Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Kátia Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Henriques, Renato Ventura Bayan, Avila, Marlus Moschen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188560
Resumo: Inovação no Ensino Superior requer priorizar uma ação educativa significativa a partir de movimento, contradição, análise sistemática e intencional de problemas contextualizados que permitam a construção de sínteses numa ação mediada entre alunos e professores. O presente texto se propõe analisar as práticas pedagógicas no contexto do Ensino Universitário de uma universidade pública brasileira [omitida para revisão blind], em duas áreas disciplinares: Engenharia e Educação sob o viés da motivação decorrente das propostas metodológicas usadas nas aulas de graduação bem como a percepção dos alunos sobre a contribuição das mesmas em sua vida profissional. A metodologia de cunho qualitativo é o estudo de caso que se desenvolveu no primeiro semestre de 2018 e no qual participaram duas turmas de graduação nas áreas de humanas e de exatas. A coleta dos dados foi triangulada a partir da observação participante, da utilização do questionário IMI (Intrinsic Motivation Inventory) e de entrevistas individuais online. Os resultados mostram que a metodologia orientada à resolução de problemas, o uso de recursos pedagógicos desafiadores e o trabalho colaborativo potencializam a motivação dos estudantes e propiciam condições para a construção de um processo de ensino e aprendizagem enriquecedor.
id UFRGS-2_9a69c262b33b8f617b2f30b65caf96ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188560
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coutinho, Kátia SoaresPasserino, Liliana MariaHenriques, Renato Ventura BayanAvila, Marlus Moschen2019-02-07T02:32:38Z20182179-8435http://hdl.handle.net/10183/188560001085950Inovação no Ensino Superior requer priorizar uma ação educativa significativa a partir de movimento, contradição, análise sistemática e intencional de problemas contextualizados que permitam a construção de sínteses numa ação mediada entre alunos e professores. O presente texto se propõe analisar as práticas pedagógicas no contexto do Ensino Universitário de uma universidade pública brasileira [omitida para revisão blind], em duas áreas disciplinares: Engenharia e Educação sob o viés da motivação decorrente das propostas metodológicas usadas nas aulas de graduação bem como a percepção dos alunos sobre a contribuição das mesmas em sua vida profissional. A metodologia de cunho qualitativo é o estudo de caso que se desenvolveu no primeiro semestre de 2018 e no qual participaram duas turmas de graduação nas áreas de humanas e de exatas. A coleta dos dados foi triangulada a partir da observação participante, da utilização do questionário IMI (Intrinsic Motivation Inventory) e de entrevistas individuais online. Os resultados mostram que a metodologia orientada à resolução de problemas, o uso de recursos pedagógicos desafiadores e o trabalho colaborativo potencializam a motivação dos estudantes e propiciam condições para a construção de um processo de ensino e aprendizagem enriquecedor.Innovation in Higher Education requires prioritizing a meaningful educational action based on movement, contradiction, systematic and intentional analysis of contextualized problems that allow the construction of syntheses in a mediated action between students and teachers. This paper proposes to analyze pedagogical practices in the context of University Education of a Brazilian public university, in two disciplinary areas: Engineering and Education under the bias of the motivation derived of the methodological proposals used in the undergraduate classes as well as the students’ perception about their contribution in their own professional life. The qualitative methodology is the case study that was developed in the first semester of 2018 and in which two undergraduate classes participated in the human and exact areas. Data collection was triangulated through participant observation, the use of the IMI (Intrinsic Motivation Inventory) questionnaire and individual online interviews. The results show that the problem-solving methodology, the use of challenging pedagogical resources and the collaborative work increase students motivation and provide conditions for the construction of an enhanced teaching and learning process.application/pdfporEducação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 310-330Tecnologia educacionalResolução de problemasPrática pedagógicaInovação educacionalEnsino universitarioProblem resolutionInnovative practicesTechnology in educationUniversity educationPráticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunosInnovative pedagogical practices in university education : an analysis of students motivation and perceptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085950.pdf.txt001085950.pdf.txtExtracted Texttext/plain55427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188560/2/001085950.pdf.txtb5f223b1ed04b1505621f4bdd3673fecMD52ORIGINAL001085950.pdfTexto completoapplication/pdf631962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188560/1/001085950.pdf7a44770254911d629079cd173fb7f8f6MD5110183/1885602019-11-09 04:49:55.750055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:49:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Innovative pedagogical practices in university education : an analysis of students motivation and perception
title Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos
spellingShingle Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos
Coutinho, Kátia Soares
Tecnologia educacional
Resolução de problemas
Prática pedagógica
Inovação educacional
Ensino universitario
Problem resolution
Innovative practices
Technology in education
University education
title_short Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos
title_full Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos
title_fullStr Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos
title_sort Práticas pedagógicas inovadoras no ensino universitário : uma análise da motivação e da percepção dos alunos
author Coutinho, Kátia Soares
author_facet Coutinho, Kátia Soares
Passerino, Liliana Maria
Henriques, Renato Ventura Bayan
Avila, Marlus Moschen
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Henriques, Renato Ventura Bayan
Avila, Marlus Moschen
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Kátia Soares
Passerino, Liliana Maria
Henriques, Renato Ventura Bayan
Avila, Marlus Moschen
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Resolução de problemas
Prática pedagógica
Inovação educacional
Ensino universitario
topic Tecnologia educacional
Resolução de problemas
Prática pedagógica
Inovação educacional
Ensino universitario
Problem resolution
Innovative practices
Technology in education
University education
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem resolution
Innovative practices
Technology in education
University education
description Inovação no Ensino Superior requer priorizar uma ação educativa significativa a partir de movimento, contradição, análise sistemática e intencional de problemas contextualizados que permitam a construção de sínteses numa ação mediada entre alunos e professores. O presente texto se propõe analisar as práticas pedagógicas no contexto do Ensino Universitário de uma universidade pública brasileira [omitida para revisão blind], em duas áreas disciplinares: Engenharia e Educação sob o viés da motivação decorrente das propostas metodológicas usadas nas aulas de graduação bem como a percepção dos alunos sobre a contribuição das mesmas em sua vida profissional. A metodologia de cunho qualitativo é o estudo de caso que se desenvolveu no primeiro semestre de 2018 e no qual participaram duas turmas de graduação nas áreas de humanas e de exatas. A coleta dos dados foi triangulada a partir da observação participante, da utilização do questionário IMI (Intrinsic Motivation Inventory) e de entrevistas individuais online. Os resultados mostram que a metodologia orientada à resolução de problemas, o uso de recursos pedagógicos desafiadores e o trabalho colaborativo potencializam a motivação dos estudantes e propiciam condições para a construção de um processo de ensino e aprendizagem enriquecedor.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T02:32:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188560
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-8435
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085950
identifier_str_mv 2179-8435
001085950
url http://hdl.handle.net/10183/188560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 310-330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188560/2/001085950.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188560/1/001085950.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b5f223b1ed04b1505621f4bdd3673fec
7a44770254911d629079cd173fb7f8f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790389013348352