12 anos da política de crédito do PRONAF no Brasil (1996-2008) : uma reflexão crítica
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187735 |
Resumo: | O objetivo deste artigo consiste na tentativa de uma reflexão crítica sobre a dinâmica e as contradições da política de crédito do Pronaf no período de 1996 a 2008. A análise foi desenvolvida a partir da revisão bibliográfica de parte da produção acadêmica disponível sobre o tema e utilizou como dados empíricos informações obtidas no Ministério do Desenvolvimento Agrário e em outros órgãos governamentais do país. Em linhas gerais, a pesquisa mostra que o Pronaf se transformou em um importante instrumento de financiamento público para os agricultores familiares do Brasil. Contudo, o modelo de distribuição e aplicação dos recursos do programa apresenta um viés concentrador, setorial e produtivista. Após discutir estas e outras questões, o trabalho sinaliza que é necessário repensar a lógica operacional do Pronaf e corrigir seus rumos na direção de um padrão de desenvolvimento rural que procure compatibilizar produção de riqueza, equidade social e valorização do meio ambiente. |
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Aquino, Joacir Rufino deSchneider, Sergio2019-01-12T04:22:52Z20112179-5320http://hdl.handle.net/10183/187735000835256O objetivo deste artigo consiste na tentativa de uma reflexão crítica sobre a dinâmica e as contradições da política de crédito do Pronaf no período de 1996 a 2008. A análise foi desenvolvida a partir da revisão bibliográfica de parte da produção acadêmica disponível sobre o tema e utilizou como dados empíricos informações obtidas no Ministério do Desenvolvimento Agrário e em outros órgãos governamentais do país. Em linhas gerais, a pesquisa mostra que o Pronaf se transformou em um importante instrumento de financiamento público para os agricultores familiares do Brasil. Contudo, o modelo de distribuição e aplicação dos recursos do programa apresenta um viés concentrador, setorial e produtivista. Após discutir estas e outras questões, o trabalho sinaliza que é necessário repensar a lógica operacional do Pronaf e corrigir seus rumos na direção de um padrão de desenvolvimento rural que procure compatibilizar produção de riqueza, equidade social e valorização do meio ambiente.The aim of this essay is to attempt to a critical reflection about the dynamic and the contradictions of the credit policy of the PRONAF in the period from 1996 to 2008. The analysis were developed from the bibliographical revision of part of the available academic production on the theme and used as empiric data information acquired in the Department of Agrarian Development and in other government organs of the country. In general lines, the research shows that PRONAF became an important instrument of public financing for the farmers family of Brazil. However, the model of distribution and application of the resources of the program introduce a concentrate, sector and productivity forms. After contemplating on these and other subjects, the work signals that it is necessary to rethink the logic operational of the PRONAF and to correct it directions to rural development standard that seeks compatible wealth production, social justness and the valorization of the environment.El objetivo de este ensayo es intentar a una reflexión crítica sobre el dinámico y las contradicciones de la política del crédito del PRONAF en el período de 1996 a 2008. La análisis se desarrolló de la revisión bibliográfica de la producción académica disponible en el tema y usó como información de los datos empírica adquirida en el Departamento de Desarrollo Agrario y en otros órganos gubernamentales del país. En general, la investigación muestra que PRONAF se volvió un instrumento importante de financiación pública para la familia de los granjeros de Brasil. Sin embargo, el modelo de distribución y aplicación de los recursos del programa introduce una tendencia concentrador, sector y productivist. Después de contemplar éstos y otros asuntos, los signos de trabajo que es necesario volver a pensar la lógica operacional del PRONAF y corregirlo las direcciones a norma de desarrollo rural que busca la producción de riqueza compatible, justicia social y la valorización del ambiente.application/pdfporRevista de extensão e estudos rurais. Viçosa, MG. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 309-347Agricultura familiarDesenvolvimento ruralCrédito agrícolaPolíticas públicasFamily agricultureAgricultural creditRural developmentEconomical diversificationPublic policiesAgricultura familiarCrédito agrícolaDesarrollo ruralDiversificación econômicaPolíticas públicas12 anos da política de crédito do PRONAF no Brasil (1996-2008) : uma reflexão crítica12 years of the credit policy of PRONAF in Brazil (1996-2008) : a critical reflection12 años de la política del crédito de PRONAF en Brasil (1996-2008) : una reflexión críticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000835256.pdf.txt000835256.pdf.txtExtracted Texttext/plain72887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187735/2/000835256.pdf.txtaeb30e41d4900047c1cdbacd3bca5ea1MD52ORIGINAL000835256.pdfTexto completoapplication/pdf489618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187735/1/000835256.pdfa93553a7a28c582e67aa1022294277a2MD5110183/1877352019-01-13 04:08:37.736941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187735Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-13T06:08:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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