Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nez, Egeslaine de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Cleoni Maria Barbosa, Woicolesco, Vanessa Gabrielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259148
Resumo: O contágio pelo vírus Sars-CoV-2 trouxe consequências para todas asesferas da vida social, e a Educação Superior também precisou responder a emergência sanitária. A velocidade de resposta das Instituições de Educação Superior para a manutenção das atividades acadêmicas neste cenário esteve relacionada às capacidades técnicas, tecnológicas e o domínio do modelo de Educaçãoà Distância e/ou Online já instalado. A discussão sobre a acessibilidade digital e a conectividade também permearam a construção dessas respostas. Esse estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas universitárias e a necessidade de reinvençãocurricular impostas pela crise mundial da pandemia da COVID-19. A abordagem da investigação é quanti-qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicado um questionário semiestruturado online. A amostra é composta por 106 docentes que atuam em Instituições de Educação Superiorpúblicas e privadas brasileiras. Os achados da pesquisa evidenciam que o contexto pandêmico exigiu um modelo pedagógico emergente, denominado de ensino remoto emergencial. Constatou-se que houve o esforço dos professoresde se qualificarem para a utilização de tecnologias digitais na mediação do processo de ensino e aprendizagem, readequação curricular e das práticas pedagógicas, possibilitando aos estudantes novas experiências de aprendizagem.
id UFRGS-2_a2c33a891e5190dd9d1d6bbf1e807261
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259148
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nez, Egeslaine deFernandes, Cleoni Maria BarbosaWoicolesco, Vanessa Gabrielle2023-06-17T03:38:15Z20222446-9424http://hdl.handle.net/10183/259148001166487O contágio pelo vírus Sars-CoV-2 trouxe consequências para todas asesferas da vida social, e a Educação Superior também precisou responder a emergência sanitária. A velocidade de resposta das Instituições de Educação Superior para a manutenção das atividades acadêmicas neste cenário esteve relacionada às capacidades técnicas, tecnológicas e o domínio do modelo de Educaçãoà Distância e/ou Online já instalado. A discussão sobre a acessibilidade digital e a conectividade também permearam a construção dessas respostas. Esse estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas universitárias e a necessidade de reinvençãocurricular impostas pela crise mundial da pandemia da COVID-19. A abordagem da investigação é quanti-qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicado um questionário semiestruturado online. A amostra é composta por 106 docentes que atuam em Instituições de Educação Superiorpúblicas e privadas brasileiras. Os achados da pesquisa evidenciam que o contexto pandêmico exigiu um modelo pedagógico emergente, denominado de ensino remoto emergencial. Constatou-se que houve o esforço dos professoresde se qualificarem para a utilização de tecnologias digitais na mediação do processo de ensino e aprendizagem, readequação curricular e das práticas pedagógicas, possibilitando aos estudantes novas experiências de aprendizagem.The contagion by the Sars-CoV-2 virus brought consequences to all spheres of social life, and Higher Education also needed to respond to the health emergency. The response speed of Higher Education Institutions to maintain academic activities in this scenario was related to the technical and technological capabilities and the mastery of the distance and/or online education model already installed. The discussion about digital accessibility and connectivity also permeated the construction of these responses. This study aims to analyze university pedagogical practices and the need for curricular reinvention imposed by the global crisis of the COVID-19 pandemic. It is a qualitative and quantitative research.Aliterature survey was conducted and an online semi-structured questionnaire was applied. The sample is composed of 106 professors who work in Brazilian public and private Higher Education Institutions. The research findings show that the pandemic context demanded an emerging pedagogical model, called emergency remoteteaching. It was found that there was an effort by professors to qualify for the use of digital technologies in the mediation of the teaching and learning process, curriculum, and pedagogical practices readjustment, enabling students to have new learning experiences.El contagio por el virus Sars-CoV-2 tuvo consecuencias en todas las esferas de la vida social, y la enseñanza superior también tuvo que responder a la emergencia sanitaria. La velocidad de respuesta de las Instituciones de Educación Superior para mantener las actividades académicas en este escenario estuvo relacionada con las capacidades técnicas y tecnológicas y el dominio del modelo de educación a distancia y/o en línea ya implantado. El debate sobre la accesibilidad digital y la conectividad también impregnó la construcción de estas respuestas. Este estudio pretende analizar las prácticas pedagógicas universitarias y la necesidad de reinvención curricular impuesta por la crisis global de la pandemia del COVID-19. El enfoque de la investigación es cuanti-cualitativo. Se realizó una búsqueda bibliográfica y se aplicó un cuestionario semiestructurado en línea.La muestra está compuesta por 106 profesores que trabajan en instituciones de enseñanza superior públicas y privadas de Brasil. Los resultados de la investigación demuestran que el contexto pandémico exige un modelo pedagógico emergente, denominado enseñanza remota emergente. Se encontró que hubo un esfuerzo de los profesores para calificar el uso de las tecnologías digitales en la mediación del proceso de enseñanza y aprendizaje, el currículo y el reajuste de las prácticas pedagógicas, permitiendo a los estudiantes tener nuevas experiencias de aprendizaje.application/pdfspaRevista internacional de educação superior. Campinas. Vol. 8 (2022), e022020, p. 1-22Ensino superiorCurrículoPandemia de COVID-19 (2020-)Higher educationPandemic COVID-19Remote teachingCurriculumPedagogical practicesPandemic COVID-19Remote teachingCurrículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19Curriculum and practices in higher education in the context of the COVID-19 pandemic Currículum y prácticas en educación superior en el contexto de la pandemia COVID-19 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166487.pdf.txt001166487.pdf.txtExtracted Texttext/plain61832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/3/001166487.pdf.txtebf222cdc63a34e3c5ed12c34bcf7753MD53001166487-02.pdf.txt001166487-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain59422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/4/001166487-02.pdf.txta970abaa8c8bce335cb65abc65f9964eMD54ORIGINAL001166487.pdfTexto completoapplication/pdf539934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/1/001166487.pdf3c1271f164e93dec2cda85604d6e171dMD51001166487-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf517886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/2/001166487-02.pdfd59482b0916a3b023d733d20e60740bdMD5210183/2591482023-12-07 04:23:09.395476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-07T06:23:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Curriculum and practices in higher education in the context of the COVID-19 pandemic
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Currículum y prácticas en educación superior en el contexto de la pandemia COVID-19
title Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19
spellingShingle Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19
Nez, Egeslaine de
Ensino superior
Currículo
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Higher education
Pandemic COVID-19
Remote teaching
Curriculum
Pedagogical practices
Pandemic COVID-19
Remote teaching
title_short Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19
title_full Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19
title_fullStr Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19
title_sort Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19
author Nez, Egeslaine de
author_facet Nez, Egeslaine de
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa
Woicolesco, Vanessa Gabrielle
author_role author
author2 Fernandes, Cleoni Maria Barbosa
Woicolesco, Vanessa Gabrielle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nez, Egeslaine de
Fernandes, Cleoni Maria Barbosa
Woicolesco, Vanessa Gabrielle
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Currículo
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Ensino superior
Currículo
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Higher education
Pandemic COVID-19
Remote teaching
Curriculum
Pedagogical practices
Pandemic COVID-19
Remote teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Pandemic COVID-19
Remote teaching
Curriculum
Pedagogical practices
dc.subject.spa.fl_str_mv Pandemic COVID-19
Remote teaching
description O contágio pelo vírus Sars-CoV-2 trouxe consequências para todas asesferas da vida social, e a Educação Superior também precisou responder a emergência sanitária. A velocidade de resposta das Instituições de Educação Superior para a manutenção das atividades acadêmicas neste cenário esteve relacionada às capacidades técnicas, tecnológicas e o domínio do modelo de Educaçãoà Distância e/ou Online já instalado. A discussão sobre a acessibilidade digital e a conectividade também permearam a construção dessas respostas. Esse estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas universitárias e a necessidade de reinvençãocurricular impostas pela crise mundial da pandemia da COVID-19. A abordagem da investigação é quanti-qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicado um questionário semiestruturado online. A amostra é composta por 106 docentes que atuam em Instituições de Educação Superiorpúblicas e privadas brasileiras. Os achados da pesquisa evidenciam que o contexto pandêmico exigiu um modelo pedagógico emergente, denominado de ensino remoto emergencial. Constatou-se que houve o esforço dos professoresde se qualificarem para a utilização de tecnologias digitais na mediação do processo de ensino e aprendizagem, readequação curricular e das práticas pedagógicas, possibilitando aos estudantes novas experiências de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-17T03:38:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259148
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2446-9424
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166487
identifier_str_mv 2446-9424
001166487
url http://hdl.handle.net/10183/259148
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista internacional de educação superior. Campinas. Vol. 8 (2022), e022020, p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/3/001166487.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/4/001166487-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/1/001166487.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/2/001166487-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ebf222cdc63a34e3c5ed12c34bcf7753
a970abaa8c8bce335cb65abc65f9964e
3c1271f164e93dec2cda85604d6e171d
d59482b0916a3b023d733d20e60740bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225089339883520