Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274540 |
Resumo: | Este trabalho discute estratégias para o ensino da História da Arte na Educação Básica, como um componente da disciplina Artes, na escola, a partir do levantamento de pesquisas a esse respeito e das experiências proporcionadas pelo estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS. Através da elaboração de projetos de ensino e da avaliação da interação das turmas escolares com as metodologias e propostas realizadas, refletiu-se sobre maneiras envolventes de trabalhar o conteúdo de História da Arte, tendo como principais articulações teórico-metodológicas, a teoria da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, o conceito de Objeto Propositor Poético utilizado por Andrea Hofstaetter e discussão da aula lúdica de Tânia Ramos Fortuna. A discussão das pesquisas levantadas e da experiência vivida no estágio, conduziram à noção do ensino de História da Arte mediante pequenas peças a serem embaralhadas, imiscuindo teoria e prática por meio de atividades simples e lúdicas. |
id |
UFRGS-2_af4b7ee54154835e5c9438d0f6901b68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274540 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brito, Ana Carla deWeber, Dorcas Janice2024-04-11T06:24:59Z2024http://hdl.handle.net/10183/274540001200340Este trabalho discute estratégias para o ensino da História da Arte na Educação Básica, como um componente da disciplina Artes, na escola, a partir do levantamento de pesquisas a esse respeito e das experiências proporcionadas pelo estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS. Através da elaboração de projetos de ensino e da avaliação da interação das turmas escolares com as metodologias e propostas realizadas, refletiu-se sobre maneiras envolventes de trabalhar o conteúdo de História da Arte, tendo como principais articulações teórico-metodológicas, a teoria da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, o conceito de Objeto Propositor Poético utilizado por Andrea Hofstaetter e discussão da aula lúdica de Tânia Ramos Fortuna. A discussão das pesquisas levantadas e da experiência vivida no estágio, conduziram à noção do ensino de História da Arte mediante pequenas peças a serem embaralhadas, imiscuindo teoria e prática por meio de atividades simples e lúdicas.application/pdfporArtes visuais : EnsinoHistória da arteEducação básicaDocênciaLúdicoObjeto propositorPequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200340.pdf.txt001200340.pdf.txtExtracted Texttext/plain86776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274540/2/001200340.pdf.txt9d125710c9e6a071b3014b01f1abe85dMD52ORIGINAL001200340.pdfTexto completoapplication/pdf1855553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274540/1/001200340.pdfb60d608ee28afa1a7cade154fa6ebbefMD5110183/2745402024-04-12 06:21:30.736784oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-12T09:21:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica |
title |
Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica |
spellingShingle |
Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica Brito, Ana Carla de Artes visuais : Ensino História da arte Educação básica Docência Lúdico Objeto propositor |
title_short |
Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica |
title_full |
Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica |
title_fullStr |
Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica |
title_full_unstemmed |
Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica |
title_sort |
Pequenas peças : em busca de estratégias para o ensino de história da arte na educação básica |
author |
Brito, Ana Carla de |
author_facet |
Brito, Ana Carla de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Ana Carla de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Weber, Dorcas Janice |
contributor_str_mv |
Weber, Dorcas Janice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais : Ensino História da arte Educação básica Docência Lúdico Objeto propositor |
topic |
Artes visuais : Ensino História da arte Educação básica Docência Lúdico Objeto propositor |
description |
Este trabalho discute estratégias para o ensino da História da Arte na Educação Básica, como um componente da disciplina Artes, na escola, a partir do levantamento de pesquisas a esse respeito e das experiências proporcionadas pelo estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS. Através da elaboração de projetos de ensino e da avaliação da interação das turmas escolares com as metodologias e propostas realizadas, refletiu-se sobre maneiras envolventes de trabalhar o conteúdo de História da Arte, tendo como principais articulações teórico-metodológicas, a teoria da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, o conceito de Objeto Propositor Poético utilizado por Andrea Hofstaetter e discussão da aula lúdica de Tânia Ramos Fortuna. A discussão das pesquisas levantadas e da experiência vivida no estágio, conduziram à noção do ensino de História da Arte mediante pequenas peças a serem embaralhadas, imiscuindo teoria e prática por meio de atividades simples e lúdicas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-11T06:24:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274540 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001200340 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274540 |
identifier_str_mv |
001200340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274540/2/001200340.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274540/1/001200340.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d125710c9e6a071b3014b01f1abe85d b60d608ee28afa1a7cade154fa6ebbef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224681776218112 |