A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolotto, Mayara Marcanzoni
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27899
Resumo: O presente estudo aborda as relações existentes entre as personagens dos contos Branca da Neve e Cinderela com as personagens de anúncios publicitários. Para a realização desta pesquisa primeiramente foi apresentado o referencial teórico dos seguintes temas: contos de fadas, mulher e publicidade. Após foi exposta a análise de seis anúncios femininos, três com foco no conto da Branca de Neve e três com foco no conto da Cinderela. Para o primeiro, foram escolhidos os seguintes anúncios: O Boticário (2005), Bolsas Chenson (2010) e Diet Shake Nutrilatina (2008). Para o segundo, O Boticário (2005), Dakota (2009) e Vivara (2010). Com base da análise da imagem foram considerados os seguintes aspectos: mensagem plástica, mensagem icônica e mensagem linguística. Busca-se, com isso, descrever e analisar os anúncios, visando identificar elementos presentes neles que remetam aos contos de fadas e suas personagens.
id UFRGS-2_b03143c2e7c71cd2b3e21f08a95dc6db
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27899
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bortolotto, Mayara MarcanzoniWeber, Maria Helena2011-02-25T05:59:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/27899000768066O presente estudo aborda as relações existentes entre as personagens dos contos Branca da Neve e Cinderela com as personagens de anúncios publicitários. Para a realização desta pesquisa primeiramente foi apresentado o referencial teórico dos seguintes temas: contos de fadas, mulher e publicidade. Após foi exposta a análise de seis anúncios femininos, três com foco no conto da Branca de Neve e três com foco no conto da Cinderela. Para o primeiro, foram escolhidos os seguintes anúncios: O Boticário (2005), Bolsas Chenson (2010) e Diet Shake Nutrilatina (2008). Para o segundo, O Boticário (2005), Dakota (2009) e Vivara (2010). Com base da análise da imagem foram considerados os seguintes aspectos: mensagem plástica, mensagem icônica e mensagem linguística. Busca-se, com isso, descrever e analisar os anúncios, visando identificar elementos presentes neles que remetam aos contos de fadas e suas personagens.application/pdfporContos de fadasMulherPublicidadeA mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000768066.pdf.txt000768066.pdf.txtExtracted Texttext/plain223397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/2/000768066.pdf.txt7aaf9feb34d3f88952bd0542ae046496MD52ORIGINAL000768066.pdf000768066.pdfTexto completoapplication/pdf1347138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/1/000768066.pdf53957f494b44f262b4f14f2b55350c5cMD51THUMBNAIL000768066.pdf.jpg000768066.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/3/000768066.pdf.jpgb9240b56169a827064e236d943451098MD5310183/278992018-10-08 08:41:10.28oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:41:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade
title A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade
spellingShingle A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade
Bortolotto, Mayara Marcanzoni
Contos de fadas
Mulher
Publicidade
title_short A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade
title_full A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade
title_fullStr A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade
title_full_unstemmed A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade
title_sort A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade
author Bortolotto, Mayara Marcanzoni
author_facet Bortolotto, Mayara Marcanzoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolotto, Mayara Marcanzoni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Maria Helena
contributor_str_mv Weber, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fadas
Mulher
Publicidade
topic Contos de fadas
Mulher
Publicidade
description O presente estudo aborda as relações existentes entre as personagens dos contos Branca da Neve e Cinderela com as personagens de anúncios publicitários. Para a realização desta pesquisa primeiramente foi apresentado o referencial teórico dos seguintes temas: contos de fadas, mulher e publicidade. Após foi exposta a análise de seis anúncios femininos, três com foco no conto da Branca de Neve e três com foco no conto da Cinderela. Para o primeiro, foram escolhidos os seguintes anúncios: O Boticário (2005), Bolsas Chenson (2010) e Diet Shake Nutrilatina (2008). Para o segundo, O Boticário (2005), Dakota (2009) e Vivara (2010). Com base da análise da imagem foram considerados os seguintes aspectos: mensagem plástica, mensagem icônica e mensagem linguística. Busca-se, com isso, descrever e analisar os anúncios, visando identificar elementos presentes neles que remetam aos contos de fadas e suas personagens.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-25T05:59:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27899
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000768066
url http://hdl.handle.net/10183/27899
identifier_str_mv 000768066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/2/000768066.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/1/000768066.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/3/000768066.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7aaf9feb34d3f88952bd0542ae046496
53957f494b44f262b4f14f2b55350c5c
b9240b56169a827064e236d943451098
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486725276729344