Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ana Carla de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274540
Resumo: Este trabalho discute estratégias para o ensino da História da Arte na Educação Básica, como um componente da disciplina Artes, na escola, a partir do levantamento de pesquisas a esse respeito e das experiências proporcionadas pelo estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS. Através da elaboração de projetos de ensino e da avaliação da interação das turmas escolares com as metodologias e propostas realizadas, refletiu-se sobre maneiras envolventes de trabalhar o conteúdo de História da Arte, tendo como principais articulações teórico-metodológicas, a teoria da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, o conceito de Objeto Propositor Poético utilizado por Andrea Hofstaetter e discussão da aula lúdica de Tânia Ramos Fortuna. A discussão das pesquisas levantadas e da experiência vivida no estágio, conduziram à noção do ensino de História da Arte mediante pequenas peças a serem embaralhadas, imiscuindo teoria e prática por meio de atividades simples e lúdicas.
id UFRGS-2_af4b7ee54154835e5c9438d0f6901b68
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274540
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brito, Ana Carla deWeber, Dorcas Janice2024-04-11T06:24:59Z2024http://hdl.handle.net/10183/274540001200340Este trabalho discute estratégias para o ensino da História da Arte na Educação Básica, como um componente da disciplina Artes, na escola, a partir do levantamento de pesquisas a esse respeito e das experiências proporcionadas pelo estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS. Através da elaboração de projetos de ensino e da avaliação da interação das turmas escolares com as metodologias e propostas realizadas, refletiu-se sobre maneiras envolventes de trabalhar o conteúdo de História da Arte, tendo como principais articulações teórico-metodológicas, a teoria da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, o conceito de Objeto Propositor Poético utilizado por Andrea Hofstaetter e discussão da aula lúdica de Tânia Ramos Fortuna. A discussão das pesquisas levantadas e da experiência vivida no estágio, conduziram à noção do ensino de História da Arte mediante pequenas peças a serem embaralhadas, imiscuindo teoria e prática por meio de atividades simples e lúdicas.application/pdfporArtes visuais : EnsinoHistória da arteEducação básicaDocênciaLúdicoObjeto propositorPequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200340.pdf.txt001200340.pdf.txtExtracted Texttext/plain86776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274540/2/001200340.pdf.txt9d125710c9e6a071b3014b01f1abe85dMD52ORIGINAL001200340.pdfTexto completoapplication/pdf1855553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274540/1/001200340.pdfb60d608ee28afa1a7cade154fa6ebbefMD5110183/2745402024-04-12 06:21:30.736784oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-12T09:21:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica
title Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica
spellingShingle Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica
Brito, Ana Carla de
Artes visuais : Ensino
História da arte
Educação básica
Docência
Lúdico
Objeto propositor
title_short Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica
title_full Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica
title_fullStr Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica
title_full_unstemmed Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica
title_sort Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica
author Brito, Ana Carla de
author_facet Brito, Ana Carla de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ana Carla de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Dorcas Janice
contributor_str_mv Weber, Dorcas Janice
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais : Ensino
História da arte
Educação básica
Docência
Lúdico
Objeto propositor
topic Artes visuais : Ensino
História da arte
Educação básica
Docência
Lúdico
Objeto propositor
description Este trabalho discute estratégias para o ensino da História da Arte na Educação Básica, como um componente da disciplina Artes, na escola, a partir do levantamento de pesquisas a esse respeito e das experiências proporcionadas pelo estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS. Através da elaboração de projetos de ensino e da avaliação da interação das turmas escolares com as metodologias e propostas realizadas, refletiu-se sobre maneiras envolventes de trabalhar o conteúdo de História da Arte, tendo como principais articulações teórico-metodológicas, a teoria da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, o conceito de Objeto Propositor Poético utilizado por Andrea Hofstaetter e discussão da aula lúdica de Tânia Ramos Fortuna. A discussão das pesquisas levantadas e da experiência vivida no estágio, conduziram à noção do ensino de História da Arte mediante pequenas peças a serem embaralhadas, imiscuindo teoria e prática por meio de atividades simples e lúdicas.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-11T06:24:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274540
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200340
url http://hdl.handle.net/10183/274540
identifier_str_mv 001200340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274540/2/001200340.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274540/1/001200340.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d125710c9e6a071b3014b01f1abe85d
b60d608ee28afa1a7cade154fa6ebbef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224681776218112