A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27899 |
Resumo: | O presente estudo aborda as relações existentes entre as personagens dos contos Branca da Neve e Cinderela com as personagens de anúncios publicitários. Para a realização desta pesquisa primeiramente foi apresentado o referencial teórico dos seguintes temas: contos de fadas, mulher e publicidade. Após foi exposta a análise de seis anúncios femininos, três com foco no conto da Branca de Neve e três com foco no conto da Cinderela. Para o primeiro, foram escolhidos os seguintes anúncios: O Boticário (2005), Bolsas Chenson (2010) e Diet Shake Nutrilatina (2008). Para o segundo, O Boticário (2005), Dakota (2009) e Vivara (2010). Com base da análise da imagem foram considerados os seguintes aspectos: mensagem plástica, mensagem icônica e mensagem linguística. Busca-se, com isso, descrever e analisar os anúncios, visando identificar elementos presentes neles que remetam aos contos de fadas e suas personagens. |
id |
UFRGS-2_b03143c2e7c71cd2b3e21f08a95dc6db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27899 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bortolotto, Mayara MarcanzoniWeber, Maria Helena2011-02-25T05:59:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/27899000768066O presente estudo aborda as relações existentes entre as personagens dos contos Branca da Neve e Cinderela com as personagens de anúncios publicitários. Para a realização desta pesquisa primeiramente foi apresentado o referencial teórico dos seguintes temas: contos de fadas, mulher e publicidade. Após foi exposta a análise de seis anúncios femininos, três com foco no conto da Branca de Neve e três com foco no conto da Cinderela. Para o primeiro, foram escolhidos os seguintes anúncios: O Boticário (2005), Bolsas Chenson (2010) e Diet Shake Nutrilatina (2008). Para o segundo, O Boticário (2005), Dakota (2009) e Vivara (2010). Com base da análise da imagem foram considerados os seguintes aspectos: mensagem plástica, mensagem icônica e mensagem linguística. Busca-se, com isso, descrever e analisar os anúncios, visando identificar elementos presentes neles que remetam aos contos de fadas e suas personagens.application/pdfporContos de fadasMulherPublicidadeA mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000768066.pdf.txt000768066.pdf.txtExtracted Texttext/plain223397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/2/000768066.pdf.txt7aaf9feb34d3f88952bd0542ae046496MD52ORIGINAL000768066.pdf000768066.pdfTexto completoapplication/pdf1347138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/1/000768066.pdf53957f494b44f262b4f14f2b55350c5cMD51THUMBNAIL000768066.pdf.jpg000768066.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/3/000768066.pdf.jpgb9240b56169a827064e236d943451098MD5310183/278992018-10-08 08:41:10.28oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:41:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade |
title |
A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade |
spellingShingle |
A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade Bortolotto, Mayara Marcanzoni Contos de fadas Mulher Publicidade |
title_short |
A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade |
title_full |
A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade |
title_fullStr |
A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade |
title_full_unstemmed |
A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade |
title_sort |
A mulher como personagem nos contos de fadas e na publicidade |
author |
Bortolotto, Mayara Marcanzoni |
author_facet |
Bortolotto, Mayara Marcanzoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolotto, Mayara Marcanzoni |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Weber, Maria Helena |
contributor_str_mv |
Weber, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contos de fadas Mulher Publicidade |
topic |
Contos de fadas Mulher Publicidade |
description |
O presente estudo aborda as relações existentes entre as personagens dos contos Branca da Neve e Cinderela com as personagens de anúncios publicitários. Para a realização desta pesquisa primeiramente foi apresentado o referencial teórico dos seguintes temas: contos de fadas, mulher e publicidade. Após foi exposta a análise de seis anúncios femininos, três com foco no conto da Branca de Neve e três com foco no conto da Cinderela. Para o primeiro, foram escolhidos os seguintes anúncios: O Boticário (2005), Bolsas Chenson (2010) e Diet Shake Nutrilatina (2008). Para o segundo, O Boticário (2005), Dakota (2009) e Vivara (2010). Com base da análise da imagem foram considerados os seguintes aspectos: mensagem plástica, mensagem icônica e mensagem linguística. Busca-se, com isso, descrever e analisar os anúncios, visando identificar elementos presentes neles que remetam aos contos de fadas e suas personagens. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-25T05:59:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27899 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000768066 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27899 |
identifier_str_mv |
000768066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/2/000768066.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/1/000768066.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27899/3/000768066.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7aaf9feb34d3f88952bd0542ae046496 53957f494b44f262b4f14f2b55350c5c b9240b56169a827064e236d943451098 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486725276729344 |