Do consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Trevisan, Marcelo, Figueiró, Paola Schmitt, Bossle, Marilia Bonzanini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106619
Resumo: O termo “alienação” é usado em análises sociológicas dos sistemas produtivos (alienação no trabalho) e, recentemente, em estudos sobre consumo compulsivo. Não se identificou, entretanto, definição ou investigações discutindo “alienação no descarte” de produtos e embalagens. Nesse contexto, o intuito deste artigo é identificar a percepção das pessoas sobre implicações do ato de descartar um produto ou uma embalagem. Para isso, realizaram-se entrevistas com cidadãos e especialistas na área socioambiental em Porto Alegre, Brasil, mediante roteiros semiestruturados, abordando questões gerais sobre meio ambiente, comportamento de compra, hábitos e atitudes relacionados ao descarte e destino de produtos e embalagens. Os resultados apontam uma falta de conhecimento sobre o ciclo de vida das embalagens e dos produtos. O consumidor, durante a compra, não leva em conta que deverá descartar a embalagem e, posteriormente, o produto. O descarte é associado ao ato de “fazer sumir da frente dos olhos”, sendo visto como uma atribuição dos órgãos de limpeza urbana, eximindo, assim, o consumidor de qualquer responsabilidade sobre as etapas posteriores ao descarte. Os resultados desta investigação poderão subsidiar iniciativas à conscientização socioambiental da população, bem como à elaboração de políticas para informações sobre produtos e responsabilidades dos consumidores.
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spelling Nascimento, Luis Felipe Machado doTrevisan, MarceloFigueiró, Paola SchmittBossle, Marilia Bonzanini2014-11-11T02:14:23Z20141983-4659http://hdl.handle.net/10183/106619000937311O termo “alienação” é usado em análises sociológicas dos sistemas produtivos (alienação no trabalho) e, recentemente, em estudos sobre consumo compulsivo. Não se identificou, entretanto, definição ou investigações discutindo “alienação no descarte” de produtos e embalagens. Nesse contexto, o intuito deste artigo é identificar a percepção das pessoas sobre implicações do ato de descartar um produto ou uma embalagem. Para isso, realizaram-se entrevistas com cidadãos e especialistas na área socioambiental em Porto Alegre, Brasil, mediante roteiros semiestruturados, abordando questões gerais sobre meio ambiente, comportamento de compra, hábitos e atitudes relacionados ao descarte e destino de produtos e embalagens. Os resultados apontam uma falta de conhecimento sobre o ciclo de vida das embalagens e dos produtos. O consumidor, durante a compra, não leva em conta que deverá descartar a embalagem e, posteriormente, o produto. O descarte é associado ao ato de “fazer sumir da frente dos olhos”, sendo visto como uma atribuição dos órgãos de limpeza urbana, eximindo, assim, o consumidor de qualquer responsabilidade sobre as etapas posteriores ao descarte. Os resultados desta investigação poderão subsidiar iniciativas à conscientização socioambiental da população, bem como à elaboração de políticas para informações sobre produtos e responsabilidades dos consumidores.The term “alienation” is used in sociological analysis of production systems and, recently, in studies of compulsive consumption. There are no definitions or investigations discussing “alienation of disposal” of products and packaging. Following this line of thought, the aim of this article is to identify people’s perceptions about the implications of the act of discarding a product or packaging. Interviews were conducted with citizens and experts in environmental issues in Porto Alegre, Brazil. We followed a semi-structured script addressing general issues about the environment, buying behavior, habits and attitudes related to disposal and destination of products and packaging. The results indicate the absence of environmental education and knowledge of the life cycle of products. The consumer, when buying a product, does not envisage that will have to discard the packaging. The disposal is associated with the act of “making disappear out of his eyes” without knowing the steps taken by the waste until its final destination. It was found detachment or alienation concerning the disposal of products and packaging. The results of this research will support initiatives to increase environmental awareness of the population, as well as to elaborate policies about product information and consumer responsibilities.application/pdfporReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. Vol. 7, n. 1, (mar. 2014), p. 33-48Consumo sustentávelAlienaçãoDescarte de resíduosConsumptionAlienationDisposalEnvironmental awarenessDo consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?From consumption to disposal of products and packaging : are we alienated?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937311.pdf000937311.pdfTexto completoapplication/pdf523667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106619/1/000937311.pdf5441f75ba73e174deb34d2456fc77dacMD51TEXT000937311.pdf.txt000937311.pdf.txtExtracted Texttext/plain57213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106619/2/000937311.pdf.txtd730a07898149b97d3bb11524708825eMD52THUMBNAIL000937311.pdf.jpg000937311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106619/3/000937311.pdf.jpg03abed99354b41d9cc90467647be932fMD5310183/1066192018-10-22 07:36:14.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106619Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:36:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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