Um aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraretto, Luiz Artur
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272291
Resumo: Estudo historiográfico que recupera e analisa a gênese do rádio como negócio no Brasil no final da década de 1920 e no início da de 1930. Considera, para tal, os modelos de periodização histórica do rádio propostos por Ferraretto (2012) e Bolaño (2012). Faz isso à luz de pressupostos teóricos e metodológicos oferecidos por Flichy (1991), Mosco (1996) e Schudson (1993). Descreve, assim, a transformação da Rádio Record, de São Paulo, em emissora comercial e o impacto dessa iniciativa em outras estações, como a Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro. No processo de configuração do rádio comercial, destaca o papel: (1) do Decreto nº 21.111, de 1º de março de 1932; (2) do empresário Paulo Machado de Carvalho e dos radialistas César Ladeira e Ademar Casé; (3) do estabelecimento do elenco fixo e exclusivo; e (4) da reorganização do conteúdo.
id UFRGS-2_a417a4d921464032e3b96806785aa913
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272291
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferraretto, Luiz Artur2024-02-28T05:03:19Z20232238-5126http://hdl.handle.net/10183/272291001196444Estudo historiográfico que recupera e analisa a gênese do rádio como negócio no Brasil no final da década de 1920 e no início da de 1930. Considera, para tal, os modelos de periodização histórica do rádio propostos por Ferraretto (2012) e Bolaño (2012). Faz isso à luz de pressupostos teóricos e metodológicos oferecidos por Flichy (1991), Mosco (1996) e Schudson (1993). Descreve, assim, a transformação da Rádio Record, de São Paulo, em emissora comercial e o impacto dessa iniciativa em outras estações, como a Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro. No processo de configuração do rádio comercial, destaca o papel: (1) do Decreto nº 21.111, de 1º de março de 1932; (2) do empresário Paulo Machado de Carvalho e dos radialistas César Ladeira e Ademar Casé; (3) do estabelecimento do elenco fixo e exclusivo; e (4) da reorganização do conteúdo.A historiographical study that recovers and analyzes the genesis of radio as a business in Brazil in the late 1920s and early 1930s. For this purpose, it considers the historical periodization models of radio proposed by Ferraretto (2012) and Bolaño (2012). It does so in the light of theoretical and methodological assumptions offered by Flichy (1991), Mosco (1996), and Schudson (1993). It thus describes the transformation of Record, from São Paulo, into a commercial broadcaster and the impact of this initiative on other stations such as Mayrink Veiga, from Rio de Janeiro. In the process of setting up commercial radio, it highlights the relevance of: (1) decree n. 21,111, of March 1, 1932; (2) businessman Paulo Machado de Carvalho and broadcasting professionals César Ladeira and Ademar Casé; (3) the establishment of the fixed and exclusive cast; and (4) the organization of content.Estudio historiográfico que recupera y analiza la génesis de la radio como negocio en Brasil a fines de la década de 1920 y principios de la de 1930. Para ello, considera los modelos de periodización histórica de la radio propuestos por Ferraretto (2012) y Bolaño (2012). Lo hace a la luz de los parámetros teóricos y metodológicos ofrecidos por Flichy (1991), Mosco (1996) y Schudson (1993). Describe así la transformación de Record, de São Paulo, en una emisora comercial y el impacto de esta iniciativa en otras estaciones como Mayrink Veiga, de Río de Janeiro. En el proceso de instalación de la radio comercial, destaca la importancia: (1) del decreto n. 21.111, del 1 de marzo de 1932; (2) del empresario Paulo Machado de Carvalho y de los profesionales de la radio César Ladeira y Ademar Casé; (3) del establecimiento del elenco fijo y exclusivo; y (4) de la organización del contenido.application/pdfengRevista Brasileira de História da Mídia. Curitiba, PR. Vol. 12, n. 2 (jul./dez. 2023), p. 154-172Rádio (Comunicação) : História : BrasilHistory of radioCommercial radioRádio RecordRádio Mayrink VeigaHistoria de la radioRadio comercialRádio RecordUm aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no BrasilAn almost forgotten birthday : 90 years (or more) of commercial radio in BrazilUn cumpleaños casi olvidado : 90 años (o más) de radio comercial en Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196444.pdf.txt001196444.pdf.txtExtracted Texttext/plain52354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272291/2/001196444.pdf.txt2f443beb932f4191c504c97ca5d1e643MD52ORIGINAL001196444.pdfTexto completoapplication/pdf759115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272291/1/001196444.pdfd6a0405e5b40d1db7436c41d49330a43MD5110183/2722912024-02-29 04:59:00.688876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-29T07:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An almost forgotten birthday : 90 years (or more) of commercial radio in Brazil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Un cumpleaños casi olvidado : 90 años (o más) de radio comercial en Brasil
title Um aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasil
spellingShingle Um aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasil
Ferraretto, Luiz Artur
Rádio (Comunicação) : História : Brasil
History of radio
Commercial radio
Rádio Record
Rádio Mayrink Veiga
Historia de la radio
Radio comercial
Rádio Record
title_short Um aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasil
title_full Um aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasil
title_fullStr Um aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasil
title_full_unstemmed Um aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasil
title_sort Um aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasil
author Ferraretto, Luiz Artur
author_facet Ferraretto, Luiz Artur
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraretto, Luiz Artur
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio (Comunicação) : História : Brasil
topic Rádio (Comunicação) : História : Brasil
History of radio
Commercial radio
Rádio Record
Rádio Mayrink Veiga
Historia de la radio
Radio comercial
Rádio Record
dc.subject.eng.fl_str_mv History of radio
Commercial radio
Rádio Record
Rádio Mayrink Veiga
dc.subject.spa.fl_str_mv Historia de la radio
Radio comercial
Rádio Record
description Estudo historiográfico que recupera e analisa a gênese do rádio como negócio no Brasil no final da década de 1920 e no início da de 1930. Considera, para tal, os modelos de periodização histórica do rádio propostos por Ferraretto (2012) e Bolaño (2012). Faz isso à luz de pressupostos teóricos e metodológicos oferecidos por Flichy (1991), Mosco (1996) e Schudson (1993). Descreve, assim, a transformação da Rádio Record, de São Paulo, em emissora comercial e o impacto dessa iniciativa em outras estações, como a Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro. No processo de configuração do rádio comercial, destaca o papel: (1) do Decreto nº 21.111, de 1º de março de 1932; (2) do empresário Paulo Machado de Carvalho e dos radialistas César Ladeira e Ademar Casé; (3) do estabelecimento do elenco fixo e exclusivo; e (4) da reorganização do conteúdo.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T05:03:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272291
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-5126
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001196444
identifier_str_mv 2238-5126
001196444
url http://hdl.handle.net/10183/272291
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Mídia. Curitiba, PR. Vol. 12, n. 2 (jul./dez. 2023), p. 154-172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272291/2/001196444.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272291/1/001196444.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f443beb932f4191c504c97ca5d1e643
d6a0405e5b40d1db7436c41d49330a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487588864000000