Como é bom ser vida loka : funk ostentação e as práticas de consumo dos jovens das classes C e D.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147526 |
Resumo: | A presente monografia tem como tema as mudanças dos padrões de consumo dos jovens das classes C e D, no contexto do funk ostentação. Tem como objetivo analisar de que forma o consumo do funk ostentação se relaciona com as práticas de consumo dos jovens das classes C e D de Porto Alegre. Em um primeiro momento realiza-se uma pesquisa bibliográfica a fim de constituir um referencial teórico, onde se contextualizam estudos sobre consumo, jovem, assim como o funk e a espetacularização. Posteriormente, é realizada uma pesquisa empírica exploratória por meio de entrevista em profundidade com quatro jovens, de 15 a 20 anos. A análise dos dados mostra que o funk tem influência no modo de consumir dos jovens de periferia, através das suas referências às marcas. É possível perceber também a visão crítica dos entrevistados em relação a postura dos MCs, onde nota-se um afastamento das origens devido à glorificação dos bens de luxo. |
id |
UFRGS-2_9e1ecf1049869a1868497abfe2fd3c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147526 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Matheus RosaPiedras, Elisa ReinhardtLibardi, Guilherme Barbacovi2016-08-23T02:14:59Z2016http://hdl.handle.net/10183/147526000999179A presente monografia tem como tema as mudanças dos padrões de consumo dos jovens das classes C e D, no contexto do funk ostentação. Tem como objetivo analisar de que forma o consumo do funk ostentação se relaciona com as práticas de consumo dos jovens das classes C e D de Porto Alegre. Em um primeiro momento realiza-se uma pesquisa bibliográfica a fim de constituir um referencial teórico, onde se contextualizam estudos sobre consumo, jovem, assim como o funk e a espetacularização. Posteriormente, é realizada uma pesquisa empírica exploratória por meio de entrevista em profundidade com quatro jovens, de 15 a 20 anos. A análise dos dados mostra que o funk tem influência no modo de consumir dos jovens de periferia, através das suas referências às marcas. É possível perceber também a visão crítica dos entrevistados em relação a postura dos MCs, onde nota-se um afastamento das origens devido à glorificação dos bens de luxo.application/pdfporConsumoJovensFunkComo é bom ser vida loka : funk ostentação e as práticas de consumo dos jovens das classes C e D.Como é bom ser "vida loka" : as mudanças nos padrões de consumo dos jovens das classes C e D no contexto do funk ostentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999179.pdf000999179.pdfTexto completoapplication/pdf1011678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147526/1/000999179.pdf09263f07d53bfd4a57f9fd3aa24146bcMD51TEXT000999179.pdf.txt000999179.pdf.txtExtracted Texttext/plain148325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147526/2/000999179.pdf.txt69ad006d4a2b62c9e251f2413d616af2MD52THUMBNAIL000999179.pdf.jpg000999179.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147526/3/000999179.pdf.jpga815cbd9394240358fe5df781fe7bfc5MD5310183/1475262018-10-29 08:37:58.71oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147526Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:37:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como é bom ser vida loka : funk ostentação e as práticas de consumo dos jovens das classes C e D. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Como é bom ser "vida loka" : as mudanças nos padrões de consumo dos jovens das classes C e D no contexto do funk ostentação |
title |
Como é bom ser vida loka : funk ostentação e as práticas de consumo dos jovens das classes C e D. |
spellingShingle |
Como é bom ser vida loka : funk ostentação e as práticas de consumo dos jovens das classes C e D. Barbosa, Matheus Rosa Consumo Jovens Funk |
title_short |
Como é bom ser vida loka : funk ostentação e as práticas de consumo dos jovens das classes C e D. |
title_full |
Como é bom ser vida loka : funk ostentação e as práticas de consumo dos jovens das classes C e D. |
title_fullStr |
Como é bom ser vida loka : funk ostentação e as práticas de consumo dos jovens das classes C e D. |
title_full_unstemmed |
Como é bom ser vida loka : funk ostentação e as práticas de consumo dos jovens das classes C e D. |
title_sort |
Como é bom ser vida loka : funk ostentação e as práticas de consumo dos jovens das classes C e D. |
author |
Barbosa, Matheus Rosa |
author_facet |
Barbosa, Matheus Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Matheus Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piedras, Elisa Reinhardt |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Libardi, Guilherme Barbacovi |
contributor_str_mv |
Piedras, Elisa Reinhardt Libardi, Guilherme Barbacovi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Jovens Funk |
topic |
Consumo Jovens Funk |
description |
A presente monografia tem como tema as mudanças dos padrões de consumo dos jovens das classes C e D, no contexto do funk ostentação. Tem como objetivo analisar de que forma o consumo do funk ostentação se relaciona com as práticas de consumo dos jovens das classes C e D de Porto Alegre. Em um primeiro momento realiza-se uma pesquisa bibliográfica a fim de constituir um referencial teórico, onde se contextualizam estudos sobre consumo, jovem, assim como o funk e a espetacularização. Posteriormente, é realizada uma pesquisa empírica exploratória por meio de entrevista em profundidade com quatro jovens, de 15 a 20 anos. A análise dos dados mostra que o funk tem influência no modo de consumir dos jovens de periferia, através das suas referências às marcas. É possível perceber também a visão crítica dos entrevistados em relação a postura dos MCs, onde nota-se um afastamento das origens devido à glorificação dos bens de luxo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-23T02:14:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147526 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999179 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147526 |
identifier_str_mv |
000999179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147526/1/000999179.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147526/2/000999179.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147526/3/000999179.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09263f07d53bfd4a57f9fd3aa24146bc 69ad006d4a2b62c9e251f2413d616af2 a815cbd9394240358fe5df781fe7bfc5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486851305078784 |