Projetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadora

Bibliographic Details
Main Author: Cunha, Aléxia Teles
Publication Date: 2018
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/185961
Summary: O presente trabalho tem a intenção de analisar os programas educativos das 10ª e 11ª Bienais em suas proposições com o público em idade escolar pela minha perspectiva como mediadora, em busca e sistematizar o que reconheci como erros, acertos, e o impacto dos projetos como um agente transformador da relação do público com arte. Ao longo do trabalho foram realizadas reflexões sobre mediação, o papel dos mediadores e a experiência do público com base em autores como Mirian Celeste Martins, Luiz Camnitzer, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, etc; correlacionando-os com as propostas dos projetos pedagógicos e minhas vivências. Através da análise conjunta dessas três vertentes, pretende-se colaborar para a consolidação de avaliações sistemáticas das ações educativas deste evento como instrumento de acessibilidade a arte e abordar propostas contribuintes a aplicação dos projetos educativos em bienais futuras.
id UFRGS-2_9c1eb63edffb0e6ce795445782edf8df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185961
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Aléxia TelesKnaak, Bianca2018-12-06T02:43:57Z2018http://hdl.handle.net/10183/185961001082395O presente trabalho tem a intenção de analisar os programas educativos das 10ª e 11ª Bienais em suas proposições com o público em idade escolar pela minha perspectiva como mediadora, em busca e sistematizar o que reconheci como erros, acertos, e o impacto dos projetos como um agente transformador da relação do público com arte. Ao longo do trabalho foram realizadas reflexões sobre mediação, o papel dos mediadores e a experiência do público com base em autores como Mirian Celeste Martins, Luiz Camnitzer, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, etc; correlacionando-os com as propostas dos projetos pedagógicos e minhas vivências. Através da análise conjunta dessas três vertentes, pretende-se colaborar para a consolidação de avaliações sistemáticas das ações educativas deste evento como instrumento de acessibilidade a arte e abordar propostas contribuintes a aplicação dos projetos educativos em bienais futuras.The present work intends to analyze the educational programs of the 10th and 11th Biennials in their propositions with the school-aged public through my perspective as mediator, searching to systematize what I recognized as errors, successes, and the impact of the projects as a transforming agent to the public relation with art. Throughout the work were carried out reflections on mediation, the role of mediators and the public‟s experience based on authors such as Mirian Celeste Martins, Luiz Camnitzer, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, etc; correlating them with the pedagogical projects proposals and my experiences. Through the joint analysis of these three aspects, it is intended to collaborate to consolidate systematic evaluations of this event‟s educational actions as an instrument of accessibility to art and to approach contributing proposals to the educational projects application in future biennials.application/pdfporBienal do MercosulMediação culturalMercosur BiennialAccessArtCultural MediationProjetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018História da Arte: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082395.pdf.txt001082395.pdf.txtExtracted Texttext/plain121751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185961/2/001082395.pdf.txt5778b371f14bfe70c5b537c876fddcffMD52ORIGINAL001082395.pdfTexto completoapplication/pdf4361238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185961/1/001082395.pdfc17d448a44e0f1e9747d6c916fd50410MD5110183/1859612019-03-27 04:06:11.55395oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185961Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-27T07:06:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadora
title Projetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadora
spellingShingle Projetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadora
Cunha, Aléxia Teles
Bienal do Mercosul
Mediação cultural
Mercosur Biennial
Access
Art
Cultural Mediation
title_short Projetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadora
title_full Projetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadora
title_fullStr Projetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadora
title_full_unstemmed Projetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadora
title_sort Projetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadora
author Cunha, Aléxia Teles
author_facet Cunha, Aléxia Teles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Aléxia Teles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knaak, Bianca
contributor_str_mv Knaak, Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Bienal do Mercosul
Mediação cultural
topic Bienal do Mercosul
Mediação cultural
Mercosur Biennial
Access
Art
Cultural Mediation
dc.subject.eng.fl_str_mv Mercosur Biennial
Access
Art
Cultural Mediation
description O presente trabalho tem a intenção de analisar os programas educativos das 10ª e 11ª Bienais em suas proposições com o público em idade escolar pela minha perspectiva como mediadora, em busca e sistematizar o que reconheci como erros, acertos, e o impacto dos projetos como um agente transformador da relação do público com arte. Ao longo do trabalho foram realizadas reflexões sobre mediação, o papel dos mediadores e a experiência do público com base em autores como Mirian Celeste Martins, Luiz Camnitzer, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, etc; correlacionando-os com as propostas dos projetos pedagógicos e minhas vivências. Através da análise conjunta dessas três vertentes, pretende-se colaborar para a consolidação de avaliações sistemáticas das ações educativas deste evento como instrumento de acessibilidade a arte e abordar propostas contribuintes a aplicação dos projetos educativos em bienais futuras.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-06T02:43:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/185961
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082395
url http://hdl.handle.net/10183/185961
identifier_str_mv 001082395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185961/2/001082395.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185961/1/001082395.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5778b371f14bfe70c5b537c876fddcff
c17d448a44e0f1e9747d6c916fd50410
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486911107465216