Modelo de autoria de cursos de ensino a distância

Bibliographic Details
Main Author: Sizilio, Glaucia Regina Medeiros Azambuja
Publication Date: 2001
Other Authors: Edelweiss, Nina
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/23190
Summary: O Ensino a Distância (EAD) é caracterizado não só pela separação entre professor e aluno, como também pela comunicação mediada por alguma forma de tecnologia. Identificando a world wide web como o instrumento com maior condição de promover a bilateralidade nessa comunicação (através de aplicações educacionais interativas) e o workflow como uma alternativa adequada à modelagem de cursos de EAD (permitindo a definição de um curso, com a clara especificação de todas as atividades a serem executadas, dos relacionamentos entre as mesmas e dos agentes responsáveis pela sua execução), este trabalho apresenta um método para a modelagem de cursos de EAD e o workflow completo da autoria de cursos.
id UFRGS-2_b09dfd6d1772b38c5df50aa0644fc4b2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23190
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sizilio, Glaucia Regina Medeiros AzambujaEdelweiss, Nina2010-06-01T04:18:08Z20011414-5685http://hdl.handle.net/10183/23190000620414O Ensino a Distância (EAD) é caracterizado não só pela separação entre professor e aluno, como também pela comunicação mediada por alguma forma de tecnologia. Identificando a world wide web como o instrumento com maior condição de promover a bilateralidade nessa comunicação (através de aplicações educacionais interativas) e o workflow como uma alternativa adequada à modelagem de cursos de EAD (permitindo a definição de um curso, com a clara especificação de todas as atividades a serem executadas, dos relacionamentos entre as mesmas e dos agentes responsáveis pela sua execução), este trabalho apresenta um método para a modelagem de cursos de EAD e o workflow completo da autoria de cursos.Not only the physical distance of the student to the teacher characterizes Long Distance Learning (LDL) , but also the need of any kind of communication between them. This communication must be provided by some kind of technology. Nowadays the world wide web appears as the best tool to assure this communication, through educational interactive applications. Workflow Modeling has proven to be an appropriate tool to model LDL courses, representing, specifying clearly all the activities to be executed, their relationships and the agents responsible for their execution. This paper presents a method to be used in LDL courses modeling. The complete workflow to be followed with the aim of creating a new course (authoring workflow) is also presented.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Vol. 8 (abr. 2001), p. 35-51Sistemas : InformaçãoModelagem : WorkflowEnsino a distânciaSoftware educacionalModelo de autoria de cursos de ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000620414.pdf.txt000620414.pdf.txtExtracted Texttext/plain50829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/2/000620414.pdf.txta72d2695dd7e97651fbed8a87c1907b3MD52ORIGINAL000620414.pdf000620414.pdfTexto completoapplication/pdf1176861http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/1/000620414.pdfa754be8dcc7e3fef81d4d9275a65a6ecMD51THUMBNAIL000620414.pdf.jpg000620414.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/3/000620414.pdf.jpg5161f41a56c4cd74b40bc5be1d7c143bMD5310183/231902021-12-06 05:42:04.338577oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23190Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de autoria de cursos de ensino a distância
title Modelo de autoria de cursos de ensino a distância
spellingShingle Modelo de autoria de cursos de ensino a distância
Sizilio, Glaucia Regina Medeiros Azambuja
Sistemas : Informação
Modelagem : Workflow
Ensino a distância
Software educacional
title_short Modelo de autoria de cursos de ensino a distância
title_full Modelo de autoria de cursos de ensino a distância
title_fullStr Modelo de autoria de cursos de ensino a distância
title_full_unstemmed Modelo de autoria de cursos de ensino a distância
title_sort Modelo de autoria de cursos de ensino a distância
author Sizilio, Glaucia Regina Medeiros Azambuja
author_facet Sizilio, Glaucia Regina Medeiros Azambuja
Edelweiss, Nina
author_role author
author2 Edelweiss, Nina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sizilio, Glaucia Regina Medeiros Azambuja
Edelweiss, Nina
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas : Informação
Modelagem : Workflow
Ensino a distância
Software educacional
topic Sistemas : Informação
Modelagem : Workflow
Ensino a distância
Software educacional
description O Ensino a Distância (EAD) é caracterizado não só pela separação entre professor e aluno, como também pela comunicação mediada por alguma forma de tecnologia. Identificando a world wide web como o instrumento com maior condição de promover a bilateralidade nessa comunicação (através de aplicações educacionais interativas) e o workflow como uma alternativa adequada à modelagem de cursos de EAD (permitindo a definição de um curso, com a clara especificação de todas as atividades a serem executadas, dos relacionamentos entre as mesmas e dos agentes responsáveis pela sua execução), este trabalho apresenta um método para a modelagem de cursos de EAD e o workflow completo da autoria de cursos.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-01T04:18:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23190
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5685
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000620414
identifier_str_mv 1414-5685
000620414
url http://hdl.handle.net/10183/23190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de informática na educação. Vol. 8 (abr. 2001), p. 35-51
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/2/000620414.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/1/000620414.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23190/3/000620414.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a72d2695dd7e97651fbed8a87c1907b3
a754be8dcc7e3fef81d4d9275a65a6ec
5161f41a56c4cd74b40bc5be1d7c143b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224717355450368