O experimento da borracha quântica : discutindo o quântico pelo clássico em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slovinscki, Luciano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves-Brito, Alan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235062
Resumo: O presente trabalho é voltado ao professor da Educação Básica, mas pode também atender aos interesses da Formação Inicial e Continuada de Professores, e propõe uma atividade que abrange duas áreas que carecem de maior atenção no Ensino de Física atual: a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, bem como a proposição de novas atividades experimentais àquele segmento da Educação Básica. Nesse sentido, o experimento denominado “borracha quântica” aborda, qualitativamente, alguns dos princípios fundamentais da Mecânica Quântica. O experimento é composto, basicamente, de um laser e de alguns filtros polarizadores, obtidos a partir da tela de mostradores digitais usados, como calculadoras e multímetros, e permite a contextualização e a discussão dos conceitos quânticos de função de onda, estados quânticos, superposição de estados, probabilidade, determinação do estado e colapso da função de onda, segundo a interpretação da Escola de Copenhague. Os conceitos propostos, baseados nos postulados da Mecânica Quântica, passaram por um processo de transposição didática, de modo a se adaptarem ao nível cognitivo dos estudantes do Ensino Médio. O aparato experimental é de fácil construção e utiliza materiais de baixo custo, sendo bastante viável sua exploração em sala de aula pelo professor. Os resultados obtidos experimentalmente foram considerados de boa qualidade e condizentes com o esperado, quando da aplicação do experimento a uma turma mista de estudantes do Ensino Médio.
id UFRGS-2_ae71a0e2cc551954db705d2797552768
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235062
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Slovinscki, LucianoAlves-Brito, Alan2022-02-11T04:42:12Z20211677-2334http://hdl.handle.net/10183/235062001132838O presente trabalho é voltado ao professor da Educação Básica, mas pode também atender aos interesses da Formação Inicial e Continuada de Professores, e propõe uma atividade que abrange duas áreas que carecem de maior atenção no Ensino de Física atual: a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, bem como a proposição de novas atividades experimentais àquele segmento da Educação Básica. Nesse sentido, o experimento denominado “borracha quântica” aborda, qualitativamente, alguns dos princípios fundamentais da Mecânica Quântica. O experimento é composto, basicamente, de um laser e de alguns filtros polarizadores, obtidos a partir da tela de mostradores digitais usados, como calculadoras e multímetros, e permite a contextualização e a discussão dos conceitos quânticos de função de onda, estados quânticos, superposição de estados, probabilidade, determinação do estado e colapso da função de onda, segundo a interpretação da Escola de Copenhague. Os conceitos propostos, baseados nos postulados da Mecânica Quântica, passaram por um processo de transposição didática, de modo a se adaptarem ao nível cognitivo dos estudantes do Ensino Médio. O aparato experimental é de fácil construção e utiliza materiais de baixo custo, sendo bastante viável sua exploração em sala de aula pelo professor. Os resultados obtidos experimentalmente foram considerados de boa qualidade e condizentes com o esperado, quando da aplicação do experimento a uma turma mista de estudantes do Ensino Médio.The present work is directed to the Basic Education teacher, but it can also serve the interests of Initial and Continuing Teacher Education, and proposes an activity covering two fields that require more attention in current Physics Teaching: the insertion of Modern and Contemporary Physics topics at High School, and the proposition of new experimental activities to that segment of Basic Education. The experiment called "quantum eraser" addresses, qualitatively, some of the fundamental principles of Quantum Mechanics. The experiment is composed of a laser and some polarizing filters, obtained from the screen of used digital displays, such as calculators and multimeters, and allows contextualization and discussion of the quantum concepts of wave function, quantum states, superposition of states, probability, state determination and collapse of the wave function, according to the Copenhagen School interpretation. The proposed concepts, based on the postulates of Quantum Mechanics, were subject to a didactic transposition process, to adapt to the cognitive level of high school students. The experimental apparatus is easy to build using low-cost materials, making it possible to explore it in the classroom by the teacher. The results obtained experimentally were considered of good quality and consistent with expectations, when the experiment was applied to high school students.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 38, n. 2 (2021), p. 1113-1134Ensino de físicaMecânica quânticaAtividades experimentaisEnsino médioPhysics teachingExperimental activitiesQuantum mechanicsQuantum eraserO experimento da borracha quântica : discutindo o quântico pelo clássico em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132838.pdf.txt001132838.pdf.txtExtracted Texttext/plain51004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235062/2/001132838.pdf.txt3342fdc7dd60a361a5716762b3818aecMD52ORIGINAL001132838.pdfTexto completoapplication/pdf899849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235062/1/001132838.pdf4a07036ae26381d19ae5d70405eac0f3MD5110183/2350622023-05-14 03:24:58.114089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235062Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:24:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O experimento da borracha quântica : discutindo o quântico pelo clássico em sala de aula
title O experimento da borracha quântica : discutindo o quântico pelo clássico em sala de aula
spellingShingle O experimento da borracha quântica : discutindo o quântico pelo clássico em sala de aula
Slovinscki, Luciano
Ensino de física
Mecânica quântica
Atividades experimentais
Ensino médio
Physics teaching
Experimental activities
Quantum mechanics
Quantum eraser
title_short O experimento da borracha quântica : discutindo o quântico pelo clássico em sala de aula
title_full O experimento da borracha quântica : discutindo o quântico pelo clássico em sala de aula
title_fullStr O experimento da borracha quântica : discutindo o quântico pelo clássico em sala de aula
title_full_unstemmed O experimento da borracha quântica : discutindo o quântico pelo clássico em sala de aula
title_sort O experimento da borracha quântica : discutindo o quântico pelo clássico em sala de aula
author Slovinscki, Luciano
author_facet Slovinscki, Luciano
Alves-Brito, Alan
author_role author
author2 Alves-Brito, Alan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Slovinscki, Luciano
Alves-Brito, Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Mecânica quântica
Atividades experimentais
Ensino médio
topic Ensino de física
Mecânica quântica
Atividades experimentais
Ensino médio
Physics teaching
Experimental activities
Quantum mechanics
Quantum eraser
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics teaching
Experimental activities
Quantum mechanics
Quantum eraser
description O presente trabalho é voltado ao professor da Educação Básica, mas pode também atender aos interesses da Formação Inicial e Continuada de Professores, e propõe uma atividade que abrange duas áreas que carecem de maior atenção no Ensino de Física atual: a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, bem como a proposição de novas atividades experimentais àquele segmento da Educação Básica. Nesse sentido, o experimento denominado “borracha quântica” aborda, qualitativamente, alguns dos princípios fundamentais da Mecânica Quântica. O experimento é composto, basicamente, de um laser e de alguns filtros polarizadores, obtidos a partir da tela de mostradores digitais usados, como calculadoras e multímetros, e permite a contextualização e a discussão dos conceitos quânticos de função de onda, estados quânticos, superposição de estados, probabilidade, determinação do estado e colapso da função de onda, segundo a interpretação da Escola de Copenhague. Os conceitos propostos, baseados nos postulados da Mecânica Quântica, passaram por um processo de transposição didática, de modo a se adaptarem ao nível cognitivo dos estudantes do Ensino Médio. O aparato experimental é de fácil construção e utiliza materiais de baixo custo, sendo bastante viável sua exploração em sala de aula pelo professor. Os resultados obtidos experimentalmente foram considerados de boa qualidade e condizentes com o esperado, quando da aplicação do experimento a uma turma mista de estudantes do Ensino Médio.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-11T04:42:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235062
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132838
identifier_str_mv 1677-2334
001132838
url http://hdl.handle.net/10183/235062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 38, n. 2 (2021), p. 1113-1134
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235062/2/001132838.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235062/1/001132838.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3342fdc7dd60a361a5716762b3818aec
4a07036ae26381d19ae5d70405eac0f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487507637108736