Relação entre dimensões do radar Ali e antifragilidade em micro e pequenas empresas : uma pesquisa de campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Renan Magro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Rafael Mozart da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263037
Resumo: Com a pandemia da COVID-19 diversas micro e pequenas empresas foram surpreendidas e tiveram uma imensa queda no seu faturamento. Isso aconteceu devido ao sentimento de autoproteção das pessoas e das de restrições sanitárias que reduziram circulação e aglomeração. O presente artigo teve como objetivo geral analisar de que forma as dimensões gestão por indicadores, gestão das operações e marketing do Radar da Inovação coletados durante o Projeto ALI do SEBRAE, proporcionaram antifragilidade em relação ao faturamento das micro e pequenas empresas de comércio e serviços localizadas em Porto Alegre/RS durante cenário pandêmico da COVID-19. Para este artigo foram selecionadas 14 micro e pequenas empresas que conseguiram disponibilizar os dados necessários para a análise. A metodologia utilizada na pesquisa, se caracteriza quanto a abordagem como aplicada, pois busca aplicações práticas e com interesse local. O pressuposto inicial era que quanto maiores fossem os indicadores das empresas mais elas teriam condições de aumentarem seus faturamentos em meio a pandemia caracterizando-as como antifrágeis, pois conseguiriam diante do caos crescer em meio à crise. Entretanto, não foi possível confirmar essa hipótese dado que as empresas com bons indicadores tiveram desempenho muito abaixo da média o que indica que outros fatores como sazonalidade, inflação, perfil dos empresários, condições momentâneas de mercado, entre outros podem ter maior impacto no que tange a antifragilidade de micro e pequenas empresas.
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spelling Gomes, Renan MagroSilva, Rafael Mozart da2023-08-02T03:33:24Z20232316-7548http://hdl.handle.net/10183/263037001166823Com a pandemia da COVID-19 diversas micro e pequenas empresas foram surpreendidas e tiveram uma imensa queda no seu faturamento. Isso aconteceu devido ao sentimento de autoproteção das pessoas e das de restrições sanitárias que reduziram circulação e aglomeração. O presente artigo teve como objetivo geral analisar de que forma as dimensões gestão por indicadores, gestão das operações e marketing do Radar da Inovação coletados durante o Projeto ALI do SEBRAE, proporcionaram antifragilidade em relação ao faturamento das micro e pequenas empresas de comércio e serviços localizadas em Porto Alegre/RS durante cenário pandêmico da COVID-19. Para este artigo foram selecionadas 14 micro e pequenas empresas que conseguiram disponibilizar os dados necessários para a análise. A metodologia utilizada na pesquisa, se caracteriza quanto a abordagem como aplicada, pois busca aplicações práticas e com interesse local. O pressuposto inicial era que quanto maiores fossem os indicadores das empresas mais elas teriam condições de aumentarem seus faturamentos em meio a pandemia caracterizando-as como antifrágeis, pois conseguiriam diante do caos crescer em meio à crise. Entretanto, não foi possível confirmar essa hipótese dado que as empresas com bons indicadores tiveram desempenho muito abaixo da média o que indica que outros fatores como sazonalidade, inflação, perfil dos empresários, condições momentâneas de mercado, entre outros podem ter maior impacto no que tange a antifragilidade de micro e pequenas empresas.With the pandemic of COVID-19 many micro and small businesses were taken by surprise and experienced a huge drop in sales. This happened due to people's feeling of self-protection and the sanitary restrictions that reduced circulation and agglomeration. The present article had as a general objective to analyze how the dimensions management by indicators, operations management and marketing of the Innovation Radar collected during the ALI Project of SEBRAE, provided antifragility in relation to the turnover of micro and small enterprises of commerce and services located in Porto Alegre/RS during the pandemic scenario of COVID-19. For this article 14 micro and small enterprises were selected that were able to provide the necessary data for the analysis. The methodology used in the research is characterized in terms of its approach as applied, as it seeks practical applications of local interest. The initial assumption was that the higher the indicators of the companies, the more they would be able to increase their revenues in the midst of the pandemic, characterizing them as antifragile because they would be able to grow in the midst of the crisis. However, it was not possible to confirm this hypothesis since companies with good indicators performed well below average, which indicates that other factors such as seasonality, inflation, entrepreneur profiles, momentary market conditions, among others, may have a greater impact on the antifragility of micro and small companies.Con la pandemia del COVID-19, varias microempresas y pequeñas empresas fueron tomadas por sorpresa y experimentaron una enorme caída en su facturación. Esto ocurrió debido al sentimiento de autoprotección de la gente y a las restricciones sanitarias que redujeron la circulación y la aglomeración. El presente artículo tuvo como objetivo general analizar cómo las dimensiones gestión por indicadores, gestión de operaciones y marketing del Radar de Innovación recogidas durante el Proyecto ALI del SEBRAE, proporcionaron antifragilidad en relación a la facturación de las micro y pequeñas empresas de comercio y servicios localizadas en Porto Alegre/RS durante el escenario pandémico de COVID-19. Para este artículo se seleccionaron 14 micro y pequeñas empresas que podían proporcionar los datos necesarios para el análisis. La metodología utilizada en la investigación se caracteriza por el enfoque aplicado, ya que busca aplicaciones prácticas y con interés local. La hipótesis inicial era que cuanto más altos fueran los indicadores de las empresas, más podrían aumentar sus ingresos en medio de la pandemia, lo que las caracterizaba como antifrágiles porque serían capaces de crecer en medio del caos de la crisis. Sin embargo, no fue posible confirmar esta hipótesis dado que las empresas con buenos indicadores se desempeñaron muy por debajo del promedio, lo que indica que otros factores como la estacionalidad, la inflación, el perfil de los empresarios, las condiciones momentáneas del mercado, entre otros, pueden tener un mayor impacto cuando se trata de la antifragilidad de las micro y pequeñas empresas.application/pdfporAdministração de empresas em revista [recurso eletrônico]. Curitiba, PR. Vol. 1, n. 31 (2023), p. 59-80.ProdutividadeMicro e pequenas empresasGestão de negóciosPandemia de COVID-19 (2020-)AntifragilityProductivitySmall businessBusiness managementPandemic COVID-19AntifragilidadProductividadPequeña empresaGestión empresarialPandemia COVID-19Relação entre dimensões do radar Ali e antifragilidade em micro e pequenas empresas : uma pesquisa de campoRelationship between Ali radar dimensions and antifragility in micro and small enterprises : a field researchRelación entre las dimensiones del radar ali y la antifragilidad en las micro y pequeñas empresas : una investigación de campoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166823.pdf.txt001166823.pdf.txtExtracted Texttext/plain47355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263037/2/001166823.pdf.txtfef970f6bfd915ee317a79f24b98c9f6MD52ORIGINAL001166823.pdfTexto completoapplication/pdf559762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263037/1/001166823.pdfe38089ff9db48b3fd6f529acad1b3251MD5110183/2630372023-08-03 03:34:12.721582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263037Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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