Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Ives Solano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mazur, Eric
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85464
Resumo: Melhorar a formação profissional e acadêmica dos indivíduos nos mais diversos níveis passa por repensar o papel das estratégias formais de ensino. Em termos educacionais, pesquisa após pesquisa tem mostrado os problemas de se investir quase exclusivamente na apresentação oral dos conteúdos como estratégia didática. Seja por falta de infraestrutura para implementar novas soluções, inércia do sistema escolar ou mesmo por desconhecimento de alternativas viáveis de mudança, essa estratégia quase milenar ainda hoje é onipresente no ambiente escolar. Em sua face mais visível, o chamado ensino tradicional está fortemente associado com a evasão escolar, a aprendizagem mecânica e a desmotivação para aprender por parte dos estudantes. Diversas são as recomendações abstratas e gerais, de cunho pedagógico, feitas aos professores para reverter esse quadro. Contudo, poucas são as alternativas concretas apresentadas, em especial no Ensino de Física em nível médio e nas disciplinas básicas de nível superior. Tendo em vista esse cenário, o presente artigo tem como objetivos divulgar as potencialidades do uso combinado de dois métodos de ensino, focados na aprendizagem significativa de conceitos e procedimentos; e também fornecer conselhos práticos para favorecer a implementação deles em sala de aula.
id UFRGS-2_a3bd4d55021383ad6d857b8b9199c524
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85464
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araujo, Ives SolanoMazur, Eric2014-01-10T01:53:25Z20131677-2334http://hdl.handle.net/10183/85464000897618Melhorar a formação profissional e acadêmica dos indivíduos nos mais diversos níveis passa por repensar o papel das estratégias formais de ensino. Em termos educacionais, pesquisa após pesquisa tem mostrado os problemas de se investir quase exclusivamente na apresentação oral dos conteúdos como estratégia didática. Seja por falta de infraestrutura para implementar novas soluções, inércia do sistema escolar ou mesmo por desconhecimento de alternativas viáveis de mudança, essa estratégia quase milenar ainda hoje é onipresente no ambiente escolar. Em sua face mais visível, o chamado ensino tradicional está fortemente associado com a evasão escolar, a aprendizagem mecânica e a desmotivação para aprender por parte dos estudantes. Diversas são as recomendações abstratas e gerais, de cunho pedagógico, feitas aos professores para reverter esse quadro. Contudo, poucas são as alternativas concretas apresentadas, em especial no Ensino de Física em nível médio e nas disciplinas básicas de nível superior. Tendo em vista esse cenário, o presente artigo tem como objetivos divulgar as potencialidades do uso combinado de dois métodos de ensino, focados na aprendizagem significativa de conceitos e procedimentos; e também fornecer conselhos práticos para favorecer a implementação deles em sala de aula.Improving one’s professional and academic training on many levels requires rethinking the role of formal teaching strategies. In education time and again educational research highlights the problems associated with employing lectures almost exclusively as an instructional strategy. Whether due to the lack of infrastructure for implementing new solutions, inertia of the school system or even the lack of viable alternative choices, this ancient strategy is still ubiquitous in the school environment, regardless of the associated learning outcomes. The so-called “traditional” teaching method of lecture is strongly correlated with rote learning and the absence of students’ motivation to learn. There are several abstract, general pedagogical theories about this situation that teachers may employ. However, there are few concrete alternatives to help teachers, particularly in physics at both the high school and higher education introductory level. With this in mind, we describe and encourage the combined use of two methods of teaching that are focused on meaningful learning of concepts and procedures, and we provide practical advice to facilitate their implementation in the classroom.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 30, n. 2 (ago. 2013), p. 362-384Ensino de físicaInstrução personalizadaEnsino e aprendizagemMétodos de ensinoPeer instructionJust-in-time teachingPhysics educationInstrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de físicaPeer instruction and just-in-time teaching : engaging students in physics learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897618.pdf000897618.pdfTexto completoapplication/pdf829407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85464/1/000897618.pdf46df891e371bc7771ebe00a79d1a7626MD51TEXT000897618.pdf.txt000897618.pdf.txtExtracted Texttext/plain50479http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85464/2/000897618.pdf.txt4aaed72448111791160fedcef1b9b43bMD52THUMBNAIL000897618.pdf.jpg000897618.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85464/3/000897618.pdf.jpg869d64babe4f577ac6b18241e92ac5a4MD5310183/854642023-08-06 03:45:18.216033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85464Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-06T06:45:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Peer instruction and just-in-time teaching : engaging students in physics learning
title Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física
spellingShingle Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física
Araujo, Ives Solano
Ensino de física
Instrução personalizada
Ensino e aprendizagem
Métodos de ensino
Peer instruction
Just-in-time teaching
Physics education
title_short Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física
title_full Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física
title_fullStr Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física
title_full_unstemmed Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física
title_sort Instrução pelos colegas e ensino sob medida : uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de física
author Araujo, Ives Solano
author_facet Araujo, Ives Solano
Mazur, Eric
author_role author
author2 Mazur, Eric
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Ives Solano
Mazur, Eric
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Instrução personalizada
Ensino e aprendizagem
Métodos de ensino
topic Ensino de física
Instrução personalizada
Ensino e aprendizagem
Métodos de ensino
Peer instruction
Just-in-time teaching
Physics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Peer instruction
Just-in-time teaching
Physics education
description Melhorar a formação profissional e acadêmica dos indivíduos nos mais diversos níveis passa por repensar o papel das estratégias formais de ensino. Em termos educacionais, pesquisa após pesquisa tem mostrado os problemas de se investir quase exclusivamente na apresentação oral dos conteúdos como estratégia didática. Seja por falta de infraestrutura para implementar novas soluções, inércia do sistema escolar ou mesmo por desconhecimento de alternativas viáveis de mudança, essa estratégia quase milenar ainda hoje é onipresente no ambiente escolar. Em sua face mais visível, o chamado ensino tradicional está fortemente associado com a evasão escolar, a aprendizagem mecânica e a desmotivação para aprender por parte dos estudantes. Diversas são as recomendações abstratas e gerais, de cunho pedagógico, feitas aos professores para reverter esse quadro. Contudo, poucas são as alternativas concretas apresentadas, em especial no Ensino de Física em nível médio e nas disciplinas básicas de nível superior. Tendo em vista esse cenário, o presente artigo tem como objetivos divulgar as potencialidades do uso combinado de dois métodos de ensino, focados na aprendizagem significativa de conceitos e procedimentos; e também fornecer conselhos práticos para favorecer a implementação deles em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-10T01:53:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85464
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000897618
identifier_str_mv 1677-2334
000897618
url http://hdl.handle.net/10183/85464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 30, n. 2 (ago. 2013), p. 362-384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85464/1/000897618.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85464/2/000897618.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85464/3/000897618.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46df891e371bc7771ebe00a79d1a7626
4aaed72448111791160fedcef1b9b43b
869d64babe4f577ac6b18241e92ac5a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487217762467840