O basquetebol no contraturno escolar : uma opção de lazer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinhardt, Guilherme da Silveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133183
Resumo: O lazer passou a ser estudado ainda mais aos longos dos anos, com a conquista dos direitos trabalhistas, as pessoas começaram a ter mais tempo livre. Diversos autores dedicaram seu tempo a entender o que as pessoas estavam fazendo em seu tempo livre. A escola se tornou um espaço propicio para alunos usufruírem de seu lazer, pois oferece atividades de contraturno, no qual o aluno pode escolher livremente aquela que encaixa melhor no seu perfil. A partir da apropriação de um espaço de um grupo de meninas para treinar basquetebol no contraturno, o objetivo da pesquisa é analisar se o momento do basquetebol no contraturno é uma prática de lazer para esse grupo de meninas e se essa atividade representa uma apropriação da escola para o lazer. Para fazer tal análise, construímos um questionário aberto, no qual as meninas deveriam responder as afirmações em forma de redação. Foram 3 afirmações, e para cada afirmação, foi orientado que respondessem pelo menos 12 linhas. Após analisar as respostas, separamos em três grandes grupos, e dentro de cada grupo, em diferentes categorias. Em conclusão, o espaço que as meninas conquistaram, é um lugar de aprendizagem, onde o interesse no esporte e a identificação fazem parte da motivação delas. Apesar de a aprendizagem ser um dos objetivos para participar dos treinos de basquetebol, a rede de sociabilidade através do grupo de amizade que se desenvolveu entre as meninas, também é um atrativo para que continuem o basquetebol no contraturno escolar como seu lazer.
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