Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzari, Fernanda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Slongo, Luiz Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148131
Resumo: Tipicamente vinculado aos estudos relativos às ciências médicas e farmacológicas, o efeito placebo ganha cada vez mais espaço em áreas que fogem ao seu escopo de origem. Prova disso é que, desde 2005, o efeito placebo vem sendo amplamente difundido nos estudos sobre comportamento do consumidor. Frente a isso, a fim de explorar com maior profundidade o efeito placebo direcionado aos estudos sobre comportamento do consumidor, este trabalho apresenta uma discussão teórica sobre como as ações de marketing podem conduzir ao efeito placebo em relação ao desempenho dos produtos, além de abordar possíveis aspectos moderadores na ocorrência desse efeito.
id UFRGS-2_9707106e18a2d1b2d41191a11250e4a7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148131
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lazzari, FernandaSlongo, Luiz Antonio2016-09-15T02:12:51Z20142237-7956http://hdl.handle.net/10183/148131001002374Tipicamente vinculado aos estudos relativos às ciências médicas e farmacológicas, o efeito placebo ganha cada vez mais espaço em áreas que fogem ao seu escopo de origem. Prova disso é que, desde 2005, o efeito placebo vem sendo amplamente difundido nos estudos sobre comportamento do consumidor. Frente a isso, a fim de explorar com maior profundidade o efeito placebo direcionado aos estudos sobre comportamento do consumidor, este trabalho apresenta uma discussão teórica sobre como as ações de marketing podem conduzir ao efeito placebo em relação ao desempenho dos produtos, além de abordar possíveis aspectos moderadores na ocorrência desse efeito.Typically linked to studies of the pharmacological and medical sciences, the placebo effect is gaining more space in areas beyond its original scope. Proof of this is that since 2005, the placebo effect has been widespread in studies about consumer behavior. Accordingly, in order to explore in greater depth the placebo effect directed to studies about consumer behavior, this paper presents a theoretical discussion about how marketing actions can lead to the placebo effect in regards to the performance of products, in addition to addressing possible moderator aspects in such an effect.application/pdfporRevista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2014), p. 52-66Comportamento do consumidorMarketingDesempenhoProdutoPlacebo effectPriceConsumer behaviorExplorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtosExploring the placebo effect of marketing actions : the role of price and other factors on the performance of the productsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002374.pdf001002374.pdfTexto completoapplication/pdf274774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/1/001002374.pdf947cd73f8b0e0b4d61f19cade4cd5f3aMD51TEXT001002374.pdf.txt001002374.pdf.txtExtracted Texttext/plain50873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/2/001002374.pdf.txt0809c5081243b31da7f11cbd299b3392MD52THUMBNAIL001002374.pdf.jpg001002374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/3/001002374.pdf.jpg9c47c959b1380838a4baf8ed9ba832c8MD5310183/1481312018-10-29 08:52:58.391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148131Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:52:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Exploring the placebo effect of marketing actions : the role of price and other factors on the performance of the products
title Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos
spellingShingle Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos
Lazzari, Fernanda
Comportamento do consumidor
Marketing
Desempenho
Produto
Placebo effect
Price
Consumer behavior
title_short Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos
title_full Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos
title_fullStr Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos
title_full_unstemmed Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos
title_sort Explorando o efeito placebo das ações de Marketing : o papel do preço e de outros fatores sobre o desempenho dos produtos
author Lazzari, Fernanda
author_facet Lazzari, Fernanda
Slongo, Luiz Antonio
author_role author
author2 Slongo, Luiz Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzari, Fernanda
Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Marketing
Desempenho
Produto
topic Comportamento do consumidor
Marketing
Desempenho
Produto
Placebo effect
Price
Consumer behavior
dc.subject.eng.fl_str_mv Placebo effect
Price
Consumer behavior
description Tipicamente vinculado aos estudos relativos às ciências médicas e farmacológicas, o efeito placebo ganha cada vez mais espaço em áreas que fogem ao seu escopo de origem. Prova disso é que, desde 2005, o efeito placebo vem sendo amplamente difundido nos estudos sobre comportamento do consumidor. Frente a isso, a fim de explorar com maior profundidade o efeito placebo direcionado aos estudos sobre comportamento do consumidor, este trabalho apresenta uma discussão teórica sobre como as ações de marketing podem conduzir ao efeito placebo em relação ao desempenho dos produtos, além de abordar possíveis aspectos moderadores na ocorrência desse efeito.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-15T02:12:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148131
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-7956
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002374
identifier_str_mv 2237-7956
001002374
url http://hdl.handle.net/10183/148131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2014), p. 52-66
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/1/001002374.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/2/001002374.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148131/3/001002374.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 947cd73f8b0e0b4d61f19cade4cd5f3a
0809c5081243b31da7f11cbd299b3392
9c47c959b1380838a4baf8ed9ba832c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487331277111296