratégias pedagógicas que complementassem a minha formação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-14T02:32:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170298
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001051521
url http://hdl.handle.net/10183/170298
identifier_str_mv 001051521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170298/1/001051521.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170298/2/001051521.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2153d49e7fda26d43d16ce2a2c22ca63
84102f399f576671564028fd72dc5f8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224540960849920